Notícias

Valorização do trabalho parlamentar marca homenagem à Unale

Parlamentares também reconheceram a contribuição do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT) para a entidade.

Imagem

O trabalho de deputados e deputadas estaduais em todo o Brasil foi celebrado em homenagem concedida à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) em Reunião Especial de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A solenidade foi realizada no final da tarde de segunda-feira (22/9/25), a requerimento do presidente da Casa, deputado Tadeu Leite (MDB), que conduziu a cerimônia.

No início da reunião o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), 2º-secretário da ALMG, também foi homenageado: ele é o atual presidente do Conselho Fiscal da Unale e já exerceu a presidência da entidade. Ele foi eleito, no final de agosto, para a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) com a aposentadoria do conselheiro José Alves Viana, e em breve se despedirá da ALMG, onde exerce seu oitavo mandato consecutivo.

Um vídeo com depoimentos de colegas e ex-colegas da vida política foi exibido para prestigiar o parlamentar. Ele agradeceu pelo trabalho conjunto e aprendizado e lembrou de seu percurso na entidade, recapitulando a história e a defesa dos valores democráticos e republicanos.

“A Unale começou pequena, com a Assembleia de Minas, e foi dialogando com outras Assembleias. Ali nascia a força do Parlamento”, recordou Alencar.

Vídeo

Unale é lembrada pela defesa dos interesses dos Parlamentos

A placa de homenagem à Unale foi entregue à sua presidenta, deputada Tia Ju (Republicanos), que é a 2ª-vice-presidenta da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Além disso, a parlamentar e outros integrantes da entidade receberam, das mãos do deputado Tadeu Leite, o medalhão comemorativo dos 190 anos da Assembleia de Minas.

A Unale, fundada em 1996, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos. Ela reúne os 1.059 deputados estaduais das 27 casas legislativas do Brasil, sendo reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com seu site, entre as missões da entidade incluem-se, entre outras, a defesa de interesses estaduais coletivos; a divulgação de ações legislativas; e a promoção do debate permanente de grandes temas de interesse do País.

Em seu discurso, Tia Ju manifestou alegria e gratidão pelo reconhecimento e elogiou o Estado de Minas Gerais pela acolhida. Ela também destacou as qualidades do deputado Alencar em sua vida pública e afirmou que “sua trajetória inspira e seu legado permanece entre nós”. Ela entregou ao parlamentar uma comenda especial pelos serviços prestados à entidade e uma placa de honra ao mérito.

O presidente da ALMG afirmou que “é impossível falar da Unale em Minas sem falar do deputado Alencar” e que ele fará falta na Assembleia de Minas. Ele também disse que “o Parlamento representa o coração da vida pública, é onde se materializa a pluralidade de ideias” e que o reconhecimento à Unale faz jus ao trabalho de integração e fortalecimento institucional que ela promove.

Para Tadeu Leite, a entidade garante que o Poder Legislativo esteja à altura dos desafios contemporâneos e que seja defendido o direito à diversidade política.

Antes da Reunião Especial, a agenda da Unale incluiu um almoço oferecido pelo Governo de Minas no Palácio da Liberdade e a 7ª reunião de trabalho de sua diretoria executiva no Salão Nobre do Parlamento mineiro.

Na ocasião, houve a posse da presidência do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O novo presidente é o deputado Marcelo Santos (União), que está à frente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales); e o vice, o deputado Tadeu Leite.

Reunião Especial - homenagem à Unale

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Unale recebe homenagem na Assembleia de Minas TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine