Pronunciamentos

DEPUTADO LELECO PIMENTEL (PT)

Discurso

Destaca a importância da presença do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Ales -, deputado Marcelo Santos, e o compromisso conjunto com a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce - Cipe Rio Doce - na repactuação e defesa dos atingidos pelo crime ambiental da Vale, BHP e Samarco, fortalecendo a atuação legislativa em prol da recuperação da Bacia do Rio Doce.
Reunião 29ª reunião ORDINÁRIA INTERROMPIDA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 17/05/2025
Página 8, Coluna 1
Indexação

29ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 15/5/2025

Palavras do deputado Leleco Pimentel

O deputado Leleco Pimentel – Minha saudação de boa tarde à presidenta Leninha, ao deputado Marquinho Lemos e ao deputado Grego da Fundação. Subo à tribuna para falar da importância desta reunião, que daqui a pouco, vai se transformar em uma reunião solene para receber o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. Nós estivemos na Assembleia do Espírito Santo diversas vezes, nos anos de 2023 e 2024 mais detidamente, para representar a Assembleia Legislativa de Minas Gerais na Cipe Rio Doce. A Cipe Rio Doce foi criada no ano de 1999, para poder cuidar… Trata-se de uma comissão interparlamentar interestadual para a promoção de estudos sobre a Bacia do Rio Doce, que, criada desde 1999, teve este esforço de manter unidas as duas Casas Legislativas de estados importantes do Sudeste brasileiro. Foi em razão do crime da Vale e da Samarco que esta Cipe, além de toda a história… Eu me lembro de que, à época, o deputado Ivo José foi um dos incentivadores nesta Casa. Depois do crime, foi exatamente esta comissão interparlamentar que, como um lugar comum entre as duas Assembleias, nos permitiu avançar neste Parlamento e tratar dos temas da Bacia do Rio Doce.

Então externamos a nossa alegria de ter nesta Casa, hoje, os dois presidentes – o da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e o da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – para podermos dar prosseguimento a este importante lugar de cuidar da repactuação do Rio Doce, que é a Cipe Rio Doce. Eu já vejo aqui os dois presidentes, de modo que nós estamos aqui também fortalecendo o papel desta Assembleia. Nós pudemos ouvir muitas pessoas durante o processo de repactuação, junto com a Comissão Externa de Mariana e Brumadinho – Cexmabru –, também formalizada no âmbito da Câmara dos Deputados. Fizemos um excelente trabalho, desde o debate público até as audiências todas, e, sob a presidência da deputada Janete, da Assembleia do Espírito Santo, que nos liderou, pudemos trazer também a nossa contribuição enquanto coordenador.

Neste momento, nós temos a recomposição da nossa Cipe Rio Doce já publicada pela Assembleia Legislativa de Minas, e teremos boas notícias de que a Assembleia do Espírito Santo também o fará para que possamos convocar as eleições, a fim de que a Cipe dê cabo agora de dar sua contribuição junto às instituições de Justiça, junto ao governo federal, junto aos atingidos e atingidas, pescadores e agricultores familiares de Minas e do Espírito Santo. Lembramos que os mariscadores, aqueles que cuidam da pesca no Estado do Espírito Santo, desde quando aconteceu o crime, tiveram seus direitos ao rio e à pesca prejudicados. Nós teremos o mesmo compromisso em Minas Gerais. Por essa razão, é um dia muito importante este em que se encontram os dois presidentes neste nosso ambiente de luta, que é a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Por esta razão, presidenta Leninha, faço este pronunciamento de boas-vindas. Falei também com os deputados do Estado do Espírito Santo sobre a nossa alegria em poder, a partir deste encontro de hoje, que é uma sessão solene, reafirmar o compromisso desta Assembleia Legislativa com a repactuação, com a regeneração e com o cuidado com os que mais sofreram com o crime da Vale, da BHP e da Samarco. Então a Cipe Rio Doce está na ordem do dia para que nós possamos, junto com a Assembleia do Espírito Santo, dar cabo desta grande tarefa e desta contribuição dos deputados aos atingidos. Muito obrigado. Devolvo a palavra, parabenizando, mais uma vez, a Assembleia por este encontro das Assembleias de Minas e do Espírito Santo nesta tarde.