HIROKI SHIMIZU, Presidente da Sukyo Mahikari do setor da América Latina.
Discurso
Legislatura 18ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 03/03/2016
Página 26, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQO 2435 de 2015
1ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 29/2/2016
Palavras do Sr. Hiroki Shimizu
Palavras do Sr. Hiroki Shimizu
Boa noite a todos. (– Cumprimenta em língua estrangeira.) Primeiramente, eu gostaria de agradecer a todos os presentes na pessoa do Exmo. Deputado Ivair Nogueira, pelo apoio dado à instituição do Dia da Sukyo Mahikari nesta Assembleia Legislativa, nesta Casa do povo de Minas Gerais, um estado de tão longa tradição e importante história com a nossa nação.
O deputado Ivair Nogueira bem nos explicou o significado do estabelecimento do Dia da Sukyo Mahikari, inicialmente proposto pelo ex-deputado Luiz Henrique Santiago – e agora há pouco fiquei sabendo que uma das primeiras pessoas a se tornar membro da Mahikari e que trouxe a Mahikari para o Estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte foi justamente um parente do ex-deputado Luiz Henrique. Estamos profundamente gratos e conscientes de que o estabelecimento do Dia da Sukyo Mahikari foi resultado do apoio e do empenho fervoroso de todas as pessoas aqui presentes. Vim a Belo Horizonte participar do encontro jurídico. Escutando os relatos e conversando com os participantes, fiquei sabendo como foi difícil e trabalhoso todo o processo para se chegar ao estabelecimento do Dia da Sukyo Mahikari no calendário oficial de um estado como Minas Gerais. Mas, graças ao empenho de todas as pessoas, especialmente do grupo jurídico, conseguimos que isso se efetivasse.
Da minha parte, analisando de modo espiritual, tenho certeza de que tudo isso se deu também pelo esforço diário de todos os praticantes da Mahikari, em sua fé dirigida a Deus, na sua sinceridade a Deus, que acabou chegando ao estabelecimento deste dia.
Diante de tantas dificuldades, diante de tudo isso – repito – chegamos a este dia, mas devem imaginar como deve estar contente, como deve estar satisfeito o mestre Kotama Okada, que se encontra agora no Japão, pelo resultado obtido pelos senhores hoje, em que comemoramos o dia da Sukyo Mahikari nesta Assembleia Legislativa. Gostaria de elevar a todos esse sentimento de gratidão, esse pensamento em relação ao nosso mestre.
Lembrando-me do mestre, gostaria que lembrassem especialmente o dia em que foi estabelecido o dia da Sukyo Mahikari no calendário oficial do Estado de São Paulo. Quando o mestre foi a São Paulo participar desse evento, de manhã nos relatou que sonhara com o mestre fundador Kotama Okada, que apareceu em sonho descendo do mundo celestial e agradecendo a todos, reiteradas vezes. Creio que essa gratidão do mestre fundador está agora abençoando todos os senhores aqui presentes.
Apesar de estar clara a importância do estabelecimento do dia Sukyo Mahikari, gostaria de reiterar o significado do ponto de vista espiritual, o contentamento do lado religioso, do lado espiritual do significado desse dia. Como foi brevemente mencionado no filme a que assistimos agora há pouco, o dia 27 de fevereiro é um sinal divino, é um sinal de Deus mostrando que acontece uma mudança a partir dessa data, desse momento, no desenvolvimento do plano de Deus. Não só é um sinal, uma marca para a organização Mahikari, mas também para toda a humanidade de que entraríamos em uma nova fase, em uma nova etapa a partir de então.
Essa mudança a que me refiro é relativa às mudanças dos fundamentos do desenvolvimento humano. Nós, a humanidade, vimos recebendo diversos tipos de conhecimento, desenvolvendo conhecimentos através da cultura, da filosofia e da religião, mas os fundamentos que levam ao conhecimento que temos hoje sofrem, a partir do surgimento do Mestre Sukuinushi-Sama, ou seja, a partir dessa mudança no plano divino, uma grande mudança. Essa grande mudança que acontece no fundamento da humanidade, para ser mais claro, seria uma mudança no modo de pensar, a necessidade de mudar as formas de avaliar as coisas, a necessidade de mudar o modo de enxergar as coisas ao nosso redor.
Falemos de forma mais clara ainda. Deus nos mostra essa grande mudança, mostra a necessidade de mudar os fundamentos centrados no homem, centrados nos bens materiais, centrados no materialismo para um novo modo de viver. O modo de viver agora é espiritualista, e temos a necessidade de centrar os pensamentos, não nos bens materiais, mas na humanidade. Para fazer uma mudança nesse nível, para que a humanidade possa enxergar as coisas desse modo, não basta, simplesmente, dizer que se acredita em Deus ou, simplesmente, de modo intelectual, acreditar na existência de Deus ou na existência do mundo espiritual. Os fundamentos, o desenvolvimento humano precisa de algo mais profundo para que possamos ter uma nova sociedade. Para se fazer uma mudança nesse nível, é importante que, na verdade, os grandes cientistas, os grandes religiosos possam advogar sobre esse grande acontecimento, que é a mudança no desenvolvimento que Deus está proporcionando.
Na verdade, cedemos nossos conhecimentos a todos os cientistas que assim o desejarem, a todos os grupos religiosos que assim o desejarem, porque o mais importante é fazer com que a humanidade tome conhecimento dessa grande mudança que devemos ter no nosso modo de pensar, no nosso modo de viver. Entretanto, repito, falar isso apenas de modo intelectual não é suficiente para as pessoas se sentirem motivadas a mudar. Por isso é que Deus institui a Organização Sukyo Mahikari, para que, por meio da imposição das mãos, possamos fazer com que as pessoas tenham experiências sobre a existência de Deus, sobre a existência do mundo espiritual, sobre a existência da luz. Assim, as pessoas com conhecimento de causa podem realizar e iniciar essa grande mudança a partir de si mesmas.
Aqui estão presentes líderes da sociedade mineira, estão pessoas à frente da sociedade; não só políticos, mas também pessoas que trabalham na área da ciência e em diversas áreas do conhecimento humano. Essas pessoas devem aprender por meio do contato com a luz divina um modo de viver espiritualista, um modo de pensar espiritualista, um modo espiritualista de enxergar as coisas para desenvolver uma sociedade justa, pacífica e harmoniosa, fazendo com que a todos alcancem a saúde, a harmonia e a prosperidade, que são fundamentos da felicidade.
Para que o mundo atual possa ter esse entendimento sobre como mudar do modo de viver materialista para o modo de viver espiritualista, do modo de viver centrado em si para o modo de viver com amor ao próximo é que Deus enviou o mestre Sukuinushi-Sama – apenas um líder, mas um modelo. Deus fez com que ele passasse por diversas situações, por diversas dificuldades e conseguisse ultrapassá-las por meio da prática da imposição das mãos e da prática desses preceitos que chamamos preceitos da Mahikari. Assim, poderia mostrar para a humanidade: “Olhem, é desse modo que eu consegui ultrapassar a dificuldade. É desse modo que consegui alcançar a felicidade”. Sendo assim, a humanidade poderia fazer dele um espelho para sua prática, para a criação desse novo mundo.
E assim os praticantes da Mahikari têm feito no Estado de Minas Gerais. Especialmente no Município de Belo Horizonte, as pessoas estão praticando a Mahikari, tomando o exemplo deixado pelo mestre fundador. Tanto na Assembleia Legislativa como nos hospitais em que trabalham e no fórum em que atuam, essas pessoas estão praticando o modo de viver espiritualista.
Esse grande movimento teve início no dia 27 de fevereiro, também conhecido como dia do nascimento do mestre fundador.
O mestre fundador inicia sua missão no dia 27/2/1959 e, coincidentemente, 27/2/1901 foi o dia de seu nascimento. O dia 27 de fevereiro também marca a data em que Deus faz a primeira revelação ao mestre sobre a instituição da organização. Esse dia é um desígnio celestial da Sukyo Mahikari.
Esse movimento começou no longínquo Japão, e agora foi instituído o Dia da Sukyo Mahikari em um país tão distante, do outro lado do mundo, o Brasil, em Minas Gerais. Estamos, então, vivenciando uma revelação deixada pelo mestre de que, no futuro, haveria mecanismos divinos que fariam com que o verso viesse à frente. Assim, o mundo torna-se um só.
Gostaria que todos soubessem que cada um que contribuiu, e que os senhores que representam os demais praticantes da Mahikari que não puderam participar hoje realizaram um grande trabalho para que esse dia chegasse.
Peço perdão por ter-me estendido muito e, com esse cumprimento, gostaria de terminar minhas palavras de gratidão a todos. Gostaria de reiterar os votos do mestre Oshienushisama pela paz e evolução espiritual do Brasil, especialmente no Estado de Minas Gerais, e, ao mesmo tempo, elevar os meus agradecimentos e felicitações a todos. Muito obrigado a todos.