Reunião conjunta debate programa Cemig Agro, de apoio ao produtor rural
Implantado em 2024, programa incluiu a instalação de 76 bases descentralizadas em todo o Estado.
Lançado com o objetivo de melhorar a disponibilidade e a qualidade do fornecimento de energia para o produtor rural, o programa Cemig Agro é tema de uma audiência pública conjunta na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (9/9/25), às 16h05 horas, no Auditório José Alencar.
O requerimento para realização da reunião é de autoria dos deputados Gil Pereira (PSD), presidente da Comissão de Minas e Energia da ALMG, e Raul Belém (Cidadania), presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria. O debate é organizado pelas duas comissões parlamentares.
De acordo com o deputado Raul Belém, um dos objetivos da audiência pública é garantir que a Cemig Agro atenda, de fato, às necessidades da agropecuária e agroindústria e contribua para o fortalecimento do setor em Minas Gerais.
Já o deputado Gil Pereira disse estar otimista com relação à plena implantação do programa Cemig Agro no Estado.
Entre os convidados para a audiência pública, estão confirmadas as participações do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rodrigo Fernandes; da gerente de Relacionamentos Institucionais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Fernanda Bolognani; e do gerente executivo estadual da Agricultura Familiar e Agronegócios do Banco do Nordeste do Brasil, Evacir de Oliveira Júnior.
Programa foi criado em 2024
De acordo com o portal da Cemig na internet, o Cemig Agro foi criado em julho de 2024. Ele é responsável pela instalação de 76 bases descentralizadas em todo o Estado e pela contratação de aproximadamente 220 técnicos especializados que já realizaram em 2025 mais de 122 mil atendimentos, incluindo ocorrências emergenciais, manutenção preventiva, vistorias, podas de árvores e limpezas de faixas.
O programa possui um telefone exclusivo de atendimento (0800-721-6600) pelo qual as instituições representativas conseguem enviar demandas e agilizar soluções.
Segundo informações da estatal mineira de energia, desde a implementação do serviço, mais de 70 mil demandas foram atendidas. De janeiro a julho de 2025, o número de reclamações de clientes rurais na Cemig caiu 56% em relação ao mesmo período do ano passado. Já as reclamações na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) caíram 24% no mesmo período.
Dentre outras ações previstas estão a construção e ampliação de mais de 200 subestações, a instalação de 30 mil quilômetros de redes trifásicas e a instalação de mais de 3 mil religadores automáticos, que podem restabelecer o serviço de energia remotamente, dependendo da causa, sem a necessidade de deslocamento de equipes. A expectativa é que a Cemig invista cerca de R$ 11 bilhões até 2027 em áreas com impacto direto ao setor Agro.


