DEPUTADA LIZA PRADO (PSB), Autora do requerimento que deu origem à homenagem.
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/07/2012
Página 18, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO. ASSISTÊNCIA SOCIAL. DROGA.
Proposições citadas RQN 3010 de 2012
RQN 3032 de 2012
RQS 2016 de 2012
22ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 6/7/2012
Palavras da Deputada Liza Prado
Boa tarde a todas e a todos. Sr. Presidente, Deputado João Leite, representando neste ato o Presidente desta Casa, Deputado Dinis Pinheiro, minhas queridas autoridades que compõem esta Mesa, alunos, professoras, policiais e todos que comparecem aqui, nesta tarde, para prestar uma justa homenagem a esse programa que, no meu entendimento, é o maior do Brasil e tem dado resultados positivos; tenho orgulho de esse programa ter começado, aqui em Minas Gerais, na minha cidade, Uberlândia. Na época, na equipe, presente aqui, o Cap. Aloísio, que atualmente está em Contagem, juntamente com o Cap. Papadiamantopolus, o qual fez parte da segunda equipe. Naquela oportunidade, nós nos deslocamos de Uberlândia para São Paulo e lá fizemos o curso, que já existia no Rio de Janeiro. Depois desse momento, o programa se estendeu para todo o Estado de Minas Gerais. Fui Vereadora em Uberlândia por quatro mandatos, comecei o programa, juntamente com o Cap. Aloísio, que fez parte da primeira turma do curso, e depois com o Cap. Papadiamantopolus. Depois, veio o segundo momento, no qual foram feitas palestras no Canadá, no exterior e, a partir dali, comecei a participar das ações e a conhecer, de uma forma científica e com muito amor, o trabalho daqueles policiais no combate às drogas. O programa em Uberlândia começou em 1998, depois do curso, e, a partir dessa data, comecei com o Capitão e com a Polícia Militar a fazer um trabalho de enfrentamento às drogas nas escolas, preparando as nossas crianças para resistirem às pressões do tráfico e para saberem dizer não. A partir desse momento, Deputado João Leite, Cap. Ferraz e todos que aqui estão, comecei a ser uma parceira do Proerd.
O nosso desejo é prestar uma homenagem a vocês que continuam esse trabalho, dedicam a vida a essa moçada, permitindo que ela continue com esse olhar saudável, com essa paixão, com esse sorriso lindo, com essa vontade de se arrumar, de sair, de ser feliz, de aprender e de ter amigos nas escolas.
O Pastor Wellington está presente e sabe da importância de termos essa criançada saudável. Estamos vivendo um momento muito preocupante no Brasil: as drogas estão alastrando-se de forma vertiginosa, destruindo os lares e fazendo com que a violência aumente. Hoje quase 80% dos crimes estão ligados às drogas. Sabemos que é preciso haver programas como esse para que as crianças aprendam a resistir. E esse programa precisa sempre de incentivos e de ampliação de seus recursos financeiros para, cada vez mais, fazer um trabalho de preparação dessa moçada. Só assim ela aprenderá a dizer não, a se defender. Cria-se o vínculo com o policial; estabelece-se uma relação de confiança com o policial que está com a farda. Aquela criança tem a quem recorrer e a quem pedir ajuda. Ela se sente fortalecida nesse momento. E esse vínculo de confiança com a Polícia Militar é fundamental.
Portanto, com o apoio do Presidente desta Casa, Deputado Dinis Pinheiro; do Deputado João Leite; da Comissão de Segurança Pública; do Deputado Paulo Lamac, que logo estará aqui – ele é Presidente da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack e tem feito um belíssimo trabalho, além de ser coautor do requerimento que deu origem a esta homenagem -, enfim, com todos os colegas Deputados, estamos realizando esta homenagem. A nossa intenção é justamente honrar quem merece ser honrado. Por isso esperamos que todo o Estado de Minas Gerais reconheça o trabalho desses valorosos policiais junto à comunidade. Eles têm uma parceria com as professoras, com os professores, com as escolas e acabam virando o anjo da guarda das escolas das crianças, das professoras e da sociedade.
A homenagem é simples, mas esperamos que ela possa atingir o coração de cada um; que sintamos o coração bater bem forte, não apenas o da Deputada Liza Prado, mas o de todos que estão nesta Casa. Muito obrigada. Não desanimem por causa das dificuldades. Efetivar um projeto como esse não é fácil, pois é dispendioso e requer paciência e tolerância. Ele é digno de pessoas que são muito determinadas. A participação de vocês é muito importante. Não desistam nunca. Essa moçada precisa de um alento. Hoje sabemos que a nossa rede de enfrentamento das drogas no Brasil ainda deixa muito a desejar porque praticamente não existe. Pastor, as comunidades terapêuticas são quem, bem ou mal, até o momento salvou vidas. Agora, com esse programa estamos ajudando a ampliar esse trabalho. Há vários programas ligados às igrejas e a outras instituições, mas entendo que o Proerd é um programa que marca, e o Brasil precisa achar solução para enfrentar esse problema de forma maciça. Na verdade, o problema já alcançou todas as classes sociais. Fico muito preocupada quando vejo um programa com meia dúzia de jovens ou de crianças. Não vamos conseguir resolver o problema se não for de forma maciça. Vejo que o maior programa que temos hoje é o Proerd. Pelo menos ele atinge milhares de estudantes, fazendo com que as crianças se fortaleçam e aprendam a dizer não às drogas. Espero que possamos colaborar com esse programa. E o conhecimento de vocês acaba ajudando os outros projetos e programas. A polícia, com sua influência e seus contatos, acaba ajudando as comunidades, os governos, os Estados, e é assim que vamos vencer, pois a responsabilidade é de todos.
Quem conhece o sofrimento e o desespero de uma mãe sabe como é difícil essa situação. Todos têm um caso na família. As nossas penitenciárias, os nossos presídios estão lotados, e a grande maioria dos crimes está ligada à droga. A droga arrebenta com o País, tira todo o potencial e a vitalidade do nosso povo.
Hoje o Plenário e as galerias estão lotados. Creio que vocês que aqui estão sejam exemplo para todas as escolas do Estado de Minas Gerais. Muito obrigada. Não desistam, corram atrás se não conseguirem que o Proerd esteja em suas escolas. O programa é fundamental para combater efetiva e eficazmente o uso das drogas. Todos sabemos como evitar esse uso. O problema é gravíssimo. Sabemos a situação das fronteiras, da falta de policiais. Não vou enxugar gelo nem chover no molhado. Com o trabalho de cada um é que conseguiremos mudar essa história triste que se desenha para a nossa juventude.
O Deputado Paulo Lamac, que está compondo a Mesa, saiu hoje de Juiz de Fora e veio correndo para chegar aqui e encontrar todos vocês.
Em recente encontro com as comunidades terapêuticas, disse que parece que o que fazemos não está adiantando, que ficamos desanimados às vezes. O que fazemos parece uma gota d`água no oceano. Alguém falou sobre um verso da Madre Tereza de Calcutá: “Já pensou se não fosse essa gota d`água? O oceano estaria bem menor”. Se colocamos amor no que fazemos, plantamos sementes. Todos os que plantam sementes ainda têm sonhos e estão nesse projeto. Portanto, recebam nossas homenagens e os nossos sinceros agradecimentos em nome do povo mineiro. Muito obrigada.