Notícias

Problemas no fornecimento de energia elétrica no Alto Paranaíba motivam reunião

Audiência nesta segunda (22), em Araxá, vai tratar dos prejuízos causados a produtores rurais como perda de insumos e de produção de leite.

19/04/2024 - 10:20
Imagem

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta segunda-feira (22/4/24), uma audiência pública em Araxá para debater a constante falta de energia em cidades do Alto Paranaíba. A reunião vai ocorrer, às 13 horas, no Sesc, à Rua Edmar Cunha, 150, no Bairro Santa Terezinha.

Botão

A reunião, solicitada pelo deputado Bosco (Cidadania), vai tratar do problema que tem afetado tanto o perímetro urbano quanto a área rural, causando prejuízos para produtores rurais como perda de insumos e de produção de leite, além da danificação do maquinário, segundo requerimento para a reunião.

Ainda conforme esse documento, a interrupção do fornecimento de energia elétrica atrapalha o bombeamento de água nos poços artesianos. Dessa forma, há impactos para a produção, a irrigação das plantações e o consumo das comunidades.

Citação

De acordo com o parlamentar, no requerimento, a população de modo geral e os produtores rurais também se queixam da morosidade no atendimento das agências locais da Cemig, quando acionadas para restaurar emergencialmente a situação.

Convidados

Para a audiência pública, foram convidados o prefeito de Araxá, Rubens Magela da Silva, o presidente da Câmara Municipal de Araxá, João Bosco Júnior, e o prefeito de Santa Rosa da Serra e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá, José Humberto Ribeiro.

Também foram chamados representantes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Cemig, e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais, entre outros.

Ordenha
“O agronegócio é um importante propulsor da economia na região. Assim como o perímetro urbano dos municípios, que sofre com a falta de energia por dias, o campo tem sido constantemente prejudicado, principalmente, os produtores rurais. Eles se queixam das centenas de litros de leite que se tornam impróprios para o consumo com a interrupção da eletricidade.”
Bosco
Dep. Bosco

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine