Pronunciamentos

DEPUTADO PAULO GUEDES (PT)

Discurso

Comenta o seu desempenho nas eleições de 2012 ao cargo de Prefeito do Município de Montes Claros e as supostas irregularidades na campanha eleitoral do seu adversário no 2º turno desse pleito, o Prefeito eleito Ruy Muniz. Comenta as vitórias do Partido dos Trabalhadores - PT - nas eleições em Municípios da região Norte de Minas.
Reunião 73ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/11/2012
Página 9, Coluna 1
Assunto ELEIÇÕES.
Aparteante MARIA TEREZA LARA, SÁVIO SOUZA CRUZ.

73ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 31/10/2012

Palavras do Deputado Paulo Guedes


O Deputado Paulo Guedes* - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, pessoas que nos acompanham das galerias, povo de Minas Gerais que nos assiste pela TV Assembleia, especialmente meu querido povo de Montes Claros e de todo o Norte de Minas, nada melhor que um dia após o outro.

Assistimos há pouco ao discurso do Deputado Tadeuzinho, que não conseguíamos ver na propaganda eleitoral em Montes Claros, porque, por um acordo que o candidato Ruy Muniz fez com o Tadeu, que tem uma reprovação de mais de 90% da população, somente a máquina seria usada em seu benefício, mas nem o Tadeu nem o Tadeuzinho poderiam aparecer ou declarar seu apoio ao candidato. Tanto é que você, Tadeuzinho, não apareceu no programa do Ruy em momento algum, e muito menos o seu pai, que era escondido a sete chaves para não declarar seu apoio ao candidato.

Mas fico triste por ter ouvido da sua boca, agora há pouco, acusações ao candidato Paulo Guedes, que ficou sozinho contra todos; toda a estrutura partidária, política e administrativa da cidade e do Estado foi usada contra a minha candidatura. Aproveitando que você falou em baixaria, Tadeuzinho, isso foi o que fizeram com a minha pessoa. A “rádio peão”, inventada pelo seu pai e que até já lhe rendeu algumas eleições, foi novamente usada de forma rasteira contra a minha candidatura. Já estou providenciando as ações cabíveis na Justiça, mas fizeram mais do que agir com xenofobia na campanha preconceituosa que vocês fizeram contra mim pelo fato de eu não ter nascido em Montes Claros.

Deputado Rogério Correia, chegaram ao ponto, ao disparate de, no desespero, espalhar pela cidade, por meio de uma “rádio peão” - aqui em Belo Horizonte conhecida como “matraca”, em que se colocam pessoas contratadas e pagas dentro dos lotações, nas filas de bancos, nos pontos de ônibus -, que eu era um pedófilo. Enfim, chegaram a esse ponto. É dessa baixaria que o Tadeuzinho quis falar, porque eles fizeram isso de forma tão “sacana”, tão vergonhosa, que toda a Montes Claros sabe disso. Sem falar, Tadeuzinho, que baixaria é usar a máquina de forma escancarada, obrigando Diretores de Escola e funcionários a trabalhar como fiscal e a fazer boca de urna. No dia da eleição, quatro mil funcionários da Prefeitura, que ocupam cargos de confiança, foram obrigados a trabalhar como fiscais e a fazer boca de urna.

Baixaria é pegar o jornal “O Tempo” daqui, de Belo Horizonte, e publicar uma pesquisa mentirosa a três dias das eleições, dizendo que o Ruy Muniz tinha 27 pontos de vantagem sobre mim. E o jornal foi distribuído de forma... Em Montes Claros geralmente são distribuídos 100 exemplares do jornal “O Tempo”, porém dessa vez chegaram lá 50 mil exemplares. Os moradores de cada casa de Montes Claros leram, pela primeira vez, o jornal “O Tempo”. Foram distribuídos 50 mil exemplares. Foi o uso da máquina, o abuso de poder econômico.

Deputado Rogério Correia, acredita que no dia em que passou o último capítulo da novela da Globo, a maior audiência da emissora em toda a história, a Juíza eleitoral da cidade retirou meu programa de televisão do ar, sem motivo? E, para justificar o erro, no dia seguinte, no sábado, retirou o programa do Ruy, dizendo que foi um equívoco. Ou seja, o meu programa foi retirado no dia do pico e o dele no dia em que todos já haviam assistido o capítulo no dia anterior, portanto, ninguém iria assistir a reprise. Tudo isso foi feito contra a candidatura do Paulo Guedes em Montes Claros.

Mas, apesar de tudo isso, Tadeuzinho, da máquina, de tudo que seu pai fez contra mim, de o Ruy Muniz ter prometido coisas absurdas, quero dizer que estou muito feliz; apesar de tudo que aconteceu, Deputada Maria Tereza Lara, estou muito feliz. E isso porque comecei essa campanha, Rogério, com menos de 1% nas pesquisas e fui para o segundo turno em 1º lugar. E, apesar desse rolo compressor, de dinheirama, de compra de votos, de uso da máquina, de uso de jornais da grande imprensa, de pesquisas falsas, eles quase perderam a eleição para mim, sozinho. Por isso quero agradecer aqui a população de Montes Claros, que me recebeu de forma tão carinhosa; ao contrário dos meus adversários, que fizeram uma campanha preconceituosa.

Ontem mesmo o Tadeu Leite deu uma entrevista no jornal “O Tempo” dizendo que Montes Claros não tem espaço para Deputado paraquedista, muito menos para Prefeito. Quero dizer a ele, primeiro, que não sou paraquedista, que sou norte-mineiro, roedor de pequi, comedor de rapadura, catrumano com muita honra. Segundo, se fosse assim, ele não seria Prefeito de Montes Claros, porque ele também não nasceu em Montes Claros, mas sim em Bocaiúva - até disso ele se esqueceu.

Então, quero dizer aqui que a cidade de Montes Claros sabe acolher como ninguém, Tadeuzinho. Eu fui muito bem recebido em Montes Claros, onde moro há 12 anos, onde tenho tantas amizades. Da mesma forma, fui acolhido em todas as cidades do Norte de Minas. Nasci em São João das Missões, com muita honra, sou filho de trabalhador rural, de uma família com 12 irmãos e todos criados no cabo da enxada. Só fui alfabetizado, Deputada Maria Tereza Lara, aos 11 anos de idade. Onde nasci não havia escola, não havia luz elétrica, usava-se era o candeeiro. A água, minha mãe carregava na cabeça, ficava a 600m da casa. Mas meu pai me ensinou desde cedo a nunca passar ninguém para trás, a nunca fazer coisa errada, e é por isso que cheguei até aqui, sem precisar passar ninguém para trás, sem precisar mentir, Tadeuzinho, sem precisar enrolar as pessoas, sem precisar prometer coisas absurdas, como vocês fizeram nessas eleições.

Portanto, estou aqui com a certeza de que cumpri o meu papel, com a certeza de que a cidade de Montes Claros me acolheu. Eu só tenho a agradecer à população de Montes Claros, de agradecer às crianças que abraçaram minha campanha, aos jovens, aos homens e às mulheres que me receberam de forma tão simpática na porta de suas casas. É a essas pessoas de Montes Claros que quero agradecer, a todos vocês. Agradecer mesmo, de coração, os quase 82.500 votos que tive em Montes Claros. Foi uma campanha linda, propositiva, que não usou um minuto do programa eleitoral para atacar a honra de ninguém. Uma campanha que fez as propostas para a cidade e que falou a verdade. Tanto é que estou aqui hoje para falar da alegria do resultado dessas eleições, não só em Montes Claros. Em nosso mandato, apoiamos várias candidaturas do Norte de Minas, elegemos 38 Prefeitos no Norte do Estado, um saldo muito positivo. Tripliquei, Deputado Rogério Correia, o número de Prefeituras que me apoiavam. Tínhamos 13, e fomos para 38 Prefeituras do Norte de Minas, e quase ganhamos em várias delas, passamos pertinho. Então, foi um resultado fabuloso para o partido e para o nosso mandato no Norte de Minas.

É por isso que quero aqui agradecer à população de Montes Claros; ao meu partido, PT; ao PCdoB, ao nosso Vice, Lipa Xavier, que esteve conosco; ao PTN, na pessoa do Dr. Silveira e do Vereador Rodrigo Cadeirante, que foi eleito; aos Vereadores eleitos da nossa coligação, Alfredo e Eduardo Madureira; a todos os candidatos a Vereador da nossa coligação que não foram eleitos; e a todos os que vieram nos apoiar no segundo turno. Por isso só tenho mesmo a agradecer de coração a toda a população de Montes Claros. Foram 82.500 votos, Deputada Maria Tereza Lara, para quem começou com menos de 1%. Como Deputado tive apenas 3 mil votos em Montes Claros, e agora, para Prefeito, candidatando-me pela primeira vez na cidade, recebi essa votação, 44% dos votos da cidade. Então, só tenho a agradecer, não tenho nada a reclamar contra o povo de Montes Claros, que me acolheu de forma brilhante e que me recebe como qualquer pessoa recebe um amigo na sua casa. Obrigado, Montes Claros.

A Deputada Maria Tereza Lara (em aparte)* - Deputado Paulo Guedes, mais uma vez quero cumprimentá-lo. Como já disse antes, não foi uma vitória eleitoral, mas foi uma vitória política muito significativa, e quero parabenizá-lo por isso. O povo do Norte de Minas soube reconhecer o projeto, soube reconhecer a importância de V. Exa., representando o projeto que prioriza o social, a transparência, a participação popular.

Deputado Paulo Guedes, antes mencionei vários candidatos, e aproveito a oportunidade para, de público, agradecer a todos aqueles e aquelas de Betim que votaram na Prefeita Maria do Carmo, que não foi eleita também. Foi uma campanha muito difícil, com muita violência, infelizmente; mas, felizmente, ela conseguiu continuar firme no propósito de contribuir para a nossa cidade, que tanto amamos. Quero aqui, de público, deixar um abraço carinhoso para ela e para toda a população que de fato acreditou no projeto, e dizer que, no momento oportuno, falaremos sobre isso também.

Mais uma vez quero parabenizar V. Exa. e todos os companheiros - está ali o Deputado Adelmo Carneiro Leão - que foram candidatos da nossa Bancada do PT, dando a sua contribuição para fortalecer a nossa democracia. Um abraço.

O Deputado Sávio Souza Cruz (em aparte)* - Deputado Paulo Guedes, passado o calor da disputa, fazendo uma análise, com distanciamento, das eleições em Montes Claros, se me permite, não há como deixar de reconhecer uma grande vitória política da sua candidatura. Uma candidatura que nasceu pequena e foi ganhando a confiança de setores importantes da sociedade de Montes Claros. Se, de um lado, V. Exa. teve uma grande vitória política, o outro campo vitorioso eleitoralmente incluía, basicamente, o PRB na cabeça de chapa, mas o PMDB também participando da eleição. O que fica é um registro interessante: estiveram em Montes Claros, disputando o segundo turno, basicamente os partidos alinhados ao governo federal, à Presidente Dilma, o que é significativo para Minas Gerais e para o Brasil, uma demonstração de que o Norte de Minas, principalmente Montes Claros, reconhece as forças políticas identificadas, sobretudo, com os mais carentes e os mais pobres.

Externo aqui os meus parabéns a V. Exa. pelo desempenho e pela inequívoca vitória política conseguida nesse pleito. E faço votos para que essas forças políticas possam se reaglutinar no tempo possível, para continuar dando sustentação aos governos que vêm mudando o nosso país. Meus parabéns! Muito obrigado.

O Deputado Paulo Guedes* - Obrigado, Deputado Sávio Souza Cruz. Quero encerrar dizendo ao meu colega Tadeuzinho que fiquei feliz porque V. Exa. pôde finalmente declarar seu apoio a Ruy Muniz aqui hoje, mesmo depois do pleito. Durante a campanha, V. Exa. teve de esconder-se como o diabo foge da cruz para não aparecer no programa do Ruy Muniz, pois este escondia o apoio de V. Exa., assim como o de seu pai.

Quero reconhecer um outro ponto. Realmente, seu pai e V. Exa. foram grandes vitoriosos. Tenho que admitir isso, pois os senhores puderam jogar direitinho. As articulações feitas por seu pai permitiram a Ruy Muniz ir para o segundo turno. Depois, é claro, no segundo turno, juntou-se tudo: o rolo compressor do governo do Estado, a imprensa, toda a estrutura política do Estado, mais a da Prefeitura, que foi usada escancaradamente contra minha candidatura. No entanto, parabenizo seu pai, que, mais uma vez, foi o grande vencedor das eleições em Montes Claros. Sem ele, Ruy Muniz não teria a menor chance.

Quero reconhecer que V. Exa. e seu pai foram brilhantes do ponto de vista das articulações. No entanto, deve ser ruim participar de uma campanha escondido, sem poder mostrar a cara, fazer tudo por debaixo dos panos, aquelas artimanhas e negociatas e coisa errada. Os senhores fizeram tantas coisas lá sem poder aparecer. Considero isso uma vitória com sabor de derrota, porque vitória mesmo é aquela quando vamos às ruas, falamos o nome de quem estamos apoiando e a população sabe disso. Não é, Deputado Carlos Pimenta? Só vimos seu pai e V. Exa. depois que Ruy Muniz ganhou as eleições. Na realidade, os senhores foram para a Prefeitura e, comemorando, tiraram fotos os três juntos. Além disso, houve o discurso de V. Exa. aqui hoje. Que bom seria que V. Exa. e seu pai tivessem participado efetivamente, mostrando a cara e dizendo que estavam com Ruy Muniz. Só que estiveram escondidos o tempo todo. Portanto, é uma vitória com sabor de derrota, pois não participaram de forma clara, mas meio rasteira, por debaixo dos panos.

Presidente Deputado Adelmo Carneiro Leão, como não tenho nada a temer, estou aqui para agradecer à população de Montes Claros. Mais uma vez, obrigado, Montes Claros, de coração, pelos mais de 82.400 votos que me deram. Saio dessas eleições mais fortalecido e com muito mais vontade de vencer, de ir às ruas, de fazer a oposição construtiva que faremos, de defender o meu Norte de Minas. Parabenizo todos os Prefeitos que elegemos na região - aliás, foram mais de 30. Por isso só tenho a agradecer a Montes Claros e ao Norte de Minas Gerais. Obrigado, Montes Claros, pelos mais de 82.400 votos!

* - Sem revisão do orador.