Pronunciamentos

CARLOS CRUZ, Presidente da Associação Mineira de Cronistas Espotivos - AMCE.

Discurso

Transcurso do 70º aniversário de criação da Associação Mineira de Cronistas Espotivos - AMCE.
Reunião 23ª reunião ESPECIAL
Legislatura 16ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/08/2009
Página 42, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQN 1744 de 2008

23ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 3/8/2009

Palavras do Deputado Carlos Cruz


Palavras do Sr. Carlos Cruz

Exmos. Srs. Deputado Doutor Viana, 1o-Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, neste ato representando o Deputado Alberto Pinto Coelho, Presidente desta Casa; companheiro Cloves Benevides, Subsecretário Antidrogas e Presidente da Fucam; Dirceu Pereira, representante da Ademg e Vice-Presidente da AMCE, companheiro de jornada; Waldir de Castro, Presidente do Conselho Deliberativo da AMCE, outro companheiro de grande valor; e Deputado Gustavo Valadares, autor do requerimento que deu origem a esta reunião e em cujas veias corre o futebol, boa noite.

Mais uma vez, sou tomado pela emoção, já que na semana passada participamos também de uma reunião especial na Câmara de Vereadores, por indicação do companheiro Alberto Rodrigues, cronista que participa constantemente da vida da nossa associação. Aqui estamos novamente para agradecer, até porque nossas palavras serão sempre de agradecimento. Saúdo a todos os presentes dizendo que a AMCE fica mais forte a cada dia que passa e, consequentemente, vai crescendo o nosso compromisso social - cada vez mais o crédito de vocês junto a nós aumenta.

Estamos comemorando nossos 70 anos, e 70 anos não são 7 dias - isso é um clichê, mas é também uma realidade. Disse na semana passada e repito: quando se está fora da AMCE, quando não se preside uma entidade como a nossa, não se tem a dimensão do que é fazê-lo. É motivo de honra e de orgulho estar aqui como Presidente da AMCE, representando companheiros de muito merecimento. É até difícil tentarmos traduzir o que representam os nossos companheiros e colegas da Associação, porque são pessoas emblemáticas na sociedade.

Nossa trajetória é rica dentro do esporte mineiro e ultrapassou as fronteiras das Gerais, ganhando respeito e reconhecimento nacional e internacional. A AMCE não é meramente uma associação de representação classista. Para quem não sabe, a AMCE impulsionou os esportes amadores e ajudou a construir o futebol profissional em nosso Estado, como foi ressaltado em parte pelo colega Deputado Gustavo Valadares. A AMCE foi determinante para fazer - o Deputado Gustavo lembrou aqui a construção dos estádios - de Belo Horizonte uma das sedes da Copa do Mundo de 1950. Temos companheiros que vivenciaram aquele momento e que estão sempre se lembrando do empenho e envolvimento que os cronistas tiveram para realizarmos aqui aquela Copa. A AMCE defendeu com unhas e dentes a ideia que resultou na construção do Mineirão, que se transformou no nosso templo do futebol e que ainda é referência nacional.

Enfim, ao longo dos seus 70 anos, a AMCE sustentou uma parceria leal com os clubes, dirigentes e autoridades que trabalham em prol do Estado e, evidentemente, do esporte. Mantemos sempre o compromisso ético de respeito às leis e aos conceitos morais. A AMCE defende e valoriza o trabalho de milhares de radialistas e jornalistas esportivos de Minas Gerais. Por nossa entidade passaram grandes nomes da crônica esportiva. Essa Associação abrigou e ainda abriga companheiros que prestam serviços relevantes à sociedade de maneira geral e especificamente a esta Casa. O Dirceu Pereira é um exemplo, e muitos outros que já estiveram ou estão lá, que por lá já passaram ou que pertencem à AMCE como associados.

Mas toda essa história não terá valido a pena se não for realimentada. E é para isso que estamos aqui, é para isso que a nossa Associação está empenhada, trabalhando continuamente para reforçar e reescrever essa história de maneira crescente, como vem acontecendo até o momento. O nosso compromisso é também construir fatos sólidos, trabalhar para manter ações que engrandeçam a sociedade mineira.

Para comemorar esses 70 anos, realizamos uma programação especial com início no mês de julho, que se estenderá até 2010, com homenagens, seminários, palestras, comemorações, festas. Outras iniciativas foram e serão realizadas ainda ao longo deste ano. Abrimos essa comemoração em um encontro com o Governador Aécio Neves no Palácio, quando ele reafirmou o compromisso de seguir conosco nos nossos propósitos e de apoiar os nossos projetos. Homenageamos veículos de comunicação, os clubes Atlético, Cruzeiro e América e representamos também clubes do interior. Também homenageamos e fomos homenageados pelo Minas Tênis Clube e pelo nosso Vereador Alberto Rodrigues por ocasião, como disse aqui, da reunião na Câmara de Vereadores; tivemos ainda a oportunidade de homenagear os clubes com a entrega do troféu ao Atlético, vencedor do clássico Atlético e Cruzeiro por ocasião do Campeonato Brasileiro, e todos os atletas profissionais que serviram ao futebol mineiro. Todos representados por Ronaldo Fenômeno, atualmente jogador do Corinthians. Essa homenagem foi prestada no “hall” do Mineirão quando ele também foi homenageado ao colocar o seu registro na calçada da fama dos principais atletas do País. No último domingo, homenageamos o campeão da Taça BH de Futebol Júnior, o Atlético, que venceu o Internacional por um a zero. Prestamos homenagem à Prefeitura de Santa Luzia, parceira na Copa Integração de Futebol de Base, no “hall” da Ademg, por ocasião do encerramento da competição que congrega todas as categorias de base do nosso futebol. Prosseguiremos com uma série de outras homenagens aos veículos do interior, à Ademg e à Federação Mineira e com mais alguns cronistas representando toda a nossa classe. Temos ainda o compromisso de realizar muitas etapas do projeto iniciado em janeiro e desenvolvido pela equipe da AMCE, trabalho que está muito coeso e tem gerado frutos muito saudáveis. Estamos conseguindo trazer para a AMCE tudo o que planejamos, oferecendo, evidentemente, aos parceiros e colaboradores tudo o que temos condições de oferecer. Já conseguimos implantar o novo “site”, que nos possibilitou um melhor relacionamento, uma melhor comunicação com os nossos associados do interior; reorganizamos o estacionamento do Mineirão, exclusivo para os associados; estamos implantando um sistema “on-line” para a cessão do ingresso-convênio, em parceria com os clubes Atlético e Cruzeiro; e conquistamos o direito de realizar o congresso brasileiro de cronistas esportivos em 2010.

Quero ressaltar o empenho de toda a Diretoria, mas destaco especialmente o apoio da colega Dimara Oliveira e do companheiro que está ausente, Afonso Alberto, delegado da Abrace, representante da Região Sudeste juntamente com o companheiro Maurílio Costa, que está ali no cantinho e teve uma participação muito importante nesse processo.

São muitas as ações que a AMCE está desenvolvendo e ainda desenvolverá nessa caminhada. A partir do mês que vem, abriremos a primeira turma do curso de Inglês que será ofertado aos associados, dando início à preparação dos nossos companheiros para a Copa de 2014. Em breve ofereceremos um curso de atualização e especialização em cobertura esportiva e, ao mesmo tempo, convênios com empresas prestadoras de serviços e produtos. Tudo isso visa ao engrandecimento e à preparação da nossa classe para um futuro próximo. Em 2010 queremos mostrar ao País o que temos e o que estaremos fazendo para 2014.

Simultaneamente ao congresso brasileiro, realizaremos um projeto inédito: faremos uma exposição nacional de produtos e serviços para o segmento esportivo. Estamos trabalhando pesado, discutindo todas as etapas e, no início do mês, iniciamos o projeto executivo. Contamos com o apoio do governo do Estado, com a parceria da Casa e principalmente com o envolvimento dos cronistas. A AMCE também desenvolve um projeto sobre o qual falo de maneira especial porque, por formação, só acredito em jornalismo com envolvimento social. Fico muito à vontade nesta Casa, que trabalha essencialmente para o engrandecimento social. Destaco a nossa equipe de futebol, que está desenvolvendo ações sociais na Grande BH e em cidades mais próximas, promovendo jogos beneficentes, levando evidentemente a nossa marca e, ao mesmo tempo, proporcionando às comunidades um momento de conforto, uma possibilidade de fazer bilheteria com alimentos não perecíveis. São ações que nos engrandecem como cidadãos.

Quero agradecer a todos, principalmente a esta Casa, muito bem representada; aos meus companheiros de diretoria; à Orquestra Sinfônica da PMMG; às autoridades presentes; aos meus colegas atletas. Alguns estão sentindo a minha ausência, outros estão comemorando-a. Mas estou voltando; estou me recondicionando fisicamente e ainda vou dar muito o que falar, para bem e para mal. Muitos vão xingar e alguns talvez façam uma referência positiva. Enfim, estamos voltando, principalmente para participar e engrandecer essa ação social, que tem de ser constante e real. Neste momento, quero agradecer ainda aos familiares dos cronistas, à minha família, aqui representada pela minha filha Lorena. Envio um abraço a todos.

Sacrificamos muito nossas famílias. Somos muito ausentes, em virtude de nosso trabalho. Recebi muitas manifestações de colegas que gostariam de estar aqui, mas, por obrigação de ofício, evidentemente estão levando a melhor informação para seus ouvintes, leitores e telespectadores. Faz parte do nosso trabalho, e vivemos com essa realidade.

Agradeço e retribuo esta homenagem prestada à AMCE entregando o Troféu 70 Anos AMCE ao Deputado Doutor Viana, que tive a oportunidade de conhecer em uma visita do amigo Geraldo Andrade, Presidente do Clube Minas Gerais. Fui muito bem recebido em seu gabinete, o que soma muito, porque a classe política está muito próxima de nós. Temos de manter uma parceria muito firme. Todo esse apoio destacado pelo Deputado Gustavo Corrêa é muito emblemático. Esteja certo de que cobraremos. Caminharemos lado a lado. Muito obrigado pela oportunidade de passar à Casa o Troféu 70 Anos AMCE. É uma simples recordação, mas emblemática.

- Procede-se à entrega do troféu.

Muito obrigado a todos. Venho de jornal. Minha formação é de redação, mas acho que estou aprendendo com os colegas radialistas - não posso ver um microfone que embalo. Desculpem-me a emoção, que faz parte da nossa vida. Sem ela não temos razão de viver. Muito obrigado a todos.