Violência de gênero pauta audiência
Comissão quer discutir aumento dos casos no Estado e propor mecanismos de prevenção e proteção das vítimas.
O aumento dos índices de feminicídio e outras formas de violência de gênero no Estado serão tema de audiência pública nesta quinta-feira (27/11/25). Um dos objetivos é propor mecanismos de prevenção e políticas de proteção mais eficazes.
A ser realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a audiência será às 10 horas no Plenarinho II. Ela foi solicitada pela deputada Ana Paula Siqueira (Rede).
De acordo com dados da Polícia Civil de Minas Gerais, os casos de violência doméstica aumentaram nos últimos anos. Considerando-se apenas os meses até outubro, foram 2.324 vítimas a mais em 2025 em relação a 2024. O número saltou de 128.092 para 130.416.
As ocorrências incluem fatos como ameaças, perseguição, agressões e descumprimento de medidas protetivas. Há também casos de abandono de pessoas incapazes e exposição sexual de crianças e adolescentes.
Já no âmbito do feminicídio, as ocorrências tiveram aumento mais discreto, passando de 135 para 139 vítimas fatais nos dez primeiros meses de 2024 e 2025.
A reunião se insere nas atividades da campanha “21 Dias de Ativismos pelo Fim da Violência contra a Mulher”, iniciada no último dia 20 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).