Pronunciamentos

DEPUTADO CABO JÚLIO (PMDB), Presidente "ad hoc". Autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 40º aniversário de fundação da Federação Mineira de Karate. Solicita ao secretário de Estado de Esportes, Ricardo Sapi, maiores investimentos na modalidade esportiva e nos atletas mineiros.
Reunião 7ª reunião ESPECIAL
Legislatura 18ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/05/2017
Página 20, Coluna 1
Assunto ESPORTE. HOMENAGEM.
Proposições citadas RQO 2603 de 2016

7ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 18ª LEGISLATURA, EM 24/4/2017

Palavras do presidente (deputado Cabo Júlio)

O presidente – Quero aproveitar este momento em que o secretário e o presidente da federação estão aqui para quase fazer um apelo, secretário. Temos visto que, embora Minas Gerais seja um celeiro de grandes atletas, muitas vezes as nossas competições ou encontros são muito modestos, por falta de apoio. E, às vezes, não é falta de apoio por que não há o recurso, mas porque não se conhece o mecanismo para buscá-lo, como o ICMS Esportivo ou esses projetos de bolsa.

Muitos dos nossos grandes atletas penam e não alçam voos maiores porque têm de ter uma outra atividade para manter a família. Às vezes, eles têm dificuldade para participar de eventos fora do Estado e até fora do País.

Acredito, presidente, que seria muito importante – e faço isso talvez como um intermediário para uma relação mais estreita entre a federação e a secretaria, pois agora temos um secretário faixa-preta de taekwondo, que conhece a nossa modalidade – propor, sensei Nelson, uma proximidade maior entre a federação e a secretaria. O secretário é um cara muito bacana. Falo isso com muita tranquilidade. É um cara amante do esporte. Ele não é um técnico ou um jogador de futebol que não está nem aí para o caratê, muito pelo contrário. Proponho que haja uma interação maior, e me coloco como intermediário para isso, entre a federação e a Secretaria de Esportes. Estou no meu quinto mandato parlamentar. Fui vereador, deputado federal, por dois mandatos, e deputado estadual. Quero fazer esse intercâmbio para que os nossos atletas de Minas Gerais possam ter maior incentivo para treinar, viajar e, quem sabe, poderemos realizar em Minas Gerais, no final do ano, um grande evento em que o Brasil inteiro venha para cá. Quem sabe um evento no Mineirinho ou onde quer que seja, com o apoio do governo do Estado, da secretaria. Dá para fazer isso. Temos condições de fazer isso.

Há recursos para buscar. Muitas vezes o atleta não sabe como buscar esse recurso e pena para levantar patrocinadores privados para comprar um suplemento. Para conseguir um patrocinador privado, muitas vezes, o atleta tem de colocar seu quimono como uma bandeira, cheio de patrocinadores, sendo que o Estado pode fazer isso e tem como fazê-lo. Acredito que nossos atletas precisam desse incentivo, dessa ajuda e dessa porta aberta.

Não tenho a permissão do secretário para falar, mas falo isso como amigo, sei como ele nos recebe lá. Tenho certeza de que a Secretaria de Esportes estará aberta a ajudar os nossos caratecas a alçar maiores voos, e o nosso pessoal precisa muito disso. E V. Exa., como presidente, nosso ponta de lança, tenho certeza de que terá as portas abertas do governo do Estado e da Secretaria de Esportes, para fazermos grandes eventos dando condições aos nossos atletas de competirem bem, para ganhar. Esse é o apelo que faço, permitam-me, em nome de todos os nossos caratecas aqui presentes nesta noite.