Notícias

UFJVM completa 20 anos como universidade

Instituição, que começou como Faculdade de Odontologia de Diamantina, soma mais de 70 anos dedicados ao ensino.

Imagem

Há 20 anos, as Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid), por meio da Lei 11.173, de 2005, foram transformadas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Esse foi o motivo da homenagem prestada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Presidenta do colegiado, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) assinou o requerimento para a entrega do diploma referente a voto de congratulações. Durante a cerimônia realizada nesta sexta-feira (5/9/25), no Campus JK, ela salientou a importância da luta constante pela democracia, pois, só assim é possível avançar no desenvolvimento das políticas educacionais.

Ao destacar a relevância da UFJVM na vida das pessoas, Beatriz Cerqueira pontuou a necessidade de estabelecer ações de permanência para as mães estudantes. Também anunciou a indicação de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão para a construção do restaurante universitário.

Imagem

Com campus nas cidades de Diamantina, Teófilo Otoni, Unaí e Janaúba, a universidade promove atividades de ensino, pesquisa e extensão que abrangem mais de 3 milhões de pessoas. “Isso é um projeto de país, é uma possibilidade para as pessoas realizarem seus sonhos”, enalteceu o reitor Heron Bonadiman.

De acordo com ele, pesquisadores da UFJVM publicam estudos nas melhores revistas do mundo. “Que a UFVJM seja um ponto cardial para quem deseja crescer e produzir equidade em nossos territórios”, finalizou.

Agradecendo as emendas parlamentares destinadas pela deputada, o prefeito de Diamantina, Geferson Giordani Burgarelli, assegurou: “Vamos continuar fazendo políticas públicas”. Já o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Diego Macedo, listou conquistas referentes às demandas por moradia e transporte estudantil.

Primeiro reitor eleito da UFVJM, Pedro Ângelo Almeida Abreu observou a necessidade de seguir lutando por mais repasses orçamentários a fim de ampliar o trabalho realizado pela universidade. “A gente tem que buscar a emancipação da ignorância, do atraso”, salientou.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - homenagem à UFVJM
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - homenagem à UFVJM

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine