Notícias

Segunda Musical tem concerto dividido em três partes

Apresentação dos artistas é nesta segunda (24), às 20 horas, no Teatro.

Imagem

Vários artistas dividem o palco do Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na apresentação desta segunda-feira (24/11/25) do Segunda Musical, marcada para às 20 horas.

Na primeira parte, o duo Clair de Lune, com a soprano Chervana e o pianista Rafael Oliveira, interpreta obras de Claude Debussy, Heitor Villa-Lobos, Reynaldo Hahn, Vicenzo Bellini, Franz Schubert, Mauro Chantal e Georges Bizet.

Na sequência do concerto, apresentação do Camerá Trio, com o violinista Vitor Layber, a flautista Joanna Araújo e a harpista Sarah Ribeiro sobem ao palco para tocar composições de Jacques Ibert e Eugène Goossens.

O concerto segue para a última parte com a soprano Camile Monteiro e o pianista Arthur Hosken interpretando obras de Franz Schubert, Richard Strauss, Claude Debussy e Sergei Rachmaninoff.

Conheça os artistas

Imagem

Primeira parte

Clair de Lune é um dueto brasileiro de música de câmara formado em 2024 em Belo Horizonte, a partir do encontro da soprano Chervona e do pianista Rafael Oliveira na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O duo se dedica ao estudo e à interpretação de compositores de diversos períodos da história da música como Bizet, Debussy, Schubert, Bellini, Heitor Villa-Lobos, Manuel de Falla, Reynaldo Hahn e Mauro Chantal.

Um dos objetivos do duo é difundir música de concerto, principalmente a brasileira, seja em salas de concertos e recitais tradicionais ou em ambientes alternativos.

Chervona é cantora, instrumentista, compositora, performer, atriz e professora. Bacharel em interpretação teatral com formação complementar em música pela UFMG e bacharelanda em música com habilitação em canto lírico na mesma instituição. 

Desde 2022 integra o Ars Nova - Coral da UFMG. Em 2024 participou de duas séries de concertos com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em parceria com o Concentus Musicum BH.

Para além do universo da música de concerto, Chervona faz parte da banda Tantum, da qual é fundadora, compositora, vocalista, instrumentista, performer e figurinista. Já gravou com a banda um álbum, dois singles e um EP, com turnês em vários estados brasileiros.

Rafael Oliveira cursa bacharelado em piano erudito pela UFMG, onde tem aulas com o professor Adalmário Pacheco. Desde o final de 2024 vem desenvolvendo um projeto composicional com foco em obras para piano solo. Já participou de uma conferência ministrada pela pianista Mauren Frey, professora de piano na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

O contato de Rafael com a música vem da infância, quando explorou diversos instrumentos, com ênfase no piano. Ao longo da trajetória participou de masterclasses com renomados pianistas, como os brasileiros Christian Budu, Diego Caetano e Gustavo Carvalho, o alemão Peter von Wienhardt e Solungga Liu, de Taiwan.

Segunda parte - Camerá Trio

Vitor Layber começou os estudos no Curso de Formação Musical da Faculdade de Música do Espírito Santo, na classe do professor Silas de Andrade. O músico tem bacharelado na UFMG, na classe do professor Ayran Nicodemo e atuou em diversas orquestras jovens de Minas. Também participou de vários festivais de música erudita pelo Sudeste do Brasil.

Joanna Araujo é flautista e professora formada no curso de bacharelado em flauta, pela UFMG. Atualmente, a musicista é mestranda em performance musical, na mesma instituição.

Sarah Ribeiro é bacharel em piano pela UFMG, na classe dos professores Adalmário Pacheco e Stefanie Freitas. Atualmente cursa o quarto período do bacharelado em harpa, também na UFMG, na classe do professor Marcelo Penido. Os estudos de harpa se iniciaram durante a graduação em piano, por meio da disciplina instrumento complementar, ministrada pelo professor Marcelo Penido.

Imagem

Terceira parte

Camile Monteiro é cantora lírica e bacharelanda em canto lírico pela UFMG. Iniciou os estudos musicais aos dez anos nos corais infanto juvenis da Uemg e da Fundação Clóvis Salgado – Cefart, onde desenvolveu sua formação inicial e se destacou pela sensibilidade artística e presença cênica. 

Ao longo dos anos aprimorou a técnica vocal e interpretativa, consolidando atuação como solista e integrante de grupos vocais. Camile é atualmente orientada pela professora Luciana Monteiro, e integra o Coral Ars Nova da UFMG. 

No repertório cênico e sinfônico atua em produções como “A flauta mágica”, “Carmina Burana”, “O Senhor dos anéis in concert” e “Novas esquinas”. 

Em 2025 foi finalista do 4º Concurso Natércia Lopes, destacando-se pela performance vocal e interpretativa.

Arthur Hosken cursa o último período do bacharelado em piano erudito pela UFMG, sob orientação do professor Adalmário Pacheco. Ao longo da formação participou de masterclasses e festivais com pianistas de destaque internacional, como Cristian Budu, Solungga Liu, Eduardo Monteiro, Theresa Bogard e Sergey Schepkin. Apresenta-se regularmente como solista e camerista em recitais acadêmicos e externos.

Em 2025, integrou o Festival International Piano Week, nos Estados Unidos, com apresentações solo no festival e de câmara no Groton Hill Music Center. No mesmo ano, participou como pianista executante da oficina de piano da Universidade de São Paulo (Usp). Com experiência como professor há mais de quatro anos, atuou no Centro de Musicalização Integrado da UFMG, na Escola Minueto e, atualmente, leciona no próprio estúdio. 

Arthur participa de dois projetos de extensão da UFMG: um voltado à percepção musical e apreciação, com foco na formação básica em música para o público geral; outro voltado à produção discente da série Jovens Intérpretes, que promove recitais mensais dedicados ao desenvolvimento artístico de estudantes. 

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine