Pronunciamentos

JEREMIAS PEREIRA DA SILVA, Pastor da 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

Discurso

Agradece a homenagem prestada à 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.
Reunião 183ª reunião ESPECIAL
Legislatura 14ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/06/2002
Página 15, Coluna 4
Assunto CALENDÁRIO. RELIGIÃO.
Proposições citadas RQS 1621 de 2002

183ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 10/6/2002

Palavras do Pastor Jeremias Pereira da Silva


“Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, pois, subsistindo em forma de Deus, não julgou com usurpação ser igual a Deus. Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens, reconhecido em figura humana, pelo que também Deus exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Amém.”

Exmo. Sr. Presidente Deputado Antônio Júlio, meus prezadíssimos Pastores Celso Lopes Tavares, Roberto Teixeira dos Santos e Luiz Fernando Nacif, companheiros de luta e na jornada de pastorear essa igreja querida; prezadíssimo Presbítero Ângelo Pio da Silva, representando o nosso amado Conselho e toda a liderança da 8ª Igreja Presbiteriana, companheiro de 20 anos de ministério na igreja abençoada cuja história ajudou a construir.

Prezado e querido irmão, Deputado Eduardo Brandão; prezados Deputados e ilustre Vereador, amados irmãos e irmãs, primeiro li o texto da Escritura, porque meu coração pediu para fazê-lo. A razão desta homenagem é que, um dia, conhecemos o Senhor Jesus. E, usando da liberdade que me foi concedida pelo protocolo e pelo Deputado Eduardo Brandão, peço aos membros da nossa igreja que se coloquem de pé, para, honrando Aquele que vive, cantar comigo o cântico que diz “Glória para sempre ao Cordeiro de Deus, a Jesus, o Senhor”.

- Procede-se à apresentação musical.

O Pastor Jeremias Pereira da Silva - Lerei alguns trechos da Escritura que refletem o que esta homenagem representa para a 8ª Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte.

A princípio, temos de dizer que não a merecemos. A razão desta homenagem é que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Foi o Senhor Jesus que, nos dias de sua carne, quando andou entre nós, antes de sua morte na cruz pelos nossos pecados, disse essas palavras para todos os que, nesta estrada da vida, enfrentam cansaço e dor.

Não foram poucas as vezes em que V. Exa., Deputado Eduardo Brandão, e todos que trabalham nesta Casa enfrentaram angústia, dor e desespero. Para os amados e para todos quantos nos escutam pela TV Assembléia, repito as palavras eternas do Senhor Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossa alma”.

Uma igreja só existe por causa desse versículo e dessa mensagem de Deus. Na verdade, igreja só se forma por pessoas que afirmam que tiveram uma experiência pessoal com Jesus.

Nestes dias de tanto lazer e de tanta oportunidade de diversão, o que descobrimos é que o homem de hoje tem a alma cansada, pelas atribulações da vida, pelas decepções; cansada, porque há tantos desapontamentos - os melhores amigos de ontem são aqueles a quem não podemos dar as costas, porque podem nos ferir e até mesmo nos matar. Cansada, porque cada um de nós que vive em família descobriu que criar família não é fácil nem simples, e o que nos cansa muito é porque Deus nos criou para adorá-lo, e, quando não o adoramos, pecamos contra ele. Quando pecamos contra Deus, estamos separados dele.

Por isso Deus enviou o seu Filho, para que carregasse na cruz os nossos pecados, e o ressuscitou para que sua palavra fosse garantia. Assim, todo aquele que chega a Jesus e lhe entrega a sua vida encontra descanso para sua alma.

Assim, a 8ª Igreja começou com gente que teve experiência pessoal com Cristo e encontrou descanso para a sua alma. Jesus não é apenas um filósofo, um militante que viveu em Jerusalém, no ano 3 ou 4 da nossa Era Cristã. Não foi apenas mais um que morreu de morte horrenda por volta do ano 30, em Jerusalém. Não. Cremos que Jesus é o Filho de Deus, que é Deus encarnado. A Escritura diz: “quem diz que conhece a Deus, mas não conhece a Jesus, não conhece a Deus”. Jesus disse: “Quem vê a mim vê ao Pai”.

Conhecemos esse Jesus e pregamos esse Jesus. Por isso não merecemos a homenagem do ponto de vista de que fomos nós que geramos isso. Definitivamente, não. Foi Deus quem nos deu o mistério da reconciliação, e estamos aqui porque cremos no Evangelho, estamos aqui porque pregamos o Evangelho, cremos que Jesus está vivo e que a sua palavra permanece para sempre. Por isso procuramos obedecer às Escrituras, oramos pelas nossas autoridades e a elas pregamos o Evangelho da graça de Deus.

Jesus veio, pois, para trazer salvação a todos nós. Se não cuidarmos, viveremos correndo atrás do vento. E a Bíblia diz: “De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”.

Costumo dizer que ninguém jamais viu um caminhão de mudanças acompanhar um enterro. Morreu um grande fazendeiro com 3 mil cabeças de gado e foi acompanhando o seu enterro todo aquele gado. Na verdade, não faz a menor diferença se somos enterrados num caixão de R$15.000,00 ou se somos enrolados num simples lençol. Por isso, a Bíblia diz: “De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”.

Fiquei muito sensibilizado com a homenagem por causa da poesia de uma poetisa cristã. Geralmente o povo nos homenageia depois que morremos. Já foram a um enterro em que não houvesse flores? Todo enterro tem flores. A poetisa cristã disse: “Se quiser me dar uma flor, dê antes que eu morra, enquanto posso enfeitar a minha sala, a minha mesa”. Se quiser fazer um elogio, que o faça agora. Mande hoje uma palavra boa.

Pregamos o Evangelho porque cremos que existe o céu e existe o inferno. Cremos que a solução da salvação não é depois da morte, é aqui em vida.

A Bíblia diz: “Se com a tua boca confessares a Jesus e no teu coração creres, serás salvo”. Foi essa a palavra que Jesus nos deu para pregar, e, ao pregar ao homem, amamos o homem, queremos ajudá-lo a tornar-se pessoa melhor. Queremos que cresça, se desenvolva, saia da pobreza e de ligações espirituais destruidoras, que conserte sua vida, arrume seu casamento, seja melhor cidadão, mas que, acima de tudo, seja um adorador. Amados, quando devemos tomar essa decisão de seguir a Jesus? A Bíblia diz que hoje é o dia da salvação. Costumo dizer que todos nós, que aqui estamos - é a coisa mais dolorosa de se viver - estamos na fila invisível da morte e ninguém sabe o número da sua ficha. Se fosse escolher o número de sua ficha na fila da morte, qual escolheria? Dizem que há 6 bilhões de pessoas, e escolheria o número 6.000.000.001, porque assim iria para o fim da fila. Mas não sabemos; é Deus quem sabe. Deus manda seu anjo tocar a trombeta, e o anjo da morte vem ao nosso encontro. Isso acontece no mundo espiritual, e, aí, quem estava no fim da fila tem que passar todo o mundo, despedindo-se, e prestar contas a Deus, porque a Bíblia diz: “Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus”. Hoje é o dia da salvação, por isso pregamos. Cada um precisa tomar posição pessoal com Nosso Senhor Jesus, porque cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus. A Bíblia diz: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque, ao seu tempo, ceifaremos; senão, desfalecemos”. Esta é a lei da semeadura e da colheita. Deus só dá a semente a quem semeia. Se quiser mais sementes, semeie mais. Por isso, semeamos e pregamos o Evangelho. Por isso queremos cuidar de crianças pobres, levar um menino do (...) à universidade, para que tenha no coração o desejo de voltar e ajudar os meninos com que foi criado. Por isso queremos colocar missionários em todas as nações, no sertão brasileiro, onde a pobreza é enorme; queremos chegar às favelas, fazer o nome de Jesus conhecido, porque só o novo nascimento transforma a pessoa de dentro para fora.

Deus só dá semente a quem semeia. O segundo princípio da semeadura e da colheita é: “Quem semeia vai colher”. Semeie amor na sua família, e o senhor colherá; dê palavra boa, e a senhora colherá. Quem semeia vai colher, mas da mesma natureza da semente. A Assembléia Legislativa está semeando honra sobre a 8ª Igreja, vai colher intercessão, uma igreja que vai orar pelo senhor, por estes Deputados, pelo Governador do nosso amado Estado. Colherá preciosidades, desde crianças e adolescentes, que vão orar por vocês, amados. Quem semeia colherá da mesma natureza da semente.

Uma palavra final para encorajar o senhor, no meio de tanta pressão em que certamente vive o Presidente de uma Casa tão importante: quem semeia não pode desanimar. O desânimo afeta todo o mundo, atinge pai, mãe, criança, Deputados, Vereadores, adolescentes, donas de casa, executivos e pastores. Por isso não desanimemos, porque o Senhor Jesus ressuscitou dentre os mortos. Peço a Deus que não só o senhor, mas cada um dos amados Deputados tenha uma experiência pessoal com o Senhor Jesus e o receba como Deus e Senhor.

De coração, quero agradecer, em nome da Igreja, essa honra que ela recebe, mas quem a merece é o nosso amado Senhor Jesus. A Ele, todo o louvor, toda a honra, toda a glória e toda a adoração. Amém.

Quero fazer uma oração por sua vida, pelos Deputados da Casa. Solicito que mais uma vez fiquemos de pé. Vamos ter duas palavras de oração. Convido o Pastor Celso, nosso segundo pastor mais velho, para fazer uma oração. Depois também vou orar.

O Pastor Jeremias Pereira da Silva - Senhor, agradecemos e queremos colocar a Teus pés a homenagem desta noite, porque sem o Senhor absolutamente não somos e não seríamos ninguém. Senhor, agradecemos pela vida do Deputado Antônio Júlio e pedimos a benção do Senhor sobre esse varão, sobre a sua casa, sobre o seu lar e sobre o seu coração. Senhor, dá-lhe graça e sabedoria nos momentos de solidão, de pressão e de angústia na alma, que tantas vezes um homem com tanta responsabilidade passa e não tem com quem falar. Senhor, envia sobre ele a Tua promessa, que diz que aquele que Te busca encontrará descanso para sua alma.

Oramos, Senhor, pelos nossos amados Deputados, para que sejam guardados nas mãos do Senhor. Que sejam homens de verdade, de integridade, cheios de paciência, que amem o seu próximo. Louvado seja o Senhor. Deus, pedimos que aqui reine a paz do Senhor. Mesmo com as diferentes posições e opiniões, esperamos que esta Casa busque o ideal elevado de abençoar o nosso Estado. Senhor, em nome de Jesus, pedimos que abençoes todos quantos viram, ouviram e estão vendo este evento, através da TV Assembléia. Que uma semente do Evangelho fique em cada coração.

Senhor, agradecemos muito a vida do nosso irmão Deputado Eduardo Brandão. Senhor, guarda esse homem, livra-o do mal, livra-o da sanha do enganador e do espírito de morte, em nome de Jesus. Dá a ele e à sua família graça e misericórdia na Tua presença. Senhor, abençoa o coração de cada um que aqui veio, de cada funcionário desta Casa, desde aquele que lava o banheiro, anônimo, o segurança, o vigia, a senhora que serve o café, que trabalha nos bastidores, de que poucos sabem o nome. Senhor, consola o coração dessas pessoas, abençoa grande e ricamente a todos, Senhor, até o que tem maior posição de responsabilidade, o Deputado Antônio Júlio. Fique a paz do Senhor neste lugar, em nome de Jesus. Amém.