Reunião Especial homenageará colunista social por 60 anos de jornalismo
Evento no Plenário será nesta quinta (6) à noite. Referência no Norte de Minas, Theodomiro Paulino acumula realizações e homenagens em extensa trajetória.
Os 60 anos dedicados ao jornalismo do colunista social Theodomiro Paulino, uma referência do setor no Norte de Minas Gerais, serão lembrados em Reunião Especial nesta quinta-feira (6/11/25), a partir das 19 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A homenagem atende a requerimento proposto pelo deputado Arlen Santiago (Avante) e assinado por 27 outros parlamentares.
Na programação da Reunião Especial estão previstos composição da mesa de honra, execução do Hino Nacional e exibição de vídeo destacando a carreira do homenageado. Arlen Santiago e Theodomiro Paulino, que receberá uma placa comemorativa, farão pronunciamentos e o evento será encerrado com uma apresentação artística.
Conforme lembra o requerimento, Theodomiro Paulino começou sua carreira no Diário de Montes Claros, em 1965, e atualmente tem coluna diária social e política no Jornal Gazeta Norte Mineira, na Revista Tempo e na TV Cultura.
Entre outras passagens na carreira do jornalista, ele escreveu em dezenas de jornais e revistas e participou de programas de TV. Em Belo Horizonte, já contribuiu com os extintos Diário de Minas e Jornal de Minas e, também, com o jornal Hoje em Dia.
Theodomiro Paulino escreveu o livro autobiográfico “Theo, Uma Vida”, publicado em edição de luxo com tiragem de 3 mil exemplares. Entre outras honrarias, Ibrahim Sued, famoso colunista brasileiro, cunhou para ele o cognome “príncipe do colunismo social”.
Em 1999, recebeu ainda da Delegacia Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais o troféu "Colunista do Século 20”.
Ele também é cidadão honorário de diversas cidades do Norte de Minas, já recebeu a grande Medalha JK e uma medalha da Ordem do Mérito do Legislativo, em 2003. Outro prêmio de destaque foi o Troféu Cidadão do Mundo, conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Em suas tradicionais festas no Automóvel Clube de Montes Claros, já recebeu os governadores Francelino Pereira, Newton Cardoso, Eduardo Azeredo, Alberto Pinto Coelho, Antônio Anastasia e Aécio Neves. Também já foi anfitrião do então vice-presidente José Alencar, do presidente Juscelino Kubitschek e de diversos ministros.
Em outubro de 2015 foi agraciado com um selo postal, estampado com seu rosto, em alusão aos 50 anos de jornalismo. Na ocasião, uma Reunião Especial do Plenário na ALMG renovou a homenagem de dez anos antes. Agora, pela terceira vez, recebe a homenagem da Casa.
Mas a trajetória de Theodomiro Paulino não se limita ao jornalismo. Ele também se destaca no trabalho social. Fundou a Creche Menino Jesus, na Vila Telma, em Montes Claros, especializada no amparo a crianças com câncer.
O colunista realiza campanhas solidárias no inverno, normalmente em junho, tradição que se repete há 50 anos, e o Natal Criança Feliz, em dezembro, quando são distribuídos brinquedos, roupas e cestas básicas para 5 mil famílias em Montes Claros.