DEPUTADO GUSTAVO VALADARES (DEM), Autor do requerimento que deu origem à reunião especial.
Discurso
Legislatura 16ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/08/2009
Página 42, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQN 1744 de 2008
23ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 3/8/2009
Palavras do Deputado Gustavo Valadares
Boa-noite a todos. Exmo. Deputado Doutor Viana, 1º-Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, neste ato representando o Deputado Alberto Pinto Coelho, Presidente da Casa; Sr. Carlos Cruz, Presidente da AMCE; Exmo. Sr. Cloves Eduardo Benevides, Subsecretário Antidrogas e Presidente da Fucam; Sr. Dirceu Pereira, representante da Ademg e Vice-Presidente da AMCE, ex-Deputado desta Casa, meu amigo e companheiro; Sr. Waldir de Castro, Presidente do Conselho Deliberativo da AMCE; Deputados Ivair Nogueira e Domingos Sávio, presentes nesta reunião; senhoras e senhores.
Há 70 anos, em 25/7/39, era fundada em Belo Horizonte a Associação Mineira de Cronistas Esportivos. Desde os primórdios, como diria o saudoso Olavo Leite Kafunga Bastos, a AMCE vem prestando um grande trabalho e protagonizando importantes eventos esportivos em nosso Estado. A construção dos Estádios Independência e Mineirão – este o maior estádio coberto do mundo – contaram com o importante apoio dos cronistas mineiros. Depois o Mineirinho, cuja construção foi idealizada pela entidade e, posteriormente, recebeu o nome de Ginásio Jornalista Felipe Drummond, numa homenagem e reconhecimento não só a um dos maiores nomes da crônica esportiva mineira e nacional, mas também àqueles que fazem do jornalismo esportivo um sacerdócio. Coube também à AMCE a promoção de diversos eventos esportivos, não apenas no futebol, que é a paixão dos brasileiros, mas em corridas automobilísticas e regatas na Lagoa da Pampulha, que colocaram Minas Gerais na agenda esportiva brasileira, trazendo para Belo Horizonte diversos artistas e políticos de uma época de ouro. A realização de congressos da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos – Abrace -, que sempre trouxeram os maiores nomes da imprensa esportiva nacional, tendo como palco a Capital mineira, tornou-se referência entre os profissionais da área. Tanto que, para o ano de 2010, no momento que antecederá a realização da Copa do Mundo na África do Sul, os mineiros novamente colocarão sua reconhecida hospitalidade na realização de mais um Congresso da Abrace.
Falar da AMCE, para um Deputado ainda jovem, obriga-me a recorrer a dados históricos e a pedir socorro ao meu pai e ao meu avô, que conhecem e reconhecem profundamente a importância dessa entidade. São diversos os nomes citados por ambos na construção da AMCE: José de Araújo Cota, Hélio Adami de Carvalho, Afonso Celso Raso - o querido amigo Afonsinho -, Benedito Adami de Carvalho, Rubens Silveira, Fuad Caram, Erasmo Ângelo, Flávio Anselmo, Luís Carlos Alves, Alberto Decat, Osvaldo Nobre, Afonso Alberto, Waldir de Castro - hoje Presidente do Conselho Deliberativo da AMCE - e Carlos Cruz, atualmente seu Presidente. Carlinhos tem como companheiros de Diretorias os vices: Dirceu Pereira, Ivan Drummond, Leopoldo Siqueira, Chico Maia, Ronan Ramos e Eduardo de Ávila. Luiz Carlos Gomes é o Secretário-Geral e Dimara Oliveira, a Subsecretária. Como Tesoureiro, compõe a atual Diretoria Carlos Roberto. Seu “sub” é Otávio di Toledo. Cumprimento cada Diretor pela abnegação e doação de seu trabalho em favor de uma entidade que, ao longo dessas sete décadas, se mantém com o propósito firme e é referência em todo o Brasil num trabalho jornalístico sério e independente. Finalizando, quero render homenagens a alguns cronistas que tiveram importante participação junto a AMCE e ao esporte de nosso Estado e brasileiro, reverenciando a memória de cada um deles ao citá-los nominalmente. Farei em ordem alfabética: Aldair Woyames Pinto - sob sua regência era animada a festa do lado cruzeirense -; Armando Alberto Regine; Carlaile Guimarães, que se tornou cronista depois de atuar como atleta no Clube Atlético Mineiro; Carlos César Pinguim, que está de lá “rindo à toa”; Euclides Santos; Fernando Sasso, com seu “tá no filó”, que ficou na boca de todo torcedor mineiro; Geraldo Augusto; Gil Costa; Hamílton Macedo; Hílton Renault; Jairo Anatólio Lima, que nos deixou recentemente; Januário Carneiro, inesquecível e incansável defensor do esporte, notadamente o amador, desprezado pela falta de visibilidade. Januário é hoje, com justiça, nome de dezenas praças de esporte na nossa Belo Horizonte; Jota Júnior; Jugurta Anatólio; Márcio de Freitas; Olavo Leite Bastos, o lendário Kafunga, já mencionado em minhas palavras; Osvaldo Faria, com sua “coragem para dizer a verdade”; Roberto Drummond, atleticano que era admirado e respeitado por cruzeirenses, americanos, vila-novenses e por todos que gostam de futebol; Vilibaldo Alves, com seu inesquecível grito “adivinhe!” na hora do gol.
Sr. Presidente da AMCE, senhores e senhoras presentes, parabenizo a AMCE e seus Diretores atuais e de todas as épocas, pois graças a eles a entidade chega aos 70 anos forte como assim a reconhecemos. Presidente Carlos Cruz, a Assembleia Legislativa estará ao seu lado para o importante congresso a se realizar no próximo ano. Estaremos juntos em 2010, com os olhos voltados para o ano de 2014, quando o Brasil e Belo Horizonte serão sedes da próxima Copa do Mundo. Podem estar certos da nossa participação e, tenho certeza, da participação destacada da AMCE. A cada um dos senhores e das senhoras que participaram e participam dessa bela história, parabéns e sucesso. Espero que, daqui a 70 anos, estejamos aqui - talvez não sejam os Deputados Gustavo Valadares, Ivair Nogueira, Domingos Sávio e Doutor Viana, mas outros Deputados -, comemorando mais 70 anos, os 140 anos, os 150 anos, os 160 anos da AMCE, que participou e participa da construção e do engrandecimento do nosso esporte mineiro e brasileiro. Muito obrigado e boa-noite a todos.