ANTONIO FILOSA, Presidente da Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 18/07/2019
Página 27, Coluna 1
Assunto HOMENAGEM.
Proposições citadas RQN 11448 de 2018
RQC 12611 de 2018
Normas citadas DNE nº 295, de 2019
17ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 16/7/2019
Palavras do Sr. Antonio Filosa
O Sr. Antonio Filosa - Boa noite a todos. Estou um pouco emocionado. Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado e amigo Agostinho Patrus, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; Exmo. Sr. Cônsul da Itália em Belo Horizonte, amigo Dario Savarese, napolitano; Exmo. Sr. Prefeito de Betim Vittorio Medioli – obrigado; Sr. Presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, mestre precursor de todos os italianos que vivem por aqui, Valentino Rizzioli – muito obrigado; Sr. Presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Sette Câmara – muito obrigado; Sr. Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg –, Flávio Roscoe – muito obrigado. Muito obrigado a todos.
Claramente, meu coração está indo a 250 batidas por segundo. Se me permitirem, escrevi algumas palavras para evitar que a emoção tome o tempo de vocês. Então vou gastar 5 minutos do tempo das autoridades presentes, dos amigos, para compartir com vocês essa emoção.
Boa noite a todas e a todos os presentes. Estou verdadeiramente muito honrado e feliz de estar aqui, nesta noite, compartilhando com vocês mais um momento, talvez o mais marcante, da minha vida. Agradeço sinceramente ao deputado e amigo Agostinho Patrus a proposição desse título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. Sinceramente não esperava tudo isso.
Quem me conhece consegue avaliar a importância que tem esse título para mim, porque, de coração, sou apaixonado por este estado, por Minas Gerais. Fui transferido para cá em 2005 por um chefe italiano que me falou que eu estaria aqui durante oito meses. Passaram-se quinze anos quase, e de verdade, espero que passem ainda muito mais que isso.
Eu já estava acostumado a algumas mudanças, porque sou quase italiano, sou de Nápoles e depois, na minha vida, emigrei para a Itália, para Milão, depois, Turim. Fui para a Inglaterra, trabalhei na Espanha, nos Estados Unidos e, por fim, vim para Minas Gerais. Desde o primeiro momento me identifiquei imediatamente com o jeito que vocês têm de ser mineiros e mineiras. Quando cheguei, em 17/1/2005, um colega que trabalhava ainda na FCA me recebeu no aeroporto e me guiou por algumas horas para o começo da minha aventura em Minas. Mas eu estava um pouco nervoso. Depois descobri por que tinha que ir ao Mineirão assistir a um jogo do Galo. Eu não vou me esquecer dele mais: era Atlético Mineiro e Valério, pelo Campeonato Mineiro, e o Valério ganhou por 3 a 2. Tudo bem, acontece também nos melhores clubes do mundo. Eu sou Galo de coração também. É por isso.
Além do futebol, descobri outros pontos em comum que tenho com os mineiros. Eu aprecio de verdade o alto valor que o mineiro atribui à vida em família e a estar junto aos amigos. Essa necessidade de estar em comunidade diz muito para mim. É sinônimo de valorizar um ao outro e de acreditar na força e no esforço do coletivo. Também expressa dois sentimentos que vejo claramente nas pessoas com as quais me relaciono e me relacionei: humildade e garra.
Tenho a honra de liderar uma empresa de grande porte, a FCA, que emprega quase 15 mil mineiros e 26 mil na América Latina, e observo na maioria dos meus colegas essas duas virtudes. Diante de cada desafio novo, as pessoas aqui assumem a postura de aprendizado, absorvem, meditam, refletem, interiorizam e depois fazem para valer e agem com garra e segurança. A mesma garra que demonstram no trabalho, também os mineiros e as mineiras usam na vida pessoal. É isso o que aprendi com vocês. É com garra que perseguem seus objetivos pessoais e profissionais e fazem isso sempre com alto grau de dedicação ao coletivo. Acho que esse é o segredo deste fantástico estado.
A necessidade de viver em comunidade atenua até mesmo os gestos e o tom de voz. Há uma cortesia constante no ar da cidade e do Estado. Esse modo de viver me cativou definitivamente. Foi por isso que fiz grandes amigos aqui em Minas e agradeço a alguns deles que vieram aqui, como o Agostinho, o Breno, a Ana, o Marcelo, a Dani e todos os colegas da FCA que me orgulham por estarem no meu time. Principalmente, eu encontrei todas essas virtudes reunidas de modo apaixonante na figura de uma mineira linda, inteligente e elegante que está aqui conosco, a minha esposa Maina, com quem me casei em 2O14. Com ela me tornei mais mineiro ainda. Achei que tivesse alcançado o ponto máximo dessa minha nova mineiridade no ano passado, quando o nosso primeiro filho, mineiro, Filippo, nasceu nessa fantástica cidade, Belo Horizonte. A gente está lá como uma típica família mineira: pão de queijo todas as manhãs, e alguns quilinhos a mais demonstram isso. É muito amor e muito convívio com os amigos e todos os conhecidos.
É claro que sinto falta da minha mãe, da minha irmã, da minha família, que vive na Itália, quase na Itália, em Nápoles. E tenho minhas memórias italianas muito vivas, mas encontrei aqui tanto carinho e tanto acolhimento que até mesmo essa distância já está superada e, de verdade, não há como não ficar aqui, se dependesse somente de mim.
Por esse envolvimento com as pessoas e lugares de Minas, sinto-me muito orgulhoso de liderar um time vencedor na Fiat Chrysler Automóveis, que hoje aqui tem uma representação superimportante, superprivilegiada para mim, ou seja, meu privilégio.
Eu sou, na verdade, somente o porta-voz desse time, do time de milhares de pessoas cujo trabalho é excelente. No mês de maio, isso foi reconhecido pessoalmente pelo nosso principal acionista e controlador da FCA, o engenheiro John Elkann, e pelo CEO global do grupo, meu chefe, Mike Manley. Eles costumam viajar muito, mas passam a maioria do tempo deles entre Turim, a sede história do nosso grupo, e Detroit, o segundo coração do nosso grupo. Mas eles fizeram questão de vir aqui, em Betim, para poder anunciar com o governador Romeu Zema, o deputado Agostinho Patrus e a muitas mais autoridades, algumas delas aqui presentes, o novo plano de investimento que a FCA tem globalmente. E esse plano tem claramente tem, nas nossas fábricas e na fábrica de Betim, um dos corações e um dos pilares fundamentais para o futuro desenvolvimento.
É muito significativo para mim que aqueles que ocupam os mais elevados níveis hierárquicos da empresa em que trabalho há 20 anos tenham decidido presenciar o momento e vir aqui pessoalmente. Isso não acontece e não aconteceu com outras regiões. Aconteceu aqui, aconteceu no Brasil, aconteceu em Minas Gerais e aconteceu em Betim. Foi o reconhecimento à qualidade do time que tenho o privilégio e a honra de liderar.
Saindo um pouco do script e aproveitando as tantas autoridades, queria confirmar que em Betim, em Minas temos 15 mil dos mais competentes guerreiros da indústria automotiva. São os melhores 15 mil do Latam, junto com os 10 mil colegas de Pernambuco, de Córdoba, de Buenos Aires. Somos um time de 25 mil, que hoje a FCA globalmente inveja positivamente e do qual eu sou somente um porta-voz.
Esses investimentos que esses 25 mil competentíssimos guerreiros mereceram vão colocar em movimento a imensa cadeia de valor que construímos todos juntos com os nossos parceiros fornecedores, com os parceiros concessionários na indústria automotiva. Estou certo de que, com o nosso trabalho, daremos uma contribuição para a superação dos desafios que Minas Gerais hoje está passando, mas tenho certeza de que, com a fantástica iniciativa Sou Minas Demais, superará com competência, humildade e a garra que todo mineiro e toda mineira sempre tiveram e terão.
A nossa aposta é no desenvolvimento e no futuro de Minas e claramente do Brasil. É isso que verdadeiramente importa para os 15 mil em Minas, os 25 mil no Brasil e no resto da América Latina e para todos nós, cidadãos mineiros. Agora posso falar isso. Obrigado a todos e a todas vocês pela presença e por esta incrível homenagem. Obrigado.