Notícias

Tema em Foco

Projeto que regulamenta caravanas tem parecer favorável

Matéria foi analisada pela Comissão de Transporte, que também aprovou relatório sobre ferrovias em Minas Gerais.

Imagem

Em reunião na tarde desta terça-feira (3/12/24), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável, em 1º turno, ao Projeto de Lei (PL) 3.581/22, do deputado Antonio Carlos Arantes (PL). A proposição estabelece diretrizes sobre a regulamentação das atividades de caravanistas, reconhecendo-as como de importante valor cultural e turístico.

Botão

O relator da matéria e também presidente da comissão, deputado Thiago Cota (PDT), recomendou a aprovação na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Segundo o parecer da Comissão de Transporte, a atividade de caravanista é entendida como “aquela em que os praticantes utilizam veículo adaptado para pernoite, o que dispensa a utilização de hospedagens, como hotéis e pousadas”. O relator lista algumas ações relativas a essa atividade em que poderá ser necessária a atuação do poder público, como a disponibilização de áreas destinadas à prática de caravanismo, com vistas a uma maior segurança do tráfego e o menor impacto possível nas localidades de interesse turístico.

A CCJ, em sua análise, defendeu a possibilidade de o projeto tramitar na Casa, mas ressaltou que a eficácia da futura lei dependerá da vontade do Poder Executivo, o qual detém competência privativa para determinadas providências. A comissão também sugeriu um substitutivo para sanar alguns vícios jurídicos do texto.

A matéria ainda será analisada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, antes de ir a Plenário.

Debate sobre ferrovias deve continuar, aponta relatório da comissão

A Comissão de Transporte também aprovou o relatório final do Tema em Foco referente aos anos de 2023 e 2024. No âmbito da comissão, o tema escolhido foi o transporte ferroviário. O Tema em Foco integra o Assembleia Fiscaliza, que reúne as ações de fiscalização do Legislativo mineiro.

O relatório, assinado pelo deputado Thiago Cota, destaca que a escolha do Tema em Foco buscou dar continuidade ao debate sobre o transporte ferroviário na Assembleia Legislativa, após o funcionamento da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias, ao longo de duas legislaturas.

Para tanto, a Comissão de Transporte aprovou, entre 2023 e 2024, 29 requerimentos relacionados ao tema e realizou uma visita, um debate público e duas audiências públicas.

A conclusão do relatório é de que o desenvolvimento do transporte ferroviário é imprescindível para o crescimento do Estado, uma vez que Minas Gerais tem a malha rodoviária mais extensa do País, mas ela está saturada e insegura, sobretudo pela ausência de investimentos no transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos. 

Ainda assim, o relatório aponta alguns avanços, como o início da construção da linha 2 do metrô de Belo Horizonte, e recomenda que o tema continue a ser discutido na Assembleia Legislativa.

Vídeo
Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas - análise de proposições
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Estudos da comissão sobre o transporte ferroviário estão no relatório final do Tema em Foco, dentro do Assembleia Fiscaliza TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine