Pronunciamentos

DEPUTADO DOUTOR VIANA (DEM), Presidente "ad hoc".

Discurso

Transcurso do 50º aniversário de fundação da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.
Reunião 9ª reunião ESPECIAL
Legislatura 17ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/05/2012
Página 3, Coluna 1
Assunto EDUCAÇÃO. CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 1930 de 2012

9ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 17/5/2012

Palavras do Deputado Doutor Viana


Cumprimento o Exmo. Prof. João dos Reis Canela, Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes - e nosso querido colega de turma, colega médico e amigo, com quem convivemos tantos anos na nossa querida Montes Claros. É uma alegria recebê-lo aqui, João, nesse cargo tão importante da educação superior em nosso Estado, acompanhado da nossa querida Olívia, mãe, esposa e pessoa extraordinária que o acompanha há tanto tempo e lhe dá tanta força, como você bem já disse. Cumprimento também a Vice-Reitora da Unimontes, Profa. Maria Ivete Soares de Almeida, que também preside a Comissão de Organização do Cinquentenário da Unimontes, e a Vice-Reitora da Uemg, Profa. Santuza Abras, e, por elas, todas as mulheres presentes e todas as mineiras, muito bem representadas nesta Mesa. Cumprimento ainda meus dois ilustres colegas, parlamentares extraordinários, representantes em Minas Gerais do Norte do Estado, principalmente, que também engrandecem esta reunião: nosso amigo Gil Pereira, que também ocupa o cargo de Secretário Estadual de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas - é uma alegria muito grande, Gil, contar com sua presença nesta solenidade que engrandece o Norte de Minas -, e o meu querido colega médico, extraordinário Deputado do Norte mineiro, Arlen Santiago, que, num momento de grande inspiração, teve a feliz ideia de trazer a esta Casa o seu requerimento. E este, depois de seu apoiamento pela Assembleia Legislativa, proporcionou esta grande e merecida homenagem à nossa querida Unimontes pelos seus 50 anos de existência. Parabéns, amigo Arlen Santiago. Cumprimento os professores, os pais de alunos, os alunos, o belo Coral e a todos que ajudaram a fazer este espetáculo extraordinário. Cumprimento ainda todos que aqui estão acompanhando esta cerimônia; os nossos funcionários da Casa; a TV Assembleia, que nos leva a vários cantos de Minas Gerais, e o povo de Minas Gerais, que nos assiste por meio dela.

Tinha preparado um discurso, mas ele seria extremamente repetitivo. Contamos um pouco da história, porque vivemos em Montes Claros durante seis anos, de 1970 a 1975, cursando medicina na nossa saudosa e querida Famed, uma das faculdades que compuseram o extraordinário e alicerçado início da nossa Unimontes. Para não me tornar repetitivo e voltar aos fatos, aos acontecimentos, à evolução histórica da nossa instituição, vou complementar o que de tão bonito já foi contado aqui nesta noite. Talvez possamos até fixar algumas coisas.

João, imagino o orgulho e a satisfação que você sente em dirigir a nossa Unimontes, esta instituição que promove a educação superior cidadã não só para o povo do Norte de Minas, mas também para o de outras regiões. Na nossa época, havia muita gente de Belo Horizonte. O mais importante é que a Unimontes, fincada no Norte de Minas, forma muitos norte-mineiros que ficam por lá. Isso é muito bom para interiorizar não só o ensino superior, mas aqueles que se formaram no ensino superior, principalmente o ministrado pela nossa Unimontes. O grande mérito da Unimontes é justamente interiorizar o ensino e promover a fixação dos seus formandos lá mesmo, a fim de dar desenvolvimento e assistência ao povo, que precisa de qualidade em todos os cursos tão bem ministrados por ela.

Fico muito feliz e, sem nenhuma demagogia, sinto-me muito jubiloso de presidir não só como Presidente desta homenagem, mas principalmente como ex-aluno da nossa Famed, da nossa Unimontes. Viria aqui para assistir à reunião, mas recebi o convite para presidir esta reunião, que, anteriormente, seria presidida pelo nosso Deputado Dinis Pinheiro. Fiquei lisonjeado e feliz da vida. Pude reencontrar e abraçar aqui o meu colega e também rever tantos amigos de Montes Claros. A explicação disso não nos pertence, mas Deus assim o quis.

João, é muito bom fazer parte dessa história da Famed, durante seis anos, da nossa Unimontes, os quais eternizaram o nosso conhecimento. Muita coisa ou praticamente tudo o que alcançamos de importante na nossa vida devemos a ela.

Além de médico pediatra e anestesiologista em minha cidade, Curvelo, e também na região, inicialmente estudei em Montes Claros. Depois, fui Vereador por 6 anos, Prefeito por 4 anos e, há 14 anos, estou aqui na Assembleia Legislativa. Tenho certeza de que, se não fosse formado médico em nossa Universidade, não teria alcançado isso e seguido esse caminho. Devo muito à Unimontes e a Montes Claros, às quais eternizo os meus agradecimentos.

João, leve o reconhecimento do povo de Minas Gerais, que, por esse requerimento apresentado pelo Deputado Arlen Santiago, manifestou esta homenagem e reconhecimento pelos 50 anos de bons serviços prestados. Esperamos que, muito mais que os 40 mil alunos que se formaram e estão trabalhando nos vários cantos de Minas e do Brasil, a Unimontes tenha muitos outros 50 anos e muito mais que 40 mil formandos e profissionais na educação e na cultura, em suas profissões, espalhados pelo Norte de Minas, por Minas e por todo o Brasil.

Unimontes, parabéns pelos 50 anos dessa bela existência. Muito obrigado.

Para marcar esta noite, em nome do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Dinis Pinheiro, passo às mãos do Reitor da Unimontes um livro elaborado pela nossa Casa sobre as cidades históricas mineiras, em uma edição especial, como lembrança desta noite memorável de homenagem aos 50 anos da Unimontes.