DEPUTADO DOUTOR VIANA (DEM)
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/08/2011
Página 127, Coluna 4
Assunto ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL. HOMENAGEM. DEPUTADO ESTADUAL.
Aparteante BONIFÁCIO MOURÃO, LUIZ HENRIQUE.
67ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 18/8/2011
Palavras do Deputado Doutor Viana
O Deputado Doutor Viana - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, funcionários da Casa, imprensa, telespectadores da nossa querida TV Assembleia, mais alguns assuntos me trazem nesta tarde a esta tribuna. Emendando a fala do nosso grande Deputado Rômulo Viegas, que me antecedeu, também quero deixar algumas palavras em relação a esse governo, que tacho de AAA, classificação desejada pelo Obama na economia americana, que esbravejou, há alguns dias, que a América do Norte jamais deixará de ser AAA. Mas tivemos a felicidade de, nos últimos anos, contar com esse governo qualificado com três ás maiúsculos: Aécio, Anastasia e Alberto. Também fico muito feliz, porque Minas Gerais recuperou o prestígio internacional e entrou nos trilhos do desenvolvimento, com seriedade e comprometimento, embora também com dificuldades, até porque não é fácil colocar freio em algumas coisas que muitas vezes caminham sem controle. E o Governador Aécio Neves conseguiu fazer isso, tendo inicialmente Anastasia como seu Secretário de Defesa Social, uma área extremamente complexa, que passava por um momento difícil - toda a área da segurança passava por um momento difícil, com a falta de segurança num crescimento exorbitante e com a polícia sem condição de competir com os bandidos. Mas, com o trabalho exaustivo de planejamento, com consciência das dificuldades do Estado, aos poucos Minas Gerais foi recuperando a credibilidade que merece. Isso porque o Governador Aécio Neves soube escolher os componentes de sua equipe: pessoas de ponta e de conhecimento, que fizeram com que o Estado voltasse a caminhar nos bons trilhos do crescimento, do desenvolvimento, do progresso e da credibilidade. Não sou de rasgar seda nem de elogiar ninguém, mas, se faço essas declarações, é porque confiamos no Governador: um homem sério, que trabalha com dedicação e conhecimento, um advogado que se destacou em todos os cursos que fez e que colocou em prática, no serviço público, todo o seu conhecimento, competência e capacidade. Só desejamos que o Senador Aécio continue a brigar pela grandeza de Minas e do Brasil, e que o governo Anastasia e Alberto continue a planejar e estruturar bem o nosso Estado para continuarmos crescendo e corrigindo as distorções e necessidades. Mas que isso seja feito gradativamente, com os pés no chão e dentro da normalidade, sem nenhum exagero e sem fugir à regra de administrar com seriedade.
Outra questão que trago à tribuna é uma correspondência que recebi da Santa Casa de Caridade de Diamantina, agradecendo a minha participação em um trabalho que agora está surtindo efeito, a concretização do reconhecimento pelo SUS do serviço de neurocirurgia. Uma portaria da Secretaria de Atenção à Saúde habilita a Santa Casa de Caridade como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia em Diamantina, no nosso Vale do Jequitinhonha, antes chamado vale da miséria. Como diz o nosso provedor, Juscelino Brasiliano Roque, e o Diretor Administrativo Dalgésio João dos Santos, os descrentes e pessimistas afirmavam que Diamantina jamais conseguiria uma coisa dessa. Mas hoje, com muita alegria, Diamantina é reconhecida e o serviço de neurocirurgia está autorizado na alta complexidade, para alegria de todos nós. Com muita alegria, concedo aparte ao Deputado Bonifácio Mourão.
O Deputado Bonifácio Mourão (em aparte) - Deputado Doutor Viana, é uma alegria muito grande apartear V. Exa., uma das legendas desta Casa, por seu talento, linha e postura. Tenho dois grandes motivos para falar de Diamantina e da saúde. Primeiro, sou de Sabinópolis, próximo a Diamantina, e tive o prazer de estudar como interno no Colégio Diamantinense nos bons tempos do Pe. Vicente Guabiroba, nosso Diretor. Aproveito para lamentar a morte do grande ex-Deputado Estadual e Federal Vicente Guabiroba, que teve raízes naquelas bandas. V. Exa. está falando a respeito da Santa Casa de Caridade de Diamantina e, sendo médico e conhecendo bem a área da saúde, sabe que essa foi uma das primeiras santas casas de Minas Gerais. Diamantina é uma cidade histórica, e agora essa grande conquista da neurocirurgia na alta complexidade representa um salto maior para Diamantina e região, que precisava sobremaneira ser beneficiada. V. Exa. participou dessa conquista, como também os outros Deputados que trabalham tanto por aquela região. A importância maior dessa conquista deve-se ao fato de a saúde estar em crise nacionalmente. V. Exa. sabe disso melhor do que nós, a crise na saúde é nacional, atinge todas as áreas. O governo federal não deixa que se aprove a Emenda nº 29. Teimosamente, ele não participa com o percentual que deve na área da saúde. Pelo menos 90% dos Municípios, de modo geral, gastam mais de 20% das suas receitas correntes na saúde, e o problema continua se agravando cada vez mais. As cidades-polo, como é o caso de Diamantina, Governador Valadares e tantas outras, quanto mais aperfeiçoam seu sistema de atendimento nos hospitais regionais, mais ambulâncias de fora chegam procurando recurso na área da saúde. O problema é nacional. Estou registrando essas questões para valorizar mais a grande conquista da Santa Casa de Caridade de Diamantina, tão bem lembrada por V. Exa. Obrigado.
O Deputado Doutor Viana - Agradeço-lhe as palavras. V. Exa. é uma pessoa atuante naquela região. Sei que a família de V. Exa. ainda está enraizada em Sabinópolis, a família Barroso e a Pinho. Sabemos um pouquinho daquela história, lembramos as disputas antigas. Estamos também ajudando o hospital da nossa querida Sabinópolis, onde temos uma perninha, porque a liderança maior é de V. Exa. Um outro diamantinense roxo, amante - quem não ama Diamantina? Quem não nasce lá já a ama; então muito mais quem é de lá -, é o Deputado Luiz Henrique. Concedo aparte a V. Exa.
O Deputado Luiz Henrique (em aparte)* - Quero parabenizar o Deputado Doutor Viana, que tem uma brilhante atuação na região do Jequitinhonha e na região Central de Minas, e dizer que também faço coro com os que reconhecem o belo trabalho que o Juscelino Roque vem realizando na Santa Casa de Caridade de Diamantina. O Governador Anastasia investirá, no próximo ano, no Hospital Nossa Senhora da Saúde e na Santa Casa, na cidade de Diamantina, cerca de R$12.000.000,00. Isso possibilitará a realização de residência médica na cidade, dando condições para a criação do curso de Medicina. Com fé em Deus, no próximo ano, haverá vestibular para esse curso em Diamantina.
Por falar da região do Jequitinhonha e do Rio Doce, nesse fim de semana, sábado, tive a honra, com o Governador Anastasia, de receber o título de Cidadão Honorário de Sabinópolis. Então, hoje, posso dizer que sou conterrâneo do meu querido Mourão. Sabinópolis é a cidade de Sabino Barroso, estadista, Deputado Estadual e Federal, constituinte, primeiro brasileiro a pensar no modal ferroviário em massa. Naquele momento, quando me tornei sabinopolense, por meio de título, parabenizei o nosso Líder Mourão, que não é um líder político, mas sim espiritual, que costumo chamar, Deputado Viana, de “mahatma”.
Quero também parabenizá-lo, Deputado Viana, por essa atuação. Tenho aprendido muito na Assembleia no convívio com V. Exa. Parabéns pelo trabalho.
O Deputado Doutor Viana - Agradeço suas palavras. Outros Deputados também participam do trabalho em busca do desenvolvimento do Jequitinhonha e de toda a Minas Gerais.
Quero encerrar o pronunciamento sobre Diamantina e parabenizar não a nós, Deputados, porque o mínimo que podemos fazer é ajudar esses timoneiros, esses grandes homens que estão lá durante o dia e a noite, não tão preocupados, mas muito ocupados com problemas de saúde, trabalhando gratuitamente, o que é importante - o provedor não ganha nada -, mas o Juscelino e o Dalgésio, que estão lá administrando muito bem a Santa Casa de Diamantina. Aproveito para estender esses elogios ao Secretário Antônio Jorge, que deu sequência ao trabalho iniciado pelo Deputado Marcus Pestana. A Santa Casa começou a ressurgir, a se reanimar e a se reestruturar quando ele levou para lá o Pro-Hosp. Agora consegue mais esse grande benefício, que não é para a Santa Casa, mas para as pessoas de Diamantina e da região. Então homenageio e parabenizo todos os funcionários, a equipe médica e outras pessoas, que, por meio desses dois Diretores e provedores, são os grandes responsáveis por essa conquista.
Outro assunto sobre o qual também quero falar está relacionado ao nosso companheiro Deputado Sargento Rodrigues. Chegamos juntos aqui. Ele chegou como um Soldado que havia participado de uma confusão, em um momento difícil, conturbado, com greve da polícia, no ano anterior. A segurança vivia uma situação conturbada.
Ele surgiu como liderança no meio policial e chegou a esta Casa. Para nossa surpresa, o Deputado Sargento Rodrigues fez um curso de comunicação e foi reeleito pela primeira vez - fomos juntos. Venho acompanhando o trabalho dele. Ele é dedicado, fecundo e tem muitas conquistas; é participativo, atuante e é um dos Deputados que tem mais projetos aprovados nesta Casa. O Deputado Sargento Rodrigues desenvolve um trabalho extremamente positivo, proativo para seus eleitores, para seus companheiros, para as pessoas com quem ele trabalha e para suas próprias convicções. Ele merece nosso respeito e reconhecimento por esse grande trabalho parlamentar.
Hoje o Deputado Sargento Rodrigues conclui o curso de Direito - é bom dizer isso aqui. Ele não sabe que estou falando dele, e o faço com a alma muito feliz pelo exemplo de cidadão, de homem público que ele é, um homem que desenvolve seu trabalho com bravura e, ao mesmo tempo, com muita sensibilidade. Ele é esposo e pai abnegado. Confidenciou-me sua alegria pelo filho ter passado no vestibular para o curso de Direito na Faculdade Milton Campos.
Hoje o seu momento, Deputado Sargento Rodrigues, é de todos nós. Não estarei presente em sua formatura, pois estarei aqui, em uma reunião que solicitei em homenagem aos 40 anos da Unimed-BH - até convido os colegas para estarem presentes aqui, às 20 horas. Deixo consignados nos anais da Casa os nossos cumprimentos. Tenho certeza de que poderei representar meus colegas, seus colegas, na Assembleia, porque nos orgulhamos de V. Exa. Sabemos de seus momentos de grande luta e muita briga, mas sempre em defesa do interesse das pessoas, dos cidadãos. Espero que a sabedoria e o conhecimento continuem sendo buscados por V. Exa. para engrandecer sempre nosso Parlamento e a todos nós.
Então, deixo o convite, encerrando minha fala, para a reunião de logo mais, a partir das 20 horas, em homenagem à nossa Unimed. Eram essas as considerações, Sr. Presidente, que tinha a fazer na tarde de hoje.
* - Sem revisão do orador.