Lei nº 13.472, de 18/01/2000

Texto Original

Dispõe sobre o Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG - para o quadriênio 2000-2003 e dá outras providências.


O Povo do Estado de Minas Gerais, por seus representantes, decretou e eu, em seu nome, sanciono a seguinte Lei:


Art. 1º - O Plano Plurianual de Ação Governamental - PPAG - para o quadriênio 2000-2003 obedecerá às diretrizes, aos objetivos e às metas da administração estadual estabelecidos nesta lei e às políticas, às ações e aos programas definidos no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI -, conforme dispõe o art. 154 da Constituição do Estado.


Art. 2º - As diretrizes, os objetivos e as metas a que se refere o art. 1º são os especificados nos anexos desta lei, observada a seguinte estruturação:

I - Anexo I - Cenário Macroeconômico, Finanças Públicas e Diretrizes de Desenvolvimento;

II - Anexo II - Diagnóstico, Diretrizes, Objetivos e Metas Setoriais.


Art. 3º - As Leis de Diretrizes Orçamentárias para os exercícios de 2001, 2002 e 2003 especificarão as metas anuais da administração pública estadual, compatibilizadas, em nível de programa, com as estabelecidas no Anexo II desta lei.

Parágrafo único - Para o exercício de 2000, as metas são as discriminadas no Anexo II desta lei.


Art. 4º - Os valores previstos no PPAG são orçados segundo os preços correntes de 1999.

Parágrafo único - Os valores a que se refere o "caput" deste artigo serão reavaliados para os exercícios de 2001 a 2003, de acordo com os critérios que venham a ser estabelecidos nas respectivas Leis de Diretrizes Orçamentárias.


Art. 5º - O PPAG poderá sofrer revisões mediante leis específicas, para ser ajustado às circunstâncias emergentes no contexto social, econômico e financeiro, bem como ao processo gradativo de reestruturação do gasto público estadual.


Art. 6º - Os orçamentos anuais referentes ao quadriênio 2000 - 2003 não poderão conter despesas de capital ou outras delas decorrentes, ou despesas com programa de duração continuada que não estejam previstas no Anexo II desta lei.


Art. 7º - O Anexo IV, que contém as alterações que serão compatibilizadas pelo Poder Executivo no Anexo II, integra esta lei na forma de incisos.


Art. 8º - As demandas priorizadas no Orçamento Participativo serão viabilizadas nos orçamentos anuais de 2001, 2002 e 2003.


Art. 9º - O Poder Executivo priorizará, na elaboração dos orçamentos anuais, as propostas aprovadas nos Seminários Legislativos Construindo a Política de Educação Pública em Minas Gerais e Desemprego e Direito ao Trabalho.


Art. 10 - Até 30 de janeiro de cada exercício, o Poder Executivo encaminhará à Assembléia Legislativa o detalhamento, em nível de projeto, dos programas sociais constantes neste Plano, que serão executados no decorrer do ano, destacando-se os recursos destinados ao financiamento das atividades-meio e das atividades-fim e os investimentos a serem realizados em cada programa, com seus respectivos órgãos executores, bem como os resultados quantitativos e qualitativos que pretendem alcançar, compatibilizando-os com os estabelecidos na lei do orçamento do mesmo exercício.

Parágrafo único - Consideram-se programas sociais, entre outros, para os fins desta lei, os destinados à melhoria quantitativa e qualitativa nas áreas de educação, saúde, segurança e geração de emprego.


Art. 11 - Da prestação de contas prevista no inciso XII do art. 90 da Constituição do Estado, constará demonstrativo dos programas sociais executados no decorrer de cada um dos exercícios a que se refere este Plano, destacando-se os recursos despendidos com atividades-fim e com atividades-meio e os investimentos realizados em nível de projeto, bem como os resultados qualitativos e quantitativos obtidos.


Art. 12 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Art. 13 - Revogam-se as disposições em contrário.


Dada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, aos 18 de janeiro de 2000.


ITAMAR FRANCO

Henrique Eduardo Ferreira Hargreaves

Manoel da Silva Costa Júnior

José Augusto Trópia Reis



Anexo IV

( a que se refere o art. 7º da Lei nº 13.472, de 18 de janeiro de 1999)

Alterações a Serem Introduzidas no Anexo II

I - Fica incluída no setor Governadoria do Estado a empresa PRODEMGE, com o texto e quadros abaixo redigidos:

Governadoria do Estado

PRODEMGE

Diagnóstico

A Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais - PRODEMGE -, segundo as premissas previstas para o Sistema Estadual de Informações - SEI -, tem orientado sua atuação em três pontos focais que buscam o cumprimento das estratégias do Governo do Estado:

- integrar todos os sistemas de informações da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual;

- racionalizar e otimizar os recursos de informática;

- criar informações confiáveis para a atuação operacional e gerencial do Estado.

Modernizar o Estado significa o emprego racional de tecnologias de informática por meio da integração das informações e unificação dos padrões de informatização e tratamento dos dados. No contexto de um Estado com as dimensões e a complexidade de Minas, os sistemas corporativos e a descentralização das informação são recursos imprescindíveis para o favorecimento da análise e a tomada de decisões para todos os níveis estratégicos de órgãos e entidades.

A qualidade dos serviços prestados aos cidadãos mineiros tem na informática um adepto importante, que permite eliminar das rotinas da administração pública problemas como pouca agilidade nos processos, carência de informações em tempo hábil, confiabilidade dos dados e trabalhos realizados com redundância por órgãos distintos do Estado.

A modernização tecnológica representa, além dos ganhos sociais, a garantia de reversão de situações nocivas, como prejuízo na arrecadação, dificuldade na tomada de decisões por falta de informações estratégicas, demora na obtenção de dados necessários para se administrar um contingente tão significativo de municípios.

A concretização de um novo modelo de atuação para a informática no Estado está intimamente ligada a investimentos em crescimento e desenvolvimento técnico e tecnológico do Estado, como forma de garantir o principal objetivo do Governo: possibilitar ao cidadão uma significativa melhoria na prestação dos serviços públicos nos aspectos de eficiência, agilidade, credibilidade, com forte redução no custo operacional da máquina do Estado, já que trabalhos de órgãos distintos não se sobreporão, havendo um perfeito intercâmbio entre essas entidades.

A PRODEMGE acredita que "a informática aproxima cada cidadão do serviço público e que um grande governo se faz da democratização das informações".

As tecnologias da informação para os anos 2000-2003 continuarão sendo baseadas na expansão da Internet, a rede mundial de computadores, e suas variações - Extranet e Intranet. Essas tecnologias, que já são capazes de disponibilizar, a qualquer momento, qualquer tipo de informação em locais com um mínimo de estrutura técnica (microcomputador ligado à rede telefônica), continuarão provocando mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais.

A democratização de informações, o aumento da concorrência, a queda nos preços dos produtos e serviços, a redução dos intermediários que não agregam valor, a possibilidade de fusão entre grandes empresas, gerando megaempresas para domínio de mercados e redução de pessoal, as oportunidades mundiais nos negócios, o desemprego estrutural e a necessidade de treinamento constante e a criação de nova divisão social - os que têm acesso e os que não tem acesso às redes - e a necessidade de decisões rápidas em todos os níveis, baseadas em informações precisas e atualizadas, já fazem parte do momento atual.

A tendência é a de que esses fenômenos, já presentes na sociedade, se confirmem e se reforcem nos próximos quatro anos. Para enfrentar esses desafios, a administração pública deverá estar sintonizada com as novas exigências da sociedade, devendo adotar, desde já, diretrizes que garantam a qualidade de seus serviços.

Diretriz

- Democratizar as informações, fazendo com que, cada vez mais, as informações necessárias cheguem aos cidadãos do Estado, tornando disponíveis os sistemas existentes, por meio da criação de novos sistemas e da utilização de tecnologias que tornem o acesso a essas informações fácil e barato.

Objetivos

- modernizar e racionalizar a administração pública estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente;

- dar acesso e expandir a infra-estrutura de comunicação de dados, adequando-a às necessidades da administração pública, promovendo agilidade, dinamismo e maior cobertura no Estado; fazer a atualização tecnológica da rede de dados por via de satélite, para suportar a transferência de grandes volumes de dados, voz e imagem e dar acesso à Internet por linha discada;

- reestruturar o parque computacional do Estado, possibilitando a migração dos sistemas que estão sendo processados em computadores de grande porte para redes de microcomputadores instaladas junto a seus responsáveis, a fim de garantir maior agilidade e confiabilidade quanto à atualização dos dados;

- modernizar e integrar os sistemas de informações do Estado, disponibilizando a conexão das unidades setoriais de informatização e também informações integradas e gerenciais, por meio de redes de computadores e sistema integrado de gestão.


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003

PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO

2000

SETOR: PRODEMGE

Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização


I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X

Total













Modernização e Integração da Informática no Estado












Modernizar e racionalizar a Administração pública estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente












Kit com roteador, switchs, hubs adquirido e implantado (kit)

7

5

3

4

2

4

2

4

4

3

38

Conjunto de software e hardware para atualização da Rede de Comunicação de Dados adquirido e mantido (unidade)

2










2

Processador adquirido e ampliado (unidade)

1










1

Servidor para dowsizing, laboratório e apoio ao desenvolvimento adquirido (unidade)

6










6

Sub-sistema para armazenamento de dados e imagens adquirido (unidade)

3










3

No-break adquirido (unidade)

1










1

Licença de software adquirido (unidade)

836










836

Estações de trabalho adquiridas e atualizadas (unidade)

25










25

Kit para acompanhamento do PSI instalado (kit)

19










19

Kit de software e hardware para gestão de informações (SEI) adquirido e instalado (kit)

20










20















PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003

PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO

2001 / 2003

SETOR: PRODEMGE

Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização


I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X

Total

Modernização e Integração da Informática no Estado












Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente.












Kit com roteador, switchs, hubs adquirido e implantado (kit)











-

Conjunto de software e hardware para atualização da Rede de Comunicação de Dados adquirido e mantido (unidade)











-

Processador adquirido e ampliado (unidade)











-

Servidor para dowsizing, laboratório e apoio ao desenvolvimento adquirido (unidade)

4










4

Sub-sistema para armazenamento de dados e imagens adquirido (unidade)

2










2

No-break adquirido (unidade)











-

Licença de software adquirido (unidade)

100










100

Estações de trabalho adquiridas e atualizadas (unidade)

75










75

Kit para acompanhamento do PSI instalado (kit)











-

Kit de software e hardware para gestão de informações (SEI) adquirido e instalado (kit)











-














PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003

PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS

2000

SETOR: PRODEMGE


R$1.000,00


Despesas Correntes

Despesas de Capital

Total

Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total









Modernização e Integração da Informática no Estado



-

7.839

7.839







Aporte de Capital



-

1

1







Total

-

-

-

7.840

7.840


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003

PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS

2001/2003

SETOR: PRODEMGE


R$1.000,00


Despesas Correntes

Despesas

de Capital

Total

Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total



Modernização e Integração da Informática no Estado

-

-

-

4.487

4.487







Aporte de Capital

-

-

-

-

-







Total

-

-

-

4.487

4.487


II - Ficam substituídos o texto e os quadros relativos ao setor Casa Civil e Comunicação Social pelo texto e quadros abaixo redigidos:

Casa Civil e Comunicação Social

Diagnóstico

A Secretaria de Estado da Casa Civil e Comunicação Social - SECCS - vem-se definindo ao longo de sua história como formuladora e articuladora dos objetivos de governo acordados nos diferentes níveis de poder, para que sejam efetivamente alcançados segundo o modelo burocrático de cada tempo político.

Hoje, com a crise do Estado e o irrealismo da proposta neoliberal do Estado mínimo, o Governo, atento à necessidade de reconstruir Minas, quer fazê-lo com energia, pensando numa dimensão moderna, eficiente, voltada para o atendimento ao cidadão.

Neste momento político, a reforma do Estado significa melhorar não apenas a organização e o pessoal, mas também suas finanças e todo o sistema institucional e legal, permitindo uma relação harmoniosa e positiva com a sociedade civil.

Na medida em que a atual tecnologia oferece instrumentos eficientes de apoio à tomada de decisões, é necessário um projeto de informação e comunicação que permita a interligação e o redirecionamento estratégico dos diversos sistemas de informação existentes, de forma a incorporar os novos conceitos de gestão do aparelho do Estado.

O Departamento Estadual de Telecomunicações de Minas Gerais - DETEL-MG -, autarquia vinculada à SECCS, tem como objetivo básico a formulação, execução e fiscalização da política estadual de telecomunicações no que se refere à repetição e retransmissão de sinais de televisão, comunicação de dados, telefonia rural e radiodifusão sonora.

A atividade-fim do DETEL-MG possibilita ao Estado o cumprimento de importante ação social, pois beneficia as populações que se encontram isoladas, sem nenhum meio de comunicação. Atua em regiões em que as empresas privadas não têm interesse comercial em investir, por falta de retorno financeiro. Nestes locais, o DETEL-MG, obedecendo às diretrizes políticas estabelecidas pelo Governador do Estado, promove a implantação de postos telefônicos rurais e sistemas de retransmissão de sinais de televisão.

Outra atividade é o planejamento e a consultoria técnica ao sistema de telecomunicações do Estado. O DETEL é o órgão estadual competente para elaborar projetos e emitir laudos e pareceres técnicos para todos os órgãos e empresas da administração pública estadual. De acordo com a demanda, prevê-se a emissão de 300 documentos técnicos por ano, entre projetos e pareceres.

O principal problema para a plena execução de seus objetivos e o atendimento de todas as demandas é a carência de recursos financeiros para investir em obras. Para minimizar esta situação, a autarquia vem buscando recursos entre órgãos e entidades públicos e privados, mediante contratos e convênios de parceria.

A Loteria do Estado de Minas Gerais - LOTEMIG -, entidade autárquica vinculada à SECCS, tem como competência o planejamento, a coordenação, a execução e o controle do jogo lotérico explorado pelo Estado de Minas Gerais, cuja renda líquida é destinada a obras e serviços de assistência social, educativa, cultural e esportiva.

Outra autarquia vinculada à SECCS, a Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais vem desempenhando sua principal missão - a de editar e imprimir o jornal "Minas Gerais". Sua circulação, especialmente no âmbito da administração direta e indireta do Governo e, ainda, a confecção de impressos para os órgãos estaduais têm o objetivo de prestar serviços da mais alta qualidade ao setor público do Estado, a fim de que todos recebam, no menor prazo possível, as notícias e os atos oficiais.

Diante das dificuldades enfrentadas pelo Estado, a direção da Imprensa Oficial tem como diretriz a auto-suficiência financeira da autarquia. Para atender à demanda do Governo, estão programadas a expansão e o aperfeiçoamento do parque industrial da IOMG.

A Rádio Inconfidência, empresa vinculada à SECCS, tem por objetivo integrar todas as regiões do Estado na divulgação das ações do Governo, auxiliar na formação da cidadania por meio da democratização das informações e possibilitar a comunicação de forma institucional, de orientação social e de prestação de serviço à comunidade.

O diagnóstico setorial da empresa, que tem como indicadores a rapidez e exatidão na divulgação das informações, evolução tecnológica na radiodifusão e pesquisas indicativas de abrangência de audiência, propõe um gerenciamento de forma objetiva e participativa, para integrar as regiões do Estado, proporcionando à sociedade informações culturais, jornalísticas e esportivas.

A rápida evolução tecnológica na área de radiodifusão e o não-reaparelhamento dos equipamentos já obsoletos constitui um grande desafio para a emissora, que espera superá-lo por meio de recursos aportados por campanhas publicitárias institucionais de organismos governamentais e outros próprios, arrecadados na iniciativa privada.

As funções da Secretaria de Estado de Assuntos Municipais, com sua extinção, foram incorporadas pela SECCS. Assim, a Secretaria de Estado da Casa Civil e Comunicação Social procurará pôr em prática a política de fortalecimento dos municípios.

Um dos caminhos a seguir é promover um programa de cooperação técnica intergovernamental, por meio da capacitação e do fortalecimento do poder local. O novo pacto federativo resultante da Constituição de 1988 promoveu uma expressiva ampliação das competências da esfera municipal, embora as transferências de recursos financeiros não se tenham processado na mesma magnitude.

Uma das formas encontradas e em permanente implementação é o associativismo municipal nos moldes em que vinha sendo praticado pela SEAM, a qual tem, nas associações microrregionais, o mais consistente elo para a prática otimizada do planejamento e da articulação entre as três áreas de Governo (Federal, Estadual e Municipal), o que resulta em benefícios concretos para as comunidades mineiras, concomitantemente a uma ação de articulação justa e democrática.

A Comissão de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha - CODEVALE -, desde a sua criação, em 1964, vem buscando o desenvolvimento e o planejamento de ações que visam à melhoria da qualidade de vida da população do Vale do Jequitinhonha.

Em face das dificuldades financeiras que afetaram o repasse de recursos à autarquia, a sua finalidade precípua institucional se viu prejudicada. Apesar disso, merece destaque a execução do projeto Promoção do Artesanato do Vale do Jequitinhonha, por meio da aquisição de peças para revenda pela CODEVALE e realização de feiras e exposições de artesanato para divulgar e comercializar a arte popular, resultando no fortalecimento e na autonomia do artesão como categoria produtiva e representativa da arte regional.

Tal ação foi resultado de uma reivindicação dos artesãos de se capacitarem para o autogerenciamento da atividade de comercialização de sua produção artesanal.

O Vale do Jequitinhonha sofre ciclicamente longas estiagens, que são notoriamente conhecidas. Essa carência generalizada de água representa forte obstáculo a seu desenvolvimento sócio-econômico, levando a população, em grande número de municípios, a uma situação de calamidade que espalha a miséria em várias direções. Essas estiagens flagelam sobremaneira a agricultura. Em certos casos, inviabiliza a atividade.

Visando minimizar os efeitos causados pelo fenômeno da seca, a CODEVALE propõe a distribuição de "kits" para irrigação e a construção de pequenos açudes.

As demandas educacionais oriundas do meio rural são as mais expressivas, uma vez que a população regional é intensamente concentrada aí. Uma maneira de minimizar e solucionar os problemas de cada área seria a celebração de convênios com as prefeituras, para a construção e a reforma de escolas, cabendo à CODEVALE a elaboração dos projetos técnicos, a liberação dos recursos e a fiscalização das obras.

Diretrizes

A SECCS, coordenadora do comando político-administrativo estadual, busca, no Projeto de Lei nº 399/99, uma reestruturação organizacional que melhore sua capacidade de informação e articulação, permitindo que as tomadas de decisões sejam mais corretas e que os serviços públicos, tanto os exclusivos, que funcionam diretamente sob seu comando, quanto os competitivos, que estão diretamente subordinados, operem com mais eficiência, a fim de garantir ao aparelho do Estado implementar leis e políticas públicas;

- promover e dar suporte técnico às prefeituras e às associações microrregionais, propiciando também ações que visem à articulação municipal;

- apoiar e fortalecer a política de desenvolvimento administrativo municipal;

- criar mecanismos de aperfeiçoamento dos recursos humanos que atuam nas administrações municipais;

- prestar assessoramento para a solução dos problemas municipais identificados, com vistas à municipalização das ações, tornando disponíveis alternativas tecnológicas apropriadas;

- orientar o desenvolvimento de trabalho de comunicação e mobilização comunitários, liderado por agentes locais;

- elaborar e implementar o planejamento das atividades da CODEVALE, procedendo à sua reestruturação administrativa, à capacitação e reciclagem de seus recursos humanos e à sua informatização em todas as unidades administrativas;

- elaborar, coordenar e executar os planos, os programas, os projetos e as atividades de aproveitamento dos recursos da região do Vale do Jequitinhonha, para buscar o seu desenvolvimento econômico e social.

Objetivos

Dimensão Institucional

- alterar sua estrutura organizacional em razão das diretrizes gerais do atual Governo de eliminar atividades onerosas, transferindo e incorporando ações segundo o princípio da efetividade, entendido como a capacidade de ver obedecidas e implementadas com segurança as decisões de governo;

- fornecer e compartilhar informações sobre a organização governamental e suas macroatribuições.

Dimensão Gerencial

- uma administração gerencial com efetiva cooperação entre administradores e servidores, implementando a mudança da cultura burocrática rígida para a nova cultura de valorização do servidor;

- incrementar sistemas de informação com uso da informática, para melhorar os métodos de gestão, possibilitando práticas gerenciais modernas, com maiores recursos de articulação com o aparelho de Estado no Plano Setorial de Informatização - PSI -;

- estabelecer padrões de integração e de suporte tecnológico ao desenvolvimento de novos sistemas, mantendo e melhorando os atuais;

- coletar informações com métodos coerentes, sem duplicidade, processadas com segurança e eficiência, que possuam caráter gerencial disponível para toda a administração pública por vários meios de comunicação e publicidade, enfatizando sistemas de fácil acesso, como a Internet;

- atender os pedidos em carteira para instalação de 1.800 postos telefônicos rurais, distribuídos pelos 853 municípios mineiros, a instalação de 292 sistemas de retransmissão dos sinais da Rede Minas, o que completaria a cobertura de todo o território mineiro com os sinais da rede oficial de televisão. Há, ainda, dependendo da demanda, a possibilidade de se instalarem 300 sistemas para as redes de TV comerciais;

- aumentar a arrecadação da LOTEMIG por meio da criação de novas modalidades de jogos lotéricos e a dinamização da comercialização destes novos produtos;

- expandir e aperfeiçoar o parque industrial da IOMG, aliado a sistemas de informatização, treinamento e habilitação técnica dos profissionais de todas as áreas, ampliação da qualidade gráfica do jornal e implantação de métodos de gestão eficientes;

- gerenciar a execução dos projetos delegados à Secretaria e à CODEVALE, em especial, o PRÓ-COMUNIDADE, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Municipal - Padem -, o Programa de Assistência Técnica às Escolas Rurais - Patep -, e o associativismo Municipal;

- apoiar os municípios e as associações microrregionais por meio de assistência jurídica e contábil, informações técnicas, elaboração de projetos técnicos e treinamento de pessoal;

- possibilitar às administrações municipais a solução dos principais problemas de saneamento ambiental, por meio da mobilização e integração das estruturas do Governo Estadual, sob a ótica do desenvolvimento sustentável;

- apoiar a criação, estimular o fortalecimento e a consolidação das associações microrregionais de municípios e prestar-lhes assistência técnica;

- propor programas, projetos e ações que visem à articulação e ao desenvolvimento integrado dos municípios mineiros por meio das associações microrregionais;

- apoiar os municípios na execução de obras de infra-estrutura urbana e rural mediante o repasse de recursos financeiros e subvenções;

- promover o aperfeiçoamento e a atualização técnica dos professores das escolas municipais rurais visando à redução dos índices de evasão e repetência nas referidas unidades de ensino;

- apoiar e promover entidades sociais e municípios, preferencialmente de até 30 mil habitantes, por meio de subvenções sociais, transferências e auxílios para despesas de capital;

- treinar servidores das administrações municipais e das associações microrregionais de municípios, a fim de melhorar o desempenho de suas atividades;

- orientar as administrações municipais na elaboração e na implementação de projetos que visem à disposição final de resíduos sólidos urbanos, objetivando a elevação do padrão sanitário e ambiental, bem como assessorá-las na aplicação de recursos financeiros destinados a ações de saneamento ambiental;

- apoiar e assessorar os municípios para que, por meio de legislação e ações próprias, definam o parcelamento, o uso e a ocupação do solo urbano de acordo com as condições e necessidades locais;

- negociar recursos nacionais ou estrangeiros para a realização de programas, projetos e atividades destinadas ao desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha e ao aproveitamento máximo do seu potencial;

- planejar e desenvolver ações que visem incentivar a produção artesanal do Vale e promover sua comercialização;

- promover a melhoria do nível de vida da população regional, mediante a elaboração, o incentivo e a coordenação de projetos de infra-estrutura, saneamento, melhoria habitacional, agricultura, transporte, comunicação, educação e saúde;

- prestar assessoria técnica às entidades e associações comunitárias existentes no Vale do Jequitinhonha, para a consecução de seus objetivos;

- acompanhar os projetos e as obras desenvolvidas por outras entidades públicas, certificando-se de que seus objetivos estão sendo cumpridos de forma adequada às condições e às necessidades da região do Jequitinhonha.



PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003

PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO

2000

SETOR: CASA CIVIL E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização


Estado

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

X

Total

Apoio à Administração Pública













Desenvolver ações de caráter administrativo e financeiro

visando garantir o apoio dos recursos humanos, materiais, financeiros, técnicos e institucionais à execução das ações do governo.














Apoio logístico as ações do governador realizado (ação)

1











1

Supervisão e Coordenação Superior













Proceder a direção, supervisão, coordenação e assessoramento técnico e jurídico dos poderes legislativo e judiciário













Ação de assessoramento ao vice-governador realizada (ação)

1











1

Ação de assessoramento ao governador realizada (ação)

2











2

Ação de assessoramento de assuntos inter. e de cerimonial realizada (ação)

1











1

Ação realizada (ação)

1











1

Implementação do Plano Setorial de Informatização













Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual visando torná-la mais ágil e eficiente


























Projeto executado (projeto)

6











6

Divulgação Oficial













Divulgar ações governamentais através de campanhas













publicitárias













Ação de comunicação social realizada (ação)

1











1


Ação da Ouvidoria da Polícia













Receber denúncias e reclamações por parte de cidadãos civis ou militares, de atos desonestos ou indecorosos praticados agentes policiais, bem como verificar sua pertinência e propor medidas para corrigir as impropriedades.













Ação realizada (ação)

1











1

Ouvidoria Ambiental














Contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria

da qualidade de vida da população do Estado, através do recebimento, processamento e acompanhamento de denúncias e sugestões dos cidadãos com relação às questões ambientais.













Ação realizada (ação)

1











1

Exploração de Loterias













Explorar o jogo lotérico em Minas Gerais, para financiamento de obras e serviços de Assistência Social, Educativa, cultural e Esportiva













Recurso arrecadado ( R$ mil )

34.475











34.475

Produção de Serviços Gráficos













Produzir, editar e supervisionar o Jornal "Minas Gerais" bem como serviços gráficos em geral













Jornal Minas Gerais Editado (edição)

252











252

Impresso Editado (impresso/mil)

30.000











30.000

Comercialização Gráfica













Comercializar o Jornal "Minas Gerais" e serviços gráficos.













Assinatura realizada (assinatura)

25.000











25.000

Jornal avulso vendido (jornal)

20.000











20.000


Promoção de Telefonia Rural













Expandir os benefícios da telefonia para área rural no estado de Minas Gerais, mediante implantação de postos telefônicos rurais.













Posto telefônico rural instalado (posto telefônico)


15

14

7

6

4

8

6

16

9

15

100

Promoção da Radiodifusão













Expandir e modernizar o sistema de Radiodifusão em Minas Gerais, por meio de transmissão de sinais de Áudio e TV, via satélite e via terrestre, bem como a manutenção do sistema de operação.













Laudo técnico emitido (laudo)

60











60

Sistema de captação de sinal de TV via satélite instalado (sistema)


20

9

7

7

4

6

8

22

13

24

120

Planejamento e Consultoria Técnica ao Sistema de Telecomunicações













Elaborar, avaliar e executar projetos técnicos, emitir pareceres e laudos técnicos para órgãos públicos da administração direta e indireta e para empresas e entidades privadas













Laudo técnico emitido (laudo)


230

8

6

6

8

7

3

9

8

15

300


Adequação do Sistema de Radiodifusão













Manter e adequar tecnologicamente os equipamentos, e realizar os serviços de radiodifusão de programas artísticos, jornalísticos e esportivos













Equipamento instalado (equipamento)


10










10

Radiojornal transmitido (horas)


3.600










3.600

Programa radiofônico transmitido (horas)


3.600










3.600

Evento esportivo transmitido (horas)


1.440










1.440

Equipamento adquirido (equipamento)


1










1


Promoção do Desenvolvimento Municipal













Fortalecer o Desenvolvimento municipal, valorizando o papel das lideranças municipais, através de políticas de descentralização das ações de governo, do desenvolvimento municipal e microrregional do desenvolvimento integrado do espaço físico, urbano e rur













Município atendido (município)

853











853

Município beneficiado (município)

600











600


Entidade beneficiada (entidade)

300











300

Projeto realizado (projeto)

200











200

Associações Microrregional atendida (associação microrregional)

39











39

Professor treinado (professor)

500











500

Promoção do Desenvolvimento Regional













Desenvolver projetos e atividades de aproveitamento dos













recursos da região do Vale do Jequitinhonha, visando













seu desenvolvimento econômico e social.














Evento realizado (evento)










5


5

Artesão apoiado (artesão)










120


120

Associação de artesanato organizada (associação)










4


4

Peça de artesanato comprada (peça)










10.000


10.000

Peça de artesanato vendida (peça)










8.000


8.000

Evento de artesanato realizado(evento)










5


5

Projeto de Desenvol. Realizado

(projeto)










9


9

Planejamento Urbano













Fomentar o desenvolvimento urbano de municípios do













estado, através do financiamento de projetos.













Município com empréstimo contratado (município)


9

16

16

10

8

8

8

8

6

10

99

Empresa financiada (empresa)


1










1

Promoção, Produção e Difusão Cultural













Apoiar, incentivar, realizar e divulgar atividades artísticas e culturais com vistas a democratizar o acesso da população aos bens culturais e a fortalecer o setor de produção cultural, realizar estudos e pesquisas sobre a produção artística e as manifest



























Programa. Cultural Educativo e Artístico Produzido (Programa)


120










120

Programa Jornalístico Realizado (Programa)


936










936

Prog. Cultural, Educ., e Artíst. Prod. e Apresentado (Programa)


1.324










1.324

Prog. Cultural Educativo e Artístico Veiculado (Programa)


988










988















PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2001 / 2003


SETOR: CASA CIVIL E COMUNICAÇÃO SOCIAL




















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



Estado

I

II

III

IV

V

VI

VII

Apoio à Administração Pública









Desenvolver ações de caráter administrativo e financeiro visando garantir o apoio dos recursos humanos, materiais, financeiros, técnicos e institucionais à execução das ações do governo









Apoio logístico as ações do governador realizado (ação)

3








Supervisão e Coordenação Superior









Proceder a direção, supervisão, coordenação e assessoramento técnico e jurídico dos poderes legislativo e judiciário









Ação de assessoramento ao vice-governador realizada (ação)

3








Ação de assessoramento ao governador realizada (ação)

6









Ação de assessoramento de assuntos inter. e de cerimonial realizada (ação)

3










Ação realizada (ação)

3











Divulgação Oficial












Divulgar ações governamentais através de campanhas













publicitárias














Ação de comunicação social realizada (ação)

3











3

Ação da Ouvidoria da Polícia













Receber denúncias e reclamações por parte de cidadãos













civis ou militares, de atos desonestos ou indecorosos prati-













cados agentes policiais, bem como verificar sua pertinência













e propor medidas para corrigir as impropriedades.













Ação realizada (ação)

3











3

Ouvidoria Ambiental



























Contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria













da qualidade de vida da população do Estado, atravé do recebimento,













processamento e acompanhamento de denúncias













e sugestões dos cidadãos com relação às questões













ambientais.













Ação realizada (ação)

3











3

Exploração de Loterias













Explorar o jogo lotérico em Minas Gerais, para financiamento de obras e serviços de Assistência Social, Educativa, cultural e Esportiva













Recurso arrecadado ( R$ mil )

71.100











71.100


Produção de Serviços Gráficos













Produzir, editar e supervisionar o Jornal "Minas Gerais" bem como serviços gráficos em geral













Jornal Minas Gerais Editado (edição)

756











756

Impresso Editado (impresso/mil)

90.000











90.000

Comercialização Gráfica













Comercializar o Jornal "Minas Gerais" e serviços gráficos.













Assinatura realizada (assinatura)

75.000











75.000

Jornal avulso vendido (jornal)

60.000











60.000

Promoção de Telefonia Rural













Expandir os benefícios da telefonia para área rural no estado de Minas Gerais, mediante implantação de postos telefônicos rurais.













Posto telefônico rural instalado (posto telefônico)


249

220

229

61

57

85

36

130

121

162

1.350

Promoção da Radiodifusão













Expandir e modernizar o sistema de Radiodifusão em Minas Gerais, por meio de transmissão de sinais de Áudio e TV, via satélite e via terrestre, bem como a manutenção do sistema de operação.













Laudo técnico emitido (laudo)













Sistema de captação de sinal de TV via satélite instalado (sistema)


41

25

24

23

23

32

44

63

48

69

392

Planejamento e Consultoria Técnica ao Sistema

de Telecomunicações













Elaborar, avaliar e executar projetos técnicos, emitir pareceres e laudos técnicos para órgãos públicos da administração direta e indireta e para empresas e entidades privadas












Laudo técnico emitido (laudo)


830

34

29

28

26

23

28

44

47

51

1.140

Adequação do Sistema de Radiodifusão













Manter e adequar tecnologicamente os equipamentos, e realizar os serviços de radiodifusão de programas artísticos, jornalísticos e esportivos













Equipamento instalado (equipamento)


30










30


Radiojornal transmitido (horas)


10.800










10.800

Programa radiofônico transmitido (horas)


10.800










10.800

Evento esportivo transmitido (horas)


4.320










4.320

Promoção do Desenvolvimento Municipal













Fortalecer o desenvolvimento municipal, valorizando o papel das lideranças municipais, através de políticas de descentralização das ações de governo, do desenvolvimento municipal e microrregioanl, do desenvolvimento integral do espaço físico urbano e rural, visando ao crescimento e à sua integração na região.













Município atendido (município)

853











853


Município beneficiado (município)

1.500











1.500

Entidade beneficiada (entidade)

800











800

Projeto realizado (projeto)

600











600

Associações Microrregional atendida (associação microrregional)

117











117

Professor treinado (professor)

1.200











1.200

Promoção do Desenvolvimento Regional













Desenvolver projetos e atividades de aproveitamento dos













recursos da região do Vale do Jequitinhonha, visando













seu desenvolvimento econômico e social.













Evento realizado (evento)










15


15

Artesão apoiado (artesão)










360


360


Associação de artesanato organizada (associação)










12


12

Peça de artesanato comprada (peça)










30.000


30.000

Peça de artesanato vendida (peça)










24.000


24.000

Evento de artesanato realizado(evento)










15


15

Projeto de Desenvol. Realizado(projeto)










27


27

Planejamento Urbano













Fomentar o desenvolvimento urbano de municípios do













estado, através do financiamento de projetos.













Município com empréstimo contratado (município)

-

27

48

48

30

24

24

24

24

18

30

297

Empresa financiada (empresa)

-

3

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3

Promoção, Produção e Difusão Cultural














Apoiar, incentivar, realizar e divulgar atividades artísticas e culturais , com vistas a democratizar o acesso da população aos bens culturais e a fortalecer o setor de produção cultural, realizar estudos e pesquisas sobre a produção artística e as manifestações culturais do Estado, visando desenvolver, fomentar e difundir a cultura mineira em sua diversidade.













Programa. Cultural Educativo e Artístico Produzido (Programa)


360

-

-

-

-

-

-

-

-

-

360

Programa Jornalístico Realizado (Programa)


2.999

-

-

-

-

-

-

-

-

-

2.999

Prog. Cultural, Educ., e Artíst. Prod. e Apresentado (Programa)


4.240

-

-

-

-

-

-

-

-

-

4.240

Prog. Cultural Educativo e Artístico Veiculado (Programa)


3.163

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3.163


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2000








SETOR: CASA CIVIL E COMUNICAÇÃO SOCIAL








Despesas Correntes

Despesas



Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

de Capital

Apoio à Administração Pública

8.108

16.489

24.597

20.508

Obrigações Especiais

18.565

1

18.566


18.566

Implementação do

Plano Setorial de

Informatização

2.837

2.837

222

3.059





-


Supervisão e Coordenação Superior

1.567

1.228

2.795


2.795




-


-

Divulgação Oficial

624

10.009

10.633


10.633

Ação de Ouvidoria de Policia

71

90

161


161

Exploração de Loterias

525

25.102

25.627

1.270

26.897

Ouvidoria Ambiental

71

3

74


74

Produção de Serviços Gráficos

2.600

7.680

10.280

3.700

13.980

Comercialização Gráfica

510

35

545

20

565

Promoção de Telefonia Rural



-

500

500

Promoção da Radiodifusão

433

690

1.123


1.123

Planejamento e Consultoria Técnica ao Sistema de Telecomunicações

353

73

426


426

Adequação do Sistema de Radiodifusão

2.130

395

2.525

1

2.526

Promoção do Desenvolvimento Municipal

419

96

515

30.200

30.715

Planejamento Urbano



-

18.794

18.794

Promoção, Produção e Difusão Cultural

146

1.135

1.281


1.281

Radiodifusão

61

324

385

1.100

1.485

Total

36.183

66.187

102.370

76.315

178.685


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2001/2003





SETOR: CASA CIVIL E COMUNICAÇÃO SOCIAL






Despesas Correntes

Despesas


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

Apoio à Administração Pública

26.438

64.265

90.703

9.783

Obrigações Especiais

53.023

3

53.026


53.026

Implementação do Plano Setorial de Informatização

1.624

3.962

5.586


5.586

Supervisão e Coordenação Superior

3.499

2.546

6.045


6.045

Divulgação Oficial

1.908

45.622

47.530

1.295

48.825

Ação de Ouvidoria de Policia

229

183

412


412

Exploração de Loterias

3.841

60.435

64.276

6.369

70.645

Ouvidoria Ambiental

683

41

724

20

744

Produção de Serviços Gráficos

5.865

15.398

21.263

7.925

29.188

Comercialização Gráfica

1.339

432

1.771

250

2.021

Promoção de Telefonia Rural

794

483

1.277

1.130

2.407

Promoção da Radiodifusão

2.577

1.248

3.825

453

4.278

Planejamento e Consultoria Técnica ao Sistema de Telecomunicações

2.577

1.248

3.825


3.825

Adequação do Sistema de Radiodifusão

3.825

1.248

5.073

-

5.073

Promoção do Desenvolvimento Municipal

1.334

288

1.622

90.600

92.222

Planejamento Urbano




56.382

56.382

Promoção, Produção e Difusão Cultural

467

3.736

4.203


4.203

Radiodifusão

197

1.082

1.279

3.641

4.920

Total

110.219

202.220

312.439

177.848

490.287


III - Fica suprimido o setor Assuntos Municipais, com os textos e os quadros que o integram.

IV - Ficam substituídos, no setor Planejamento e Coordenação Geral, os quadros constantes nas páginas 150 a 153 pelos quadros abaixo redigidos:


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2000








SETOR: PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL








Despesas Correntes

Despesas



Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

de Capital

Apoio à Administração Pública

4.251

4.736

8.987

555

Obrigações Especiais

10.786


10.786


10.786

Implementação do Plano

Setorial de Informatização

414

414

1.766

2.180


Sistema Central de Planejamento e Orçamento do Estado

1.100

399

1.499


Negociação e Coordenação de Programas Especiais e Regionais

1.206

112

1.318


1.318


Programa de Desenvolvimento Metropolitano


4

4


4

Regionais Administrativas

355

3.600

3.955


3.955

Aporte de Capital



-

4.559

4.559

Estudos Econômicos e Sociais

1.168

353

1.521

9

1.530

Estudos Municipais e Metropolitanos

651

408

1.059

5

1.064

Estudos Administrativos e Consultoria Organizacional

558

164

722

26

748

Serviços de Estatística e Informações

1.146

1.135

2.281

25

2.306

Treinamento de Recursos Humanos

601

2.538

3.139

39

3.178

Estudos Históricos e Culturais

700

578

1.278

9

1.287

Apoio à Modernização da

Estrutura Orgânica dos

Municípios - SOMMA

8.000

8.000


8.000


Ajustes Setoriais para a

Efetividade das Ações

de Governo

150

150


150

Programa de Planejamento e Gestão


100

100



Programa de Fortaleci-

mento da Infra-Estrutura

Hídrica do Norte de Minas

e do Vale do Jequitinhonha

-

4.096

4.096


Programa de Desenvolvi-

mento Regional do

Jaíba/Morro Solto -JAÍBA II

2.430

2.430

86.070

88.500

Programa de Desenvolvi

mento Integrado do Jaíba

- JAÍBA I

500

500

5.501

Programa Piloto de Apoio

à Reforma Agrária -

PARATERRA

464

464

117

581




-


Programa Estadual de Reforma Agrária


4.000

4.000

1.000

5.000

Saneamento Ambiental

das Bacias dos Ribeirões

Arrudas e Onça - PROSAM

71

71


71


Programa de Desenvolvi-

mento Sustentável para as

Bacias de Contribuição do Reservatório de Furnas

500

500


500

Conselho de Segurança

Alimentar de Minas Ge-

rais - CONSEA/MG

500

500


500

Programa de Desenvolvi-

mento Auto Sustentável

do Semi-Árido Mineiro

500

500

500

1.000

Programa Nova Fronteira Noroeste de MG


500

500


Programa de Desenvolvimento Regionalizado


2.000

2.000


2.000

Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turis-

mo em MG


-

1.000

1.000


Programa de Mobilização de Comunidades


100

100

3.366

Planejamento Urbano



-

1

1

Apoio à Modernização da

Estrutura Orgânica dos

Municípios - SOMMA

-

58.682

58.682


Programa de Desenvolvi-

mento Regional do Jaíba


-

8.134

8.134

Programa Pró-Floresta



-

Contribuição a Entidades e Fundos



-

6.000

6.000

Recuperação de Bacias Hidrográficas



-

21.494

21.494

Total

22.522

34.256

56.778

212.144

268.922


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2001/2003





SETOR: PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL






Despesas Correntes

Despesas


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

Apoio à Administração Pública

13.710

14.208

27.918

1.665

Obrigações Especiais

34.785

-

34.785

-

34.785

Implementação do Plano Setorial de Informatização

-

744

744

4.800

5.544

Sistema Central de Planejamento e Orçamento do Estado

3.548

1.197

4.745

-

4.745

Negociação e Coordenação de Programas Especiais e Regionais

3.889

1.377

5.266

-

5.266


Programa de Desenvolvimento Metropolitano

-

12

12

-

12

Regionais Administrativas

1.145

10.800

11.945

-

11.945

Aporte de Capital

-

-

-

13.677

13.677

Estudos Econômicos e Sociais

3.767

1.059

4.826

27

4.853

Estudos Municipais e Metropolitanos

2.099

1.224

3.323

15

3.338

Estudos Administrativos e Consultoria Organizacional

1.800

492

2.292

78

2.370

Serviços de Estatística e Informações

3.696

3.405

7.101

75

7.176

Treinamento de Recursos Humanos

1.938

7.614

9.552

117

9.669

Estudos Históricos e Culturais

2.258

1.734

3.992

27

4.019

Apoio à Modernização da Estrutura Orgânica dos Municípios - SOMMA

-

24.000

24.000

-

24.000


Ajustes Setoriais para a Efetividade das Ações de Governo

-

450

450

-

450

Programa de Planejamento e Gestão

-

300

300

-

300


-

-

-

-

-

Programa de Fortalecimento da Infra-Estrutura Hídrica do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha

-

-

-

71.682

71.682

Programa de Desenvolvimento Regional do Jaíba/Morro Solto - JAÍBA II

-

3.200

3.200

42.000

45.200

Programa de Desenvolvimento Integrado do Jaíba - JAÍBA I

-

-

-

-

-

Programa Piloto de Apoio à Reforma Agrária - PARATERRA

-

-

-

-

-

Programa Estadual de Reforma Agrária

-

12.000

12.000

3.000

15.000

Saneamento Ambiental das Bacias dos Ribeirões Arrudas e Onça - PROSAM

-

213

213

-

213

Programa de Desenvolvimento Sustentável para as Bacias de Contribuição do Reservatório de Furnas

-

1.500

1.500

-

1.500

Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais - CONSEA/MG

-

1.500

1.500

-

1.500

Programa de Desenvolvimento Auto Sustentável do Semi-Árido Mineiro

-

1.500

1.500

1.500

3.000

Programa Nova Fronteira Noroeste de MG

-

1.500

1.500

-

1.500

Programa de Desenvolvimento Regionalizado

-

6.000

6.000

-

6.000


Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em MG

-

-

-

3.000

3.000

Programa de Mobilização de Comunidades

-

300

300

10.098

10.398

Planejamento Urbano

-

-

-

3

3

Apoio à Modernização da Estrutura Orgânica dos Municípios - SOMMA

-

-

-

176.046

176.046

Programa de Desenvolvimento Regional do Jaíba

-

-

-

24.402

24.402

Programa Pró-Floresta

-

-

-

27.570

27.570

Contribuição a Entidades e Fundos

-

-

-

18.000

18.000

Recuperação de Bacias Hidrográficas

-

-

-

64.482

64.482

Total

72.634

96.329

168.963

462.264

631.227


V - Fica substituído o setor Recursos Humanos e Administração, constante nas páginas 169 a 179, pelo setor Recursos Humanos e Administração, na forma abaixo redigida:

Recursos Humanos e Administração

Diagnóstico

A Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração - SERHA -, voltada prioritariamente para a gestão de recursos humanos e administração e modernização dos sistemas de material, patrimônio, transportes e serviços no âmbito da administração pública do Poder Executivo, defrontou-se, nos últimos anos, com grave quadro de fragilização do aparato administrativo estatal.

As políticas implantadas ao longo de vários governos, especialmente as vigentes no último período, implicaram considerável prejuízo aos quadros do funcionalismo público estadual.

Desastrosamente, instituiu-se um quadro em que a demissão de servidores foi implantada como meta prioritária da reforma do Estado, e a sua efetivação feita por meio de cortes lineares nos quadros de pessoal, implicando evasão de servidores capacitados, sensível desvalorização das carreiras públicas, desmotivação funcional e insuficiência crescente no funcionamento da administração pública.

A instauração de uma cultura defensiva, de desvalorização do quadro funcional e de descrédito nas instituições, minou consideravelmente o desenho de projetos de desenvolvimento, a motivação, a inovação e a democratização nas organizações estaduais.

As tênues iniciativas direcionadas para a capacitação de recursos humanos foram efetivadas de modo compartimentado e divorciado de um planejamento consistente para o desenvolvimento de pessoal.

Verificaram-se a extinção de setores e o desmantelamento de áreas de grande interesse econômico, social ou institucional.

A situação de desequilíbrio da administração pública estadual precisa ser solucionada com medidas que em muito extrapolam a preocupação com a modernização da infra-estrutura e de equipamentos que balizou ações de modernização no Governo passado.

Essencial se faz o incremento da eficácia da administração pública pela integração das ações setoriais, a fim de evitar sobreposições de atribuições e o exercício de funções sem representatividade para o alcance de objetivos institucionais. Fundamental é também a racionalização de processos de trabalho para conseguir maior eficiência das organizações estaduais.

No entanto, o desenvolvimento de uma cultura que direcione a vida institucional para o aumento da eficácia, eficiência e maior transparência perante a sociedade demanda acordos claros, firmados com o funcionalismo estadual.

Somente por meio da demonstração de respeito do Governo pelo servidor público será possível resgatar o comprometimento, a motivação e o trabalho a favor dos interesses sociais da população de Minas Gerais.

Diretrizes

- Implementar políticas de valorização do servidor e direcionar esforços para a sua formação, capacitação profissional e educação continuada, para agilizar o processo decisório e melhorar a eficácia administrativa, proporcionando melhoria na qualidade dos serviços prestados;

- controlar e estudar as evoluções dos cargos e vencimentos da administração direta e indireta, elaborando planos de carreiras dos servidores públicos;

- gerir e executar as atividades relativas ao pagamento de pessoal e à previdência pública estadual, de forma a possibilitar ao Estado a reorganização de suas finanças, a recuperação da capacidade de investimento e a valorização do servidor público;

- promover, de maneira gradual, modulada e coordenada, a desconcentração e descentralização de atividades institucionais para diversas áreas geográficas do Estado, com o propósito de dar maior agilidade ao desenvolvimento dos processos e melhor adequação do desempenho de atribuições, em função das necessidades regionais;

- implementar trabalhos voltados à generalização, racionalização e padronização de sistemas, com vistas à maior eficiência no desenvolvimento de processos;

- otimizar a administração de imóveis por meio da reorganização do controle de bens, de forma a imprimir maior organização à gestão patrimonial, viabilizando melhor planejamento de espaço para as atividades do Estado;

- promover a descentralização gradual de atividades relativas à aquisição de material para execução por parte dos órgãos da administração direta do Poder Executivo Estadual;

- atualizar e adaptar a legislação estadual vigente, a fim de racionalizar os serviços gerais da administração de bens móveis e imóveis, do uso da frota de veículos oficiais, das contratações de prestação de serviços e de recursos humanos;

Objetivos

- Implementar programas relativos à capacitação de recursos humanos;

- criar o banco de dados de carreiras da administração direta e indireta do Estado;

- incrementar projetos de normatização, racionalização, padronização e modernização da administração pública estadual;

- concluir o desenvolvimento e implantar o Sistema Integrado de Administração de Pessoal;

- concluir o desenvolvimento e implantar o Sistema Integrado de Administração;

- aperfeiçoar e expandir a implementação do Sistema Único de Protocolo;

- desenvolver ações pedagógicas de cunho preventivo, visando à minimização de casos de ilícitos administrativos.


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2000










SETOR: RECURSOS HUMANOS E ADMINISTRAÇÃO




















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

Apoio à Administração Pública









Desenvolver ações de caráter administrativo e financeiro visando garantir o apoio dos recursos humanos, materiais, técnicos e institucionais à execução das ações de governo.









Perícia médica realizada (perícia)

2.040

30

80

60

20

25


25


Gerenciamento de pagamento de pessoal mantido (sistema)

1










1

Procedimento administrativo de correição realizado (procedimento)

510


50

90


120



30


800

Servidor treinado (servidor)

70










70

Exame médico realizado (exame)

8.000

3.000

1.780

60

600

1.500


1.700

15

2.700

19.355

Licença concedida (licença)

17.300

3.500

4.050

3.300

1.100

2.500


4.700

1.300

3.100

40.850

Intervenção no meio ambiente de trabalho realizada (unidade)

10










10

Isenção de Imposto de Renda providenciada (unidade)

300










300

Aposentadoria por invalidez providenciada (unidade)

1.000










1.000

Administração Pública Estadual












Modernizar e racionalizar a administração pública estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente.












Legislação estadual adaptada (unidade)

15










15

Formulário de uso geral racionalizado e padronizado (unidade)

54










54


Sistema de Protocolo adaptado e expandido (órgão/entidade)

19










19

Sistema de Administração de Pessoal desenvolvido e implantado (sistema)

1










1

Sistema de Administração Geral desenvolvido e implantado (órgão/entidade)

25










25

Leilão de veículo anti-econômico realizado (veículo)

990










990

Recolhimento e redistribuição de veículo realizado (veículo)

1.100










1.100

Sistema Integrado de Administração Geral desenvolvido e implantado (sistema)

1










1

Sistema de Controle Imobiliário aperfeiçoado (sistema)

1










1

Implementação do Plano Setorial de Informatização












Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente.












Projeto executado (projeto)

3










3

Desenvolvimento de Recursos Humanos












Desenvolver recursos humanos para permanente aprimoramento da sua atuação funcional.












Servidor treinado (servidor público)

8.900










8.900


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2001 / 2003


SETOR: RECURSOS HUMANOS E ADMINISTRAÇÃO


















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



I

II

III

IV

V

VI

VII

Apoio à Administração Pública








Desenvolver ações de caráter administrativo e financeiro visando garantir o apoio dos recursos humanos, materiais, técnicos e institucionais à execução das ações de governo.








Perícia médica realizada (perícia)

6.707

96

264

204

66

81



Gerenciamento de pagamento de pessoal mantido (sistema)

1










1

Procedimento administrativo de correição realizado (procedimento)

1.530


150

270


360



90


2.400

Servidor treinado (servidor)

210










210

Exame médico realizado (exame)

38.116

14.295

8.622

284

2.858

7.146

-

8.101

67

12.865

92.354

Licença concedida (licença)

28.192

11.583

13.403

10.922

3.639

8.274

-

15.556

4.302

10.259

106.130

Intervenção no meio ambiente de trabalho realizada (unidade)

36










36

Isenção de Imposto de Renda providenciada (unidade)

1.310










1.310

Aposentadoria por invalidez providenciada (unidade)

2.705










2.705

Administração Pública Estadual












Modernizar e racionalizar a administração pública estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente.












Legislação estadual adaptada (unidade)

15










15

Formulário de uso geral racionalizado e padronizado (unidade)

162










162

Sistema de Protocolo adaptado e expandido (órgão/entidade)











-


Sistema de Administração de Pessoal desenvolvido e implantado (sistema)

1










1

Sistema de Administração Geral desenvolvido e implantado (órgão/entidade)

55










55

Leilão de veículo anti-econômico realizado (veículo)

3.030










3.030

Recolhimento e redistribuição de veículo realizado (veículo)

3.350










3.350

Sistema Integrado de Administração Geral desenvolvido e implantado (sistema)

1










1

Sistema de Controle Imobiliário aperfeiçoado (sistema)

1










1

Implementação do Plano Setorial de Informatização












Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual, visando torná-la mais ágil e eficiente.












Projeto executado (projeto)











-


Desenvolvimento de Recursos Humanos












Desenvolver recursos humanos para permanente aprimoramento da sua atuação funcional.












Servidor treinado (servidor público)

26.700










26.700














PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003



PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS



2000










SETOR: RECURSOS HUMANOS E ADMINISTRAÇÃO










Despesas Correntes

Despesas


Índice


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

de Capital

Total

Apoio à Administração Pública

10.647

2.995

13.642


13.642

Obrigações Especiais

39.876

1.000

40.876


40.876


Implementação do Pla-

no Setorial de Informa-

tização

7.378

7.378

198

7.576



Administração Pública Estadual

1.207

209

1.416


1.416

Desenvolvimento de Recursos Humanos

219

11

230


230


Aporte de Capital



-

1

1


Total

51.949

11.593

63.542

199

63.741




PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2001/2003





SETOR: RECURSOS HUMANOS E ADMINISTRAÇÃO






Despesas Correntes

Despesas


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

Apoio à Administração Pública

34.337

9.060

43.397

-

Obrigações Especiais

128.601

3.000

131.601

-

131.601

Implementação do Plano Setorial de Informatização

-

21.539

21.539

-

21.539

Administração Pública Estadual

3.894

627

4.521

-

4.521

Desenvolvimento de Recursos Humanos

705

33

738

-

738

Aporte de Capital

-

-

-

650

650

-Total

167.536

34.259

201.795

650

202.445


VI - Substituam-se no Setor Cultura os quadros constantes nas páginas 204 a 213 pelos quadros abaixo redigidos.


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2000










SETOR: CULTURA




















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

Ação Arquivística









Transferir, recolher e preservar documentos e dar acesso a informação para apoiar o governo em suas decisões político-administrativas e os cidadãos na defesa de seus direitos; divulgar conteúdos de natureza técnica, científica e cultural, incentivando o sistema arquivístico do governo do Estado









Documento Textual Processado (M)

250








Documento Iconográfico Processado. (Documento))

2.500








Documento Audiovisual Processado (Documento))

45








Documento Microfilmado Processado (Documento)

65.000









Unidade Governam. Assessorada (Unid. Governamental)

60










Usuário Atendido (Usuário)

2.300










Consulta Acadêmica Atendida (Consulta)

3.500










Consulta Probatória Atendida (Consulta)

150










150

Evento Realizado (Evento)

2










2


Publicação Produzida (Publicação)

2










2

Estudo/Pesquisa Realizada (Estudo/Pesquisa)

2










2

Documento Textual Conservado (M)

400










400

Documento Iconográfico Conservado (Documento)

2.600










2.600

Documento Audiovisual Conservado (Documento)

120










120

Documento Microfilmado Conservado (Documento)

65.000










65.000

Ação Museológica












Manter, promover e divulgar os museus do Estado; processar, preservar ampliar e difundir seus acervos proporcionando acesso ao público












Público Atendido (Pessoa)

6.000










6.000

Evento Realizado (Evento)

20










20

Unidade Museológica Assessorada (Unidade Museológica)

10










10

Acervo Processado (objeto)

1.800










1.800

Acervo Conservado (objeto)

1.000










1.000

Acervo Restaurado (objeto)

100










100


Ação Bibliotecária












Implantar, ampliar e coordenar o sistema estadual de bibliotecas públicas; preservar a informação escrita e em outros suportes e disponibilizá-la para o público; possibilitar o acesso a informações de outras fontes; estimular e difundir o hábito da leitura












Convênio Biblioteca - Polo Celebrado (Convênio)

1

1

2

2

1


1


1


11

Biblioteca Assessorada (Biblioteca)

36










36

Acervo Doado (Biblioteca)

240










240

Pessoal Treinado (Treinando)

210










210

Livro Processado (Volume)

30.000










3.000

Publicação Periódica Processada (Título)

98










98

Material não Bibliográfico Processado (Material)

265










265

Livro Adquirido (Volume)

7.600










7.600

Publicação Periódica Adquirida (Título)

132










132

Material não Bibliográfico Adquirido (Material)

265










265

Serviço de Processamento Automatizado (Serviço)

4










4

Usuário Atendido (Usuário)

423.429










423.429

Evento Realizado (Evento)

41










41

Serviço de Atendimento Automatizado (Serviço)

5










5


Promoção, Produção e Difusão Literária












Fomentar e promover a atividade literária através da realização












de concursos e de publicações literárias












Publicação Editada (Publicação)

2










2

Suplemento Literário Editado (Edição)

12










12

Concurso Literário Realizado (Obras Inscritas)

2.970

300

300

200

50

50

30

40

30

30

4.000

Promoção, Produção e Difusão Cultural












Apoiar, incentivar, realizar e divulgar atividades artísticas e culturais com vistas a democratizar o acesso da população aos bens culturais e a fortalecer o setor de produção cultural, realizar estudos e pesquisas sobre a produção artística e as manifestações culturais do Estado, visando desenvolver, fomentar e difundir a cultura mineira em sua diversidade











Projeto Analisado (Projeto)

900

60

30

50

10

20

10

20

10

25

1.135

Projeto Incentivado (Projeto)

250

20

10

13

4

7

4

8

4

8

320

Projeto Aprovado (Projeto)

500

40

20

25

7

15

7

15

7

17

653

Projeto Fomentado (Projeto)

50

10

10

10

5

7

5

10

5

10

122

Promoção Realizada (Promoção)

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

30

Público Atendido (Pessoa)

400.750

700

750

650

625

650

625

650

650

650


406.700

Estudo/Pesquisa Realizado (Estudo/Pesquisa)

22

22

22

22

22

22

22

22

22

22

220

Ação de Difusão Cultural Realizada (Ação)

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

30

Produção Cinematográfica Financiada (Prod. Cinematográfica)

1










1

Espetáculo Produzido e Apresentado (Espetáculo)

80










80

Atividade de Extensão Cultural Realizada (Atividade)

150










15

Sessão de Cinema Realizada (Sessão)

720










720

Evento Realizado (Evento)

120










120

Espetáculo Realizado (Espetáculo)

320










320

Formação de Recursos Humanos para Área Cultural












Ministrar cursos de formação cultural, visando dotar o setor dos recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e fortalecer o mercado de trabalho através da formação e do aperfeiçoamento de profissionais para a produção cultural












Curso/Congênere Realizado (Curso/Congênere)

59

30

30

30

30

30

30

30

30

30

329

Aluno Formado (Aluno)

1.135

900

900

900

900

900

900

900

900

900

9.235

Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural












Proteger, preservar restaurar e conservar o acervo cultural do Estado












Processo de Tombamento Realizado (Processo)

3



2



1


1


7

Pesquisa Realizada (Pesquisa)

1


1





1

1


4

Assessoria e Consultoria Prestada (Assess./Consultoria)

10

3

6

2

2

3

3

2

1

1

33

Projeto Elaborado/Aprovado (Projeto)


9

4

3

2

1

1

1

4

3

1

29

Obra Executada/Acompanhada (Obra)

3

2

2

1

1

1


2

1

1

14

Implementação do Plano Setorial de Informatização












Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual visando torná-la mais ágil e eficiente












Projeto Executado (Projeto)

2










2


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2001 / 2003


SETOR: CULTURA


















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



I

II

III

IV

V

VI

VII

Ação Arquivística








Transferir, recolher e preservar documentos e dar acesso a informação para apoiar o governo em suas decisões político-administrativas e os cidadãos na defesa de seus direitos; divulgar conteúdos de


natureza técnica, científica e cultural, incentivando o s








Documento Textual Processado (M)

835







Documento Iconográfico Processado. (Documento))

8.500







Documento Audiovisual Processado (Documento))

155







Documento Microfilmado Processado (Documento)

217.000








Unidade Governam. Assessorada (Unid. Governamental)

180









Usuário Atendido (Usuário)

8.850










Consulta Acadêmica Atendida (Consulta)

12.450










Consulta Probatória Atendida (Consulta)

720










720

Evento Realizado (Evento)

7










7

Publicação Produzida (Publicação)

6










6

Estudo/Pesquisa Realizada (Estudo/Pesquisa)

4










4

Documento Textual Conservado (M)

1.370










1.370

Documento Iconográfico Conservado (Documento)

8.820










8.820


Documento Audiovisual Conservado (Documento)

410










410

Documento Microfilmado Conservado (Documento)

217.000










217.000

Acão Museológica












Manter, promover e divulgar os museus do Estado; processar, preservar ampliar e difundir seus acervos proporcionando acesso ao público












Público Atendido (Pessoa)

21.000










21.000

Evento Realizado (Evento)

80










80

Unidade Museológica Assessorada (Unidade Museológica)

30










30

Acervo Processado (objeto)

6.600










6.600

Acervo Conservado (objeto)

3.550










3.550

Acervo Restaurado (objeto)

340










340

Ação Bibliotecária












Implantar, ampliar e coordenar o sistema estadual de bibliotecas públicas; preservar a informação escrita e em outros suportes e disponibilizá-la para o público; possibilitar o acesso a informações de outras fontes; estimular e difundir o hábito da leitura












Convênio Biblioteca - Polo Celebrado (Convênio)

3



1



2

2

3


11

Biblioteca Assessorada (Biblioteca)

97










97

Acervo Doado (Biblioteca)

535










535

Pessoal Treinado (Treinando)

480










480

Livro Processado (Volume)

90.000










90.000

Publicação Periódica Processada (Título)

382










382

Material não Bibliográfico Processado (Material)

1.050










1.050

Livro Adquirido (Volume)

33.020










33.020

Publicação Periódica Adquirida (Título)

420










420

Material não Bibliográfico Adquirido (Material)

1.050










1.050

Serviço de Processamento Automatizado (Serviço)

16










16

Usuário Atendido (Usuário)

1.398.158










1.398.158

Evento Realizado (Evento)

159










159

Serviço de Atendimento Automatizado (Serviço)

63










63


6










6

Promoção, Produção e Difusão Literária












Fomentar e promover a atividade literária através da realização












de concursos e de publicações literárias












Publicação Editada (Publicação)












Suplemento Literário Editado (Edição)

36










36


Concurso Literário Realizado (Obras Inscritas)

3.770

700

600

300

110

110

90

100

110

110

6.000

Promoção, Produção e Difusão Cultural












Apoiar, incentivar, realizar e divulgar atividades artísticas e culturais com vistas a democratizar o acesso da população aos bens culturais e a fortalecer o setor de produção cultural, realizar estudos e pesquisas sobre a produção artística e as manifestações culturais do estado, visando desenvolver, fomentar e difundir a cultura mineira em sua diversidade












Projeto Analisado (Projeto)

2.250

240

150

210

60

120

60

120

60

150

3.420

Projeto Incentivado (Projeto)

1.070

100

49

60

17

29

17

30

17

32

1.421

Projeto Aprovado (Projeto)

1.500

120

60

75

21

45

21

45

21

51

1.959

Projeto Fomentado (Projeto)

150

30

30

30

15

21

15

30

15

30

366

Promoção Realizada (Promoção)

9

9

9

9

9

9

9

9

9

9

90

Público Atendido (Pessoa)

######

900

1050

750

675

725

675

750

750

750

1.208.075

Estudo/Pesquisa Realizado (Estudo/Pesquisa)

6

6

6

6

6

6

6

6

6

6

60

Ação de Difusão Cultural Realizada (Ação)

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

30

Produção Cinematográfica Financiada (Prod. Cinematográfica)

3










3

Espetáculo Produzido e Apresentado (Espetáculo)

240










240

Atividade de Extensão Cultural Realizada (Atividade)

450










450

Sessão de Cinema Realizada (Sessão)

2.160










2.160

Evento Realizado (Evento)

390










390

Espetáculo Realizado (Espetáculo)

960










960

Formação de Recursos Humanos para Área Cultural












Ministrar cursos de formação cultural, visando dotar o setor dos recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento e fortalecer o mercado de trabalho através da formação e do aperfeiçoamento de profissionais para a produção cultural












Curso/Congênere Realizado (Curso/Congênere)

207

90

90

90

90

90

90

90

90

90

1.017

Aluno Formado (Aluno)

3.585

2700

2700

2700

2700

2700

2700

2700

2700

2700

27.885

Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural












Proteger, preservar restaurar e conservar o acervo cultural do Estado












Processo de Tombamento Realizado (Processo)

8



4



6


3


21

Pesquisa Realizada (Pesquisa)

3


2






3

3

11


Assessoria e Consultoria Prestada (Assess./Consultoria)

65

7

20

5

6

12

9

4

5

4

137

Projeto Elaborado/Aprovado (Projeto)

27

9

9

4

2

2

2

9

7

4

75

Obra Executada/Acompanhada (Obra)

9

5

5

2

2

2


5

3

3

36

Implementação do Plano Setorial de Informatização












Modernizar e racionalizar a Administração Pública Esta-

dual visando torná-la mais

ágil e eficiente












Projeto Executado (Projeto)













PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2000








SETOR: CULTURA









Despesas Correntes

Despesas



Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

de Capital






Apoio à Administração Pública

3.044

3.893

6.937

107

7.044

Obrigações Especiais

3.899

-

3.899

-

3.899


Ação Arquivística

247

6

253

-

253

Ação Museológica

288

6

294

-

294

Ação Bibliotecária

885

41

926

-

926

Promoção, Produção e Difusão Literária

81

47

128

-

128

Promoção, Produção e Difusão Cultural

3.122

809

3.931

21

3.952

Formação de Recursos Humanos para Área Cultural

746

59

805

-

805

Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural

739

140

880

-

880

Implementação de Plano Setorial de Informatização

-

112

112

63

175

Total

13.050

5.113

18.163

191

18.355



PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2001/2003





SETOR: CULTURA







Despesas Correntes

Despesas


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

Apoio à Administração Pública

9.817

14.271

24.088

811

Obrigações Especiais

12.574

-

12.574

-

12.574

Ação Arquivística

795

36

831

-

831

Ação Museológica

929

36

965

-

965

Ação Bibliotecária

2.853

150

3.003

-

3.003

Promoção, Produção e Difusão Literária

260

1.680

1.940

20

1.960

Promoção, Produção e Difusão Cultural

10.069

2.448

12.517

40

12.557

Formação de Recursos Humanos para Área Cultural

2.405

386

2.791

-

2.791


Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural

2.384

273

2.657

450

3.107

Implementação de Plano Setorial de Informatização

-

336

336

-

336

Total

42.087

19.616

61.703

1.321

63.024


VII - Fica acrescentado o setor Turismo, com o texto e quadros abaixo redigidos:

Turismo

Diagnóstico

A indústria de turismo é considerada a maior fonte de geração de empregos: em 1996, 265 milhões de trabalhadores em todo o mundo (1 em cada 9). No Brasil, os dados da World Travel and Tourism Council (compilados pela WEFA), de 1994, apontam que a atividade, direta ou indiretamente, responde pela manutenção de 5.800.000 postos de trabalho (1 em cada 11 trabalhadores). Este resultado, ainda incipiente, deveu-se, principalmente, ao do turismo doméstico, uma vez que, do total de 560 milhões de viagens internacionais realizadas naquele ano, o Brasil participou com apenas 0,4%.

Se comparar custos de geração de empregos, nota-se que, enquanto o custo de geração de emprego na indústria de ponta é da ordem de US$700.000,00, na indústria hoteleira é de US$40.000,00, em bares e restaurantes US$10.000,00 e nas atividades de artesanato US$50,00.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH - afirma que os 10 mil meios de hospedagem existentes no País são responsáveis pela geração de 720 mil empregos, dos quais 180 mil diretos. Arrecada aos cofres públicos US$400.000.000,00 de impostos e taxas e tem uma receita bruta de US$2.000.000.000,00.

De acordo com a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis - ABLA -, o setor de locação emprega, em todo o País, 48 mil pessoas (16 mil de forma direta), movimenta US$880.000.000,00 anuais e recolhe US$168.000.000,00 em impostos e taxas.

Em Minas Gerais, o turismo já ocupou o segundo lugar no "ranking" nacional, na época do Governo Juscelino Kubitschek.

Infelizmente, nos últimos 40 anos, Minas vem apresentando números cada vez menores. Segundo pesquisas da FIPE, Minas Gerais exporta, no turismo doméstico, por ano, 2.600.000 turistas, que deixam em outros Estados R$923.000.000,00. Em contrapartida, recebe 2.600.000 turistas, que gastam aqui R$751.000.000,00, o que representa 5,7% do movimento nacional. Minas, de acordo com a FIPE, acumula, anualmente, um déficit de R$171.000.000,00 na conta turismo.

Os gastos dos turistas de outros Estados em Minas Gerais equivalem às divisas obtidas com a soma de todas as demais exportações do Estado. Importar turistas é a fórmula de o Governo exportar. Por isso, mais do que qualquer outro produto de exportação, o turismo deve ser incentivado e privilegiado, para alavancar a balança comercial do Estado.

Diretrizes

- Criar a Secretaria de Estado de Turismo, com o objetivo de planejar, promover e avaliar o desenvolvimento turístico no Estado, propondo normas de estímulo ao setor e divulgando o produto turismo mineiro;

- favorecer o fluxo intra-estadual de turismo no Estado, atraindo, num primeiro momento, os visitantes do próprio Estado; em seguida, os de outros Estados, para, finalmente, atingir um público-alvo de características internacionais;

- fazer a conscientização nas áreas de potencial turístico, com envolvimento dos empresários locais, das prefeituras, organizações não-governamentais, de entidades diversas e comunidades imediatas.

Objetivos

- Proporcionar a divulgação do produto turístico mineiro;

- proceder à qualificação e profissionalização do turismo mineiro por meio do treinamento dos profissionais atuantes na área, como pilares sustentadores das linhas de ação propostas;

- planejar as ações de turismo no que diz respeito à conservação e manutenção do meio ambiente, considerando-se como de especial importância e tratamento prévio a necessária adequação da infra-estrutura física (saneamento, limpeza urbana e rede viária) em qualquer área a receber plano ou ação de turismo;

- estimular o fluxo de turismo de eventos, o agroturismo e o turismo ecológico à rede de turismo, ao turismo cultural.

- desenvolver e implementar novas ações de prática do turismo em Minas Gerais, aprovando o potencial de cada área ou região específica, como, por exemplo, turismo rural, turismo ecológico, etc.


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2000











SETOR: TURISMO






















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



Estado

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

Implementação do Plano Setorial de Informatização










Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual visando torná-la mais ágil e eficiente











Projeto Executado (Projeto)

1











1

Promoção do Desenvolvimento do Turismo













Coordenar e apoiar ações referentes ao esenvolvimento da política estadual de turismo













Município Atendido (Município)

195











195

Emreeendimento Cadastrado (Empreendimento)

120











120

Empreendimento Fiscalizado ((Empreendimento)

70











70

Evento Realizado (Evento)

3











3

Evento Participado (Evento)

10











10

Artesão Apoiado (Artesão)

180











180


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2000








SETOR: TURISMO









Despesas Correntes

Despesas



Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

de Capital






Apoio à Administração Pública

938

523

1.460

25

1.485







Obrigações Especiais

1


1


1







Implementação do Plano Setorial

de Informatização

39

39

127

166







Promoção do Desenvolvimento do Turismo

328

332

660

3

663







Total

1.267

894

2.160

155

2.315


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2001 - 2003





SETOR: TURISMO







Despesas Correntes

Despesas


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total






Apoio à Administração Pública

3.023

1.569

4.592

74

4.666







Obrigações Especiais

3

-

3

-

3







Implementação do Plano Setorial

de Informatização

117

117

381

498







Promoção do Desenvolvimento do Turismo

1.058

995

2.054

9

2.063







Total

4.085

2.681

6.766

464

7.230


VIII - Fica substituído o setor Indústria, Comércio e Turismo, constante nas páginas 413 a 426, pelo setor Indústria e Comércio, com o texto e quadros abaixo redigidos:

Indústria e Comércio

Diagnóstico

Ocupando posição de destaque no cenário nacional por sua localização estratégica, extensão territorial, grande mercado produtor e consumidor por várias décadas, Minas Gerais vem-se esforçando para manter esta posição após a abertura da economia brasileira e o processo mundial de globalização nos últimos anos.

O ano de 1998 foi marcado por muitas incertezas e turbulências, e o quadro econômico ainda não está definido em 1999.

Ambiente macroeconômico: a desvalorização do real, os juros elevados, a inexistência de políticas setoriais e o desemprego são fatores que se destacam como empecilhos ao desenvolvimento social do Estado, que, mesmo assim, tem mantido suas conquistas e novos avanços realizados com o esforço e a persistência do empresariado, dos trabalhadores e do Governo de Minas.

Com uma População Economicamente Ativa - PEA - de 7.841.383 pessoas no Estado, a indústria absorve 19,89%; o setor de serviços, 52,64%; a agricultura, 27,47%. A renda "per capita" anual atinge US$4.710,00, e, entre os Estados brasileiros, o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH - alcança 0,823 (9º lugar).

Em sintonia com a política determinada pelo Governo, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Turismo busca construir uma plataforma de modernização e projeção da economia mineira visando incrementar a internacionalização das empresas, estimulando a maior participação do empresariado no comércio internacional e facilitando seu engajamento no processo exportador. A aproximação maior com o setor privado, em especial com as micro, pequenas e médias empresas, incrementa as exportações no estreitamento das relações de Minas com outros países por meio de contatos permanentes com representantes de órgãos internacionais. A adoção de políticas que possibilitem consolidar e atrair investimentos industriais compatíveis com a realidade de Minas Gerais, com suas potencialidades econômicas regionais, com o aproveitamento do potencial de florestas de eucalipto e pinus para o desenvolvimento da indústria madeireira e o incremento do pólo moveleiro, que hoje é o quarto do País.

Apesar dos fatores inibidores do crescimento econômico, a indústria mineira tem ensaiado alguma recuperação. O nível de emprego e a massa salarial, entretanto, demonstram retração de seus níveis, o que afeta o mercado de trabalho. Contra as dificuldades da economia e o comércio internacional, os empresários mineiros e o Governo vêm trabalhando na busca de melhores resultados, contribuindo, ainda, com a balança comercial brasileira na ordem de US$3.500.000.000,00 em 1998. A participação setorial de Minas, em dados recentes, está assim distribuída:


Minas dentro do Brasil


Item

MG

Brasil

Participação

MG/BR (%)





PIB-US$ Bilhões

78,7

806,7

9,76


Participação Setorial (%)

Agropecuária

15,67

7,62

-

Indústria

37,70

33,88

-

Serviços

46,63

58,50

-


Produção Setorial (US$ Bilhões)

Agropecuária

12,33

61,47

20,06

Indústria

29,67

273,31

10,86

Serviços

36,70

471,92

7,78


Comércio Exterior (US$ Bilhões)

Exportações

7,22

52,986

13,63

Importações

2,27

61,358

3,70

Fonte: Revista Mercado Comum - Ano VI - Número 113 - 1999




Brasil, Minas Gerais, Regiões e Estados Selecionados

Crescimento da Produção Industrial

Anual e Acumulada

Regiões e Estados

Taxa de Crescimento (%)


1987

1993

1996

1998

Acumulada

1987/98

Brasil

0,9

7,5

1,7

-2,1

7,4

Minas Gerais

2,0

5,2

4,9

-4,1

20,4

São Paulo

-0,1

8,6

-1,3

-3,1

-0,2

Rio de Janeiro

0,0

3,4

4,2

7,2

10,0

Região Sul

1,2

10,9

2,1

-2,4

16,5

Região Nordeste

3,7

-2,0

1,0

1,4

3,2

Fonte: IBGE -

Elaboração: Indi


Minas Gerais

Exportações

(%)


1980

1997

Produtos Primários

59

44

Produtos Manufaturados

17

35

Produtos Semimanufaturados

24

21

Produtos Industrializados

41

56

Fonte: Secretaria de Comércio Exterior-MIC

Elaboração: Indi


A escassez de recursos e a guerra fiscal vêm exigindo ação política forte e estratégia comum entre os empresários na busca de reversão do processo para um desenvolvimento econômico sustentável. O combate ao desemprego e benefícios às comunidades de baixa renda são objetivos embutidos nas metas do programa de trabalho para os próximos anos.

Diretrizes

- Interiorizar o desenvolvimento industrial e comercial a fim de diminuir as desigualdades regionais, levando-se em conta o aproveitamento das potencialidades locais;

- priorizar o atendimento às micro, pequenas e médias empresas;

- incrementar a internacionalização das empresas mineiras;

- consolidar e atrair investimentos industriais compatíveis com a realidade de Minas Gerais;

- contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais, apoiando políticas de combate ao desemprego e de atendimento às comunidades de baixa renda.

Objetivos

- Interiorizar e equilibrar o desenvolvimento regional, bem como aprofundar e ampliar as ligações com o mercado externo;

- expandir a produção e o emprego;

- priorizar as micro, pequenas e médias empresas;

- diminuir o desemprego por meio do incentivo às indústrias mineiras com recursos do Fundo de Incentivo à Industrialização - FIND.


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2000











SETOR: INDÚSTRIA E COMÉRCIO






















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



Estado

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

Apoio à Administração Pública










Desenvolver ações de caráter administrativo e financeiro, visando garantir o apoio dos recursos humanos, materiais, técnicos e institucionais à execução das ações de governo










Equipamento Adquirido (Equipamento)

18









Obra Realizada (Obra)

15










Móvel e Equipamento Adquirido (Móvel/Equipamento)

10











10

Veículo Adquirido (Veículo)

2











2

Projeto Executado (Projeto)

3











3

Implementação do Plano Setorial de Informatização













Modernizar e racionalizar a Administração Pública Estadual visando torná-la mais ágil e eficiente













Projeto Executado (Projeto)


3










3

Promoção ao Desenvolvimento Industrial













Promover o desenvolvimento industrial através de ações e programas que visem o aumento do PIB da indústria mineira













Evento Realizado (Evento)


2



1







3


Central de Dados e Informações Criada (Sistema)


1










1

Ação de Interiorização

das Atividades de Fo-

mento à Industria Rea-

lizada (Evento)


1









1


Estudo Realizado (Estudo)


1










Equipamento Adquirido (Equipamento)


12










12

Mobiliário Adquirido (Mobiliário)


20










20

Seminário Realizado (Seminário)



1


1







2

Projeto Executivo Elaborado (Projeto)


2

3



1

1


1

2

2

12

Terreno Adquirido (M²)


1.200.000

1.150.000

75.000


400.000

50.000


300.000

100.000

425.000

3.700.000

Obra de Infra-Estrutura Executada (M)


5.000

8.140

4.000

1.500

2.500

500


1.000

1.000

2.000

25.640


Galpão Construído (Galpão)










2


2

Estudo de Impacto Ambiental Elaborado (Estudo)


2

3

3

2

1

1


1

2

2

17

Plano Diretor Industrial Elaborado (Plano)


1

2

2

1





2


8

Promoção do Desenvolvimento Comercial e de Serviços













Promover o desenvolvimento comercial e dos serviços através de ações e programas que visem o aumento do PIB do Estado de Minas Gerais













Evento Realizado (Evento)


2



1




1



4

Central de Dados e Informações Criada (Sistema)


1










1

Sistema em Implantação (Sistema)


1










1

Ação de Interiorização

das Atividades de Fo-

mento à Industria Rea-

lizada (Evento)








1



1



Promoção do Desenvolvimento do Turismo













Coordenar e apoiar ações referentes ao desenvolvimento da política estadual de turismo













Equipamento Adquirido (Equipamento)


2










2

Veículo Adquirido (Veículo)


1










1

Mobiliário Adquirido (Mobiliário)

20











20

Reforma Realizada (Reforma)


1










1

Promoção do Registro do Comércio













Garantir, dar publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos das empresas mercantis na forma da Lei













Requerimento Atendido (Requerimento)

240.000











240.000














Apoio Creditício à Atividade Industrial













Empresa Financiada (Empresa)


1.965

366

968

305

268

845

145

476

515

377

6.230


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PROGRAMAS, OBJETIVOS E METAS POR REGIÃO


2001 / 2003


SETOR: INDÚSTRIA E COMÉRCIO




















Programas e Metas

Metas: Quantificação e Regionalização



Estado

I

II

III

IV

V

VI

VII

Apoio à Administração Pública









Desenvolver ações de caráter administrativo e financeiro, visando garantir o apoio dos recursos humanos, materiais, técnicos e institucionais à execução das ações de governo









Equipamento Adquirido (Equipamento)

24

-

-

-

-

-

-

-


Obra Realizada (Obra)

15

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

15

Móvel e Equipamento Adquirido (Móvel/Equipamento)

20

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

20

Veículo Adquirido (Veículo)

12

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

12

Promoção ao Desenvolvimento Industrial













Promover o desenvolvimento industrial através de ações e programas que visem o aumento do PIB da indústria mineira













Evento Realizado (Evento)


2

-

-

1

-

-

-

-

-

-

3

Central de Dados e Informações Criada (Sistema)


1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Ação de Interiori-

zação das Ativida-

des de Fomento à

Industria Realizada (Evento)

-

-

1

2

-

-

-

-

-

-

3


Estudo Realizado (Estudo)


2

-

1

1

-

-

-

-

-

-

Seminário Realizado (Seminário)


-

-

1

-

1

1

-

-

-

-

3








Projeto Executivo Elaborado (Projeto)


6

3

4

3

2

6

4

2

4

4

38

Terreno Adquirido (M²)


1.650.000

850.000

950.000

1.500.000

900.000

2.500.000

1.000.000

350.000

1.300.000

850.000

11.850.000

Obra de Infra-Estrutura Executada (M)


2.300

2.500

2.200

3.200

1.800

4.250

2.000

1.900

2.500


2.000


24.650

Galpão Construído (Galpão)


-

1

-

-

1

2

1

3

3

2

13

Estudo de Impacto Ambiental Elaborado (Estudo)


11

6

10

4

5

6

4

6

4

5

61
















Plano Diretor Industrial Elaborado (Plano)


3

2

2

-

1

-

1

1

-

1

11

Promoção do Desenvolvimento Comercial e de Serviços












-

Promover o desenvolvimento comercial e dos serviços através de ações e programas que visem o aumento do PIB do Estado de Minas Gerais













Evento Realizado (Evento)


2

-

-

3

1

1

-

-

-

1

8

Central de Dados e Informações Criada (Sistema)


1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Sistema em Implantação (Sistema)


1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

1

Ação de Interiorização das

Atividades de Fomento à

Industria Realizada (Evento)


1


1

-

-

-

-

-


1


1

-


4


Sistema de Intercâmbio Pemanente com Org. Internacionais de Comércio e de Serviços (Sistema)

1

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

Promoção do Desenvolvimento do Turismo













Coordenar e apoiar ações referentes ao esenvolvimento da política estadual de turismo













Equipamento Adquirido (Equipamento)

3

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

3

Reforma Realizada (Reforma)

49

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

49

Assessroia Prestada (Assessoria)

84

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

84

Projeto Aprovado (Projeto)

48.030

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

48.030

Promoção do Registro do Comércio













Garantir, dar publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos das empresas mercantis na forma da Lei













Requerimento Atendido (Requerimento)

720.000

-

-

-

-

-

-

-

-

-

-

720.000

Apoio Creditício à Atividade Industrial













Empresa Financiada (Empresa)


5.895

1.098

2.904

915

804

2.535

435

1.428

1.545


1.131


18.690















PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2000








SETOR: INDÚSTRIA E COMÉRCIO









Despesas Correntes

Despesas



Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

de Capital

Apoio à Administração Pública

1.896

1.997

3.893

235







Obrigações Especiais

2.744


2.744


2.744

Implementação do Pla-

no Setorial de

Informatização

139

139

95

234


Promoção ao Desenvolvimento Industrial

180

9

189

19.809

Promoção do Desenvolvimento Comercial e de Serviços

141

10

151


151

Promoção do Registro do Comércio

2.343

1.258

3.601

65

3.666

Apoio Creditício à Atividade Industrial


32.000

32.000

458.774

490.774

Contribuição a Entidades e Fundos




2.529

2.529

Total

7.304

35.412

42.716

481.507

524.223


PLANO PLURIANUAL DE AÇÃO GOVERNAMENTAL - 2000/2003


PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS


2001/2003





SETOR: INDÚSTRIA E COMÉRCIO







Despesas Correntes

Despesas


Programa

Pessoal e Encargos

Outros Custeios

Total

Apoio à Administração Pública

3.732

1.539

5.271

2.379







Obrigações Especiais

3.912


3.912

2.482

6.394

Implementação do Pla-

no Setorial de

Informatização

147

147


147


Promoção ao Desenvolvimento Industrial

649

135

784

71.955

Promoção do Desenvolvimento Comercial e de Serviços

516

151

667


667

Promoção do Desenvolvimento do Turismo




550

550

Promoção do Registro do Comércio

15.952

9.014

24.966

396

25.362


Apoio Creditício à Atividade Industrial


96.000

96.000

1.376.321

1.472.321

Contribuição a Entidades e Fundos




7.588

7.588

Total

24.761

106.986

131.747

1.461.672

1.593.419


IX - Acrescentem-se no setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento as seguintes diretrizes:

- empreender gestões para resgatar o Planejamento Integrado dos Transportes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, objetivando efetivar prioritariamente a integração do transporte sobre trilhos, visando a aumentar a capacidade do transporte de massa da Região Metropolitana de Belo Horizonte;

- redefinir, por meio de lei específica, o Sistema Estadual dos Transportes, visando a conferir autonomia à gestão do setor Transporte, capacitando-o para a promoção do desenvolvimento integrado dos diversos modais de transporte;

X - Nos Programas, Objetivos e Metas por Região, ano 2001-2003, setor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Programa Estudos e Pesquisas Hidrológicos - Elaboração do Plano Diretor Supervisionado, procedam-se às seguintes alterações:

"Região II - 2

Região IV - 2

Região VII - 2

Região VIII - 2

Região IX - 2

Região X - 2".

XI - na parte relativa ao Poder Judiciário, referente ao Tribunal de Justiça, fica substituído o objetivo de "construir dez prédios de fóruns..." por "construir onze prédios de fóruns e promover a reforma e ampliação de outras 80 edificações, perfazendo 140.000m2 (cento e quarenta mil metros quadrados) construídos;

XII - fica acrescentado o Setor Bombeiro Militar, transferindo-se para seus quadros os programas e metas relativos às atividades de Bombeiro Militar e de Defesa Civil constantes nos quadros do Setor Polícia Militar;

XIII - fica acrescentada, no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento, no Programa Edificações Públicas, na meta Aeroporto Melhorado (Aeroporto), uma unidade na macrorregião II;

XIV - ficam acrescentadas, no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Educação, no Programa Universalização do Ensino Fundamental, na meta Prédio Construído, duas unidades na macrorregião II;

XV - fica acrescentada, no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Indústria, Comércio, no Programa Promoção ao Desenvolvimento Industrial, a meta construção de distrito industrial, prevendo-se a construção de um distrito industrial na macrorregião II;

XVI - fica acrescentada, no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Turismo, no Programa Promoção do Desenvolvimento do Turismo, a meta construção de centro de convenções, feiras e eventos, prevendo-se a construção de uma unidade na macrorregião II;

XVII - fica acrescentada, no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Saúde, no Programa Edificações Públicas, na meta Unidade Predial Construída (unidade), uma unidade predial na macrorregião II;

XVIII - fica acrescentada no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Agropecuária, no Programa de Desenvolvimento do Meio Rural, a meta Incentivo à Fruticultura, prevendo-se a ação correspondente na macrorregião II; programa de recuperação/preservação e manejo das Sub-bacias hidrográficas nas Regiões II, IX e X;

XIX - no quadro Programas, Objetivos e Metas por Região, 2001/2003, Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento, no Programa Restauração de Rodovias, o quantitativo da meta Rodovia Restaurada (km), para a macrorregião II, passa a ser de 296km (duzentos e noventa e seis quilômetros);

XX - fica acrescentado, nos Programas, Objetivos e metas por Região, 2000, 2001/2003, Setor Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Programas e Metas, o programa de recuperação / preservação e manejo das Sub-bacias Hidrográficas nas Regiões II, IX e X;

XXI - fica acrescentada, nos Programas, Objetivos e Metas por Região, 2000, Setor Educação - Programas de Atendimento ao Ensino Superior, a meta Criação de ensino superior, em articulação com as instituições estaduais ou federais existentes, integrando centro de capacitação continuada para professores, nas regiões II, IX e X;

XXII - nos Programas, Objetivos e Metas por região, Ano 2000 - Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento - Programa de Infra-Estrutura urbana - Trecho de Rodovia Vicinal Melhorado (km), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região II - 3

Região III - 7

Região VII - 10

Região VIII - 10

Região IX - 5

Região X - 5;

XXIII - nos Programas, Objetivos e Metas por região, 2001/2003 - Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento - Programa de Infra-Estrutura urbana - Trecho de Rodovia Vicinal Implantado e Pavimentado (km), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região VI - 15

Região VII - 25

Região VIII - 30

Região X - 20;

XXIV - nos Programas, Objetivos e Metas por região Ano 2000 - Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento - Programa de Infra-Estrutura Urbana - Trecho de Rodovia Vicinal Implantado e Pavimentado (km), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região VIII - 10

Região II - 2

Região X - 4;

XXV - nos Programas, Objetivos e Metas por região, Ano 2000, Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento - Programa Preservação do Meio Ambiente - Programa de Educação Ambiental Realizado (Programa), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Estado - 4

Região X - 2;

XXVI - nos Programas, Objetivos e Metas por região, 2001/2003, Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento - Programa Edificações Públicas - Unidade Construída (unidade), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região I - 17

Região II - 2

Região IX - 2

Região X - 3;

XXVII - nos Programas, Objetivos e Metas por região Ano 2000 - Setor Transportes, Obras Públicas e Saneamento - Programa Edificações Públicas - Unidade Construída (unidade), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região I - 3

Região II - 2

Região IX - 1

Região X - 2;

XXVIII - nos Programas, Objetivos e Metas por região, 2001/2003, Setor Educação - Programas Atendimento ao Ensino Profissional - Centro de Educação Profissional Implantado, a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região III - 6

Região II - 1

IX - 1

X - 1;

XXIX - nos Programas, Objetivos e Metas por região, Ano 2000, Setor Educação - Programas Atendimento ao Ensino Profissional - Centro de Educação Profissional Implantado (centro), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região III - 2

Região X - 1;

XXX - nos Programas, Objetivos e Metas por região, 2001/2003, Setor Educação - Programas Atendimento ao Ensino Profissional - Centro de Educação Profissional Construído (centro), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região I - 3

Região II - 1

Região X - 1;

XXXI - nos Programas, Objetivos e Metas por região, Ano 2000, Setor Educação - Programas Atendimento ao Ensino Profissional - Centro de Educação Profissional Construído (centro), a quantificação e a regionalização das metas passam a ser as seguintes:

Região III - 1

Região II - 1

Região X - 1.