Pronunciamentos

DEPUTADO CLEITINHO AZEVEDO (PSC)

Discurso

Agradece a sua eleição para o cargo de senador e o apoio recebido durante seu mandato na Assembleia Legislativa. Solicita destravamento da pauta, para que projetos possam tramitar. Manifesta apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Defende uma reforma administrativa ao criticar os altos salários de deputados federais e senadores.
Reunião 67ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 24/11/2022
Página 16, Coluna 1
Assunto ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ALMG). ELEIÇÃO. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. SENADO.
Proposições citadas PL 3183 de 2021

67ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 22/11/2022

Palavras do deputado Cleitinho Azevedo

O deputado Cleitinho Azevedo – Sr. Presidente, boa tarde a todos. Venho aqui humildemente, como senador eleito do Estado de Minas Gerais, agradecer a toda a população mineira pelos mais de 4 milhões de votos que eu tive e falar que eu vou representar todos vocês. Quero falar também para todos os mineiros que não votaram em mim, que não gostam do meu trabalho, que não se identifica comigo, que eu sou empregado de vocês e vou trabalhar para toda a população mineira, até porque todos vocês pagam o meu salário; vocês são patrões, e eu sou empregado. Como eu tenho muita vergonha na minha cara, quero falar que, durante esses oito anos como senador, eu vou representar a Federação e todos vocês com muito orgulho e com muito carinho.

Quero agradecer a esta Casa, a todos servidores desta Casa, que tão bem cuidaram de mim, que me serviram da melhor maneira possível, a todos servidores das comissões, nos momentos de eu estar aqui sempre na tribuna. Agradeço pelos meus projetos que foram aprovados aqui, a todos os deputados e deputadas também, aos 76 deputados desta Casa, às mulheres, aos homens, a todos. Quero muito humildemente agradecer a vocês pelo convívio que eu tive, pela aprendizagem que eu tive, porque aprendi tanto com vocês aqui. Nos momentos em que eu me equivoquei, em que eu errei também, tive professores aqui para me instruir, para me orientar.

Quero agradecer ainda a todos os meus assessores, a todos os assessores que trabalham em Divinópolis e aqui, em Belo Horizonte, porque essa vitória é nossa, ninguém faz nada sozinho. Então eu quero muito agradecer a vocês, agradecer a minha família, agradecer a Deus, a minha esposa, aos meus filhos, aos meus pais, aos meus irmãos e a toda a população divinopolitana. Divinópolis ganha um senador pela primeira vez na história. Podem ter certeza, toda a população divinopolitana, que eu vou representar vocês à altura que vocês merecem e toda Minas Gerais.

Eu queria também falar que a gente está, desde agosto, com a nossa Casa sem movimentar projetos. É muito importante esse resto de ano agora a gente poder aprovar esses projetos. A gente sabe que a pauta está travada com o RRF, que está parado. A gente pede aqui a movimentação de todos os deputados, juntamente com o governo, para que possam retirá-lo, para a gente poder votar esses projetos aqui nesse resto de ano. A gente está falando de agosto, setembro e outubro, e já está acabando novembro. Há mais de quatro meses que esta Casa está sem produzir. Eu acho que a gente precisa produzir muito ainda nesse resto de ano aqui. Eu mesmo tenho vários projetos para serem aprovados e quero contar muito com o apoio de todos os deputados aqui para a gente aprovar esses projetos, até porque eles são em favor da população.

Há um projeto meu que foi votado em 1º turno, e a gente está aguardando agora o 2º turno para votá-lo. Tenho certeza de que ele vai ser aprovado, e o governador vai sancioná-lo, que é o projeto da taxa de esgoto. Em várias cidades, a Copasa cobra o tratamento de esgoto e não faz o efetivo tratamento, isso já foi comprovado. A minha cidade, por exemplo, tem 5% de tratamento de esgoto, 95% ainda não foi concluído, e cobram essa maldita taxa. Então, com esse projeto aprovado, vai dar desconto na tarifa de tratamento de esgoto, e quem vai ganhar com isso é a população mineira. E obrigando a Copasa a investir no que ela tem que fazer, porque ela nunca faz. É muito fácil cobrar adiantado. Então, como ela cobra adiantado, não vai fazer nenhum investimento. A partir do momento em que ela vai ter que dar desconto na tarifa de tratamento de esgoto da população mineira, além de a população pagar mais barato, tenho certeza de que ela vai tomar vergonha na cara e vai trabalhar. Então eu queria, muito humildemente, pedir para os deputados que estão presentes nesta reunião que a gente se mobilize o mais rápido possível, que a gente possa pedir ao governo também que retire isso, que destrave a pauta, para que a gente possa votar esses projetos aqui. Não só eu tenho projetos em benefício da população, mas também os outros 76 deputados.

Eu acho muito importante a gente poder fazer isso. Eu queria pedir a toda a população brasileira que prestasse muita atenção nesta minha fala agora. O refrão dessa música eu dedico ao presidente Bolsonaro. Presente Bolsonaro, eu queria muito que o senhor escutasse esse refrão para fortalecê-lo e queria falar que a gente está com o senhor. Escute aí, presidente. ( Aproxima o celular do microfone.)

Presidente, eu quero que o senhor levante a cabeça. O senhor já entrou para a história do País como presidente da República. O senhor fez muito pelo povo brasileiro. O senhor pode ter certeza de que qualquer que seja a decisão que o senhor tomar, vou estar sempre do seu lado. Se hoje estou senador, devo a Deus em primeiro lugar, devo ao povo mineiro que votou em mim, e também devo ao senhor, que estendeu a mão para mim e me apoiou como senador. O senhor pode ter certeza de que, como o senhor estendeu a mão para mim, sempre vou estender as duas mãos para o senhor para também poder servi-lo da melhor maneira possível. Quero falar para o senhor que vou estar com o senhor até o fim. Quero que o senhor levante a cabeça porque o senhor já entrou para a história deste país como presidente da República. O senhor fez muita coisa para o povo brasileiro. E uma das coisas que o senhor mais fez para mim, em relação às quais me espelhei no senhor, foi resgatar o patriotismo deste país. Como o senhor levantou que a nossa bandeira é a bandeira verde e amarela, muitas pessoas levantaram agora esta bandeira, a bandeira do Brasil, assim como, muitas vezes, outros governos levantaram a bandeira de partido. Então o senhor resgatou esse patriotismo. O senhor também fez com que todo o povo brasileiro resgatasse a camisa da Seleção Brasileira. Quero deixar bem claro, gente, que a camisa da Seleção Brasileira não é política. A camisa da Seleção Brasileira é de todos vocês. Todos vocês têm direito de usá-la, mas muitos governos usaram a camisa de movimento em vez de usar a verdadeira camisa, que é da Seleção Brasileira. Então o senhor resgatou isso. O senhor resgatou uma coisa: o 7 de setembro. Milhares de pessoas foram para as ruas no 7 de setembro, mais que em dias de Carnaval. Então isso mostra o que o senhor fez por este país: resgatou o patriotismo, a moral deste país, o amor por este país acima de qualquer coisa. Então pode ter certeza de que a gente está com o senhor. A gente vai caminhar com o senhor. O senhor levantou a direita deste país.

Humildemente, eu falo que muito desse pessoal ainda tinha alguma dúvida em relação a mim, não tinha confiança em votar em mim. Quero falar para todos vocês que votaram em mim: eu vou representar vocês, toda a população brasileira. Como empregado, eu trabalho para todos vocês, inclusive para quem não se identifica comigo, para quem não gosta do meu trabalho. Você é o patrão, eu sou o empregado e vou trabalhar para vocês.

Eu quero falar para toda a direita: agora vocês têm um soldado aqui para representar a pauta de vocês, junto com o presidente Bolsonaro. O senhor teve mais de 58 milhões de votos. Olhe a quantidade do povo brasileiro que saiu às ruas para votar no senhor. Então esse povo está com o senhor, e a gente está aqui de braços abertos para caminhar com o senhor. Então que o senhor levante a cabeça. Conte comigo para o que der e vier. Serei grato pelo resto da minha vida por você ter me apoiado como senador. Estamos juntos.

Sr. Presidente, eu queria agora entrar numa pauta... Está chegando essa semana maravilhosa, gente, que é a semana do black friday. Por que eu estou falando isso? Porque existe a responsabilidade fiscal, existe a responsabilidade social, mas e a responsabilidade moral deste país? Que dia que a gente vai começar a falar da moralidade deste país? Porque, para pagar R$600,00 de Auxílio Brasil, há a questão da responsabilidade fiscal, há o teto. Vamos falar da black friday. A gente precisa fazer um black friday da política, e nenhum político toca nesse assunto. Eu, no Senado... Vocês podem ter certeza de que vou tocar nesse assunto. Posso até não conseguir, mas vou tocar nesse assunto com muito prazer.

Então peço a vocês para viralizar este vídeo para o Brasil inteiro para a gente fazer uma reforma política urgente neste país, uma reforma administrativa. Sabem por que estou falando do black friday? Porque dinheiro para o povo não tem, mas agora, gente, estão falando que vão aumentar o salário dos senadores e dos deputados. Eu tenho que falar sobre isso porque, para mim, é muito fácil, eu não estou lá para votar, mas, se eles votarem a favor, no ano que vem, o meu salário aumenta. Como representante de vocês, tenho vergonha na cara e queria falar que não é o momento para aumentar nada. Se não tem dinheiro porque é responsabilidade fiscal para pagar o povo, para pagar o auxílio, tem dinheiro para aumentar salário de político, gente? Eu faço essa pergunta para vocês. Porque esta pauta é de todos: é de esquerda, é de direita, é a pauta de todo o povo brasileiro. Você, que é o patrão, que paga imposto, que trabalha, você quer pagar aumento de salário para deputados federais e senadores?

Sabem por que estou falando isso? Porque eu queria mostrar isto para vocês, gente: a Câmara Federal gasta anualmente R$7.000.000.000,00 com deputados federais. O Senado gasta R$5.000.000.000,00 anualmente.

O Poder Judiciário, R$59.000.000.000,00 são gastos com o Poder Judiciário. Só o STF, gente, chega a gastar anualmente... O STF, as Excelências, gastam quase R$1.000.000.000,00, são R$850.000.000,00; quase R$1.000.000.000,00 são gastos com o STF. Eu queria falar agora que, com esse aumento, se aumentar o salário de deputados federais e senadores, vão ser R$569.000.000,00 anualmente. E, espere aí, alguns senadores, alguns deputados questionam que existe a questão da responsabilidade fiscal, mas e a responsabilidade moral deste país aqui? Onde ela está? Se não existe dinheiro para pagar o Auxílio Brasil, existe dinheiro para aumentar o salário de vocês? Vocês acham justo fazer isso com o povo brasileiro? E perguntem para o povo brasileiro, que paga seus salários, se ele quer aumentar esse salário, se você fez por merecer, durante esses quatro anos, para que seu salário aumentasse. Façam essa pergunta para ele.

Então, aquilo de que a gente precisa neste país aqui é uma reforma administrativa, é uma reforma política, sabem, é uma reforma moral deste país aqui. O político tem que ter consciência para lidar com o dinheiro público, tem que ter responsabilidade. E é por isso que eu falo para vocês aqui que, nesta semana agora, que é a semana da black friday, é para a gente fazer uma black friday da política, gente: diminuir um bocado de político, diminuir um bocado de regalia e de privilégio que não leva a nada, a não ser que o povo pague por isso. Então, o povo não quer pagar por isso mais. Então, se você é a favor de uma black friday na política, é adepto à reforma política, à reforma administrativa, compartilhe esse vídeo, porque a maior reforma que a gente precisa fazer neste país se chama reforma moral, e podem ter certeza de que no Senado eu vou lutar por isto: uma reforma política, uma reforma administrativa e uma reforma moral. Eu posso até não conseguir mudar esse sistema, mas o sistema nunca vai me mudar também. E outra coisa: eu posso até não conseguir, mas eu vou matar vocês de raiva, isso eu vou fazer com muito orgulho, viu? Eu vou estar lá para representar o povo porque eu sou 100% povo, viu? Estamos juntos. Muito obrigado.