DEPUTADO JOÃO LEITE (PSDB), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à reunião especial.
Discurso
Legislatura 16ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/09/2010
Página 93, Coluna 2
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 2079 de 2010
38ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 27/9/2010
Palavras do Deputado João Leite
Gostaria de saudar os Srs. Francis Abraão, Presidente da Juventude Batista Mineira - Jubam -; Vinícius Almeida dos Santos Varela, Diretor Executivo da Juventude Batista Mineira; Jonair Monteiro da Silva, Presidente de Honra da Convenção Batista Mineira; José Renê Toledo, Diretor Executivo da Convenção Batista Mineira; Gessé de Souza, Vice-Presidente da Convenção Batista Mineira; e o Prof. Valseni Braga, Diretor-Geral do Sistema Batista Mineiro de Educação. Quero também saudar todos aqui presentes nesta reunião solene da Assembleia Legislativa, que homenageia a Juventude Batista Mineira.
A Juventude Batista Mineira é uma instituição auxiliar da Convenção Batista Mineira, que tem como objetivo principal proporcionar oportunidades de capacitação, edificação e ação social aos jovens e adolescentes batistas de Minas Gerais. Sua missão é atuar no Corpo de Cristo, liderando, assessorando, incentivando, treinando, proclamando e edificando, comprometidos com ministérios com jovens e adolescentes, apresentando-lhes Jesus Cristo, semeando valores eternos e “discipulando-os” a se tornar firmes e constantes no Senhor. Em síntese, a Jubam molda o caráter de jovens e adolescentes aos princípios que nos foram ensinados pelo nosso mestre Jesus Cristo, forma líderes cristãos, comprometidos com o ministério do nosso Senhor e Salvador, honrando esse santo nome e levando a luz do nosso Deus por toda a Minas Gerais. O congresso anual da Juventude Batista Mineira reúne aproximadamente 600 jovens, que participam de diversas oficinas e seminários de capacitação, com o objetivo de formar a liderança no jovem mineiro. O Turma de Minas, congresso dos adolescentes batistas de Minas Gerais, reúne cerca de mil adolescentes todo ano. Os projetos Pescador Jovem e Operação Invasão reúnem jovens e adolescentes, que são enviados para 15 cidades do Estado durante 11 dias. Eles realizam trabalhos sociais e educacionais. Com essas e outras ações, a Jubam quer ver os jovens e adolescentes batistas mineiros cumprindo seus propósitos como indivíduos, agradando a Deus com suas vidas, tendo comunhão com seus irmãos, aprendendo e ensinando na busca da semelhança com Cristo, atuando na igreja local com seu ministério e cumprindo a missão de evangelizar o Estado.
Gostaria ainda de destacar um trabalho primoroso da juventude batista: o Geração Compromisso, que, entre outros objetivos, visa sensibilizar, mobilizar e conscientizar jovens e adolescentes mineiros a se envolverem com políticas públicas. Pensando nisso, lembro-me de que fui da Juventude Batista Mineira. Alguns nem acreditam, mas já fui um jovem batista. Estamos a apenas seis dias das eleições que, a nosso ver, deverão ser as mais importantes para a história da Igreja Cristã no Brasil, devido à existência de diversas propostas políticas que contrariam princípios da Bíblia Sagrada e valores já consagrados nas cláusulas pétreas da nossa Constituição. Ainda assim, pasmem, a indecisão para se escolher um candidato chega a 20% dos eleitores. Nosso povo está ávido, carente de lideranças como as forjadas pela Jubam, que salguem nossa terra com caráter irrepreensível, com atitude ilibada, que sejam exemplos de homens e mulheres públicos, mas também de pais, maridos, esposas e cidadãos, onde quer que atuem. Creio que a Jubam tem marcado uma enorme diferença em nossa sociedade e em 50 anos de existência muito já foi realizado. Esse é um trabalho que não pode ser medido apenas estatisticamente, mas pelo impacto moral e ético-cristão que tem trazido a Minas Gerais, abençoando todo o nosso Estado. Muito Obrigado.