Projeto aprovado regulamenta boletos de cobrança
Também foi votado em Plenário proposta de criação do Polo de Produção de Lingerie.
Proposta aprovada preliminarmente (1º turno) pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta terça-feira (25/11/25) determina que boletos e demais guias de cobrança emitidas por concessionárias e permissionárias de serviço público devem conter código de barras e QR Code como opções de pagamento.
O Projeto de Lei (PL) 1.512/23, de autoria do deputado Eduardo Azevedo (PL), foi aprovado na forma do texto recomendado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico (substitutivo nº 2). Ele estabelece que a opção do formato QR Code não será obrigatória, uma vez que nem todas as empresas estão aptas, tecnologicamente, a oferecer o pagamento de contas nessa modalidade.
No 2º turno, o projeto voltará a ser analisado pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, antes da votação definitiva no Plenário.
Polo da Produção de Lingerie é aprovado
Na mesma reunião desta terça-feira, foi aprovado de forma definitiva (2º turno) o PL 3.629/25, do deputado Enes Cândido (Republicanos), que institui o Polo da Produção de Lingerie de São João do Manteninha (Rio Doce).
Foi mantido o texto que havia sido aprovado pelo próprio Plenário no 1º turno. O polo incluirá, além de São João da Manteninha, os Municípios de Mantena e Itabirinha, na região do Rio Doce. A inclusão seguiu entendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), que já reconhece os municípios, conjuntamente, como arranjo produtivo local do setor de confecção de lingeries.
O Polo da Produção de Lingerie de São João do Manteninha tem os objetivos de incentivar a produção e a comercialização de lingerie na região; promover o desenvolvimento de tecnologias aplicáveis à indústria têxtil; e contribuir para a geração de empregos e para o aumento da renda, mediante o desenvolvimento de ações voltadas para o setor produtivo de lingerie, respeitados os princípios do desenvolvimento sustentável.
Entre as diretrizes a serem seguidas na implementação do polo estão, entre outras, a promoção do desenvolvimento e divulgação de novas técnicas na confecção, bem como a oferta de capacitação gerencial e comercial e de outras aplicáveis ao setor.