Presidente da ALMG participa de solenidade de posse de dirigentes do TRE-MG
Cerimônia ocorreu na sede do tribunal, em Belo Horizonte, e contou com a presença de várias autoridades.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), participou, no final da tarde de sexta-feira (13/6/25), em Belo Horizonte, da solenidade de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG).
O presidente empossado é o desembargador Júlio César Lorens e o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga. Eles foram eleitos em sessão da Corte Eleitoral no dia 10 de abril e exercerão os cargos até junho de 2026.
Além do presidente do Legislativo mineiro, a mesa de honra foi composta por autoridades como o governador em exercício, Matheus Simões (Novo); a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo; e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior.
Na passagem do cargo, o agora ex-presidente do TRE-MG, desembargador Ramom Tácio de Oliveira, falou sobre o fechamento do ciclo à frente da instituição e as emoções do momento, como a prestação de contas e a gratidão.
De acordo com ele, um dos desafios que ainda resta é o do cadastramento biométrico de eleitores, que vem sendo realizado em parceria com prefeituras e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Minas Gerais. O desembargador desejou sucesso à nova gestão e afirmou sua certeza de que “a justiça será o farol” a guiar a trajetória dos dirigentes.
O governador em exercício, Mateus Simões, relembrou que, ainda criança, acompanhou a apuração dos votos de eleição municipal em Araxá (Alto Paranaíba), seu primeiro contato com a Justiça eleitoral. Ele também falou sobre a mudança do voto em cédulas de papel para o eletrônico e manifestou que fica encantado ao perceber que a Justiça Eleitoral é capaz de oferecer um resultado rápido e confiável para a população.
O presidente empossado, desembargador Júlio César Lorens, agradeceu pela oportunidade e a todas as pessoas que contribuíram para a chegada desse momento. Ele disse que inicia a presidência do TRE-MG, o segundo maior colégio eleitoral do Brasil, honrado e inspirado nos antecessores.
Lorens também rechaçou qualquer tipo de violência, especialmente contra mulheres, e manifestou compromisso com as melhorias tecnológicas na instituição para o aprimoramento de questões que envolvem a Justiça Eleitoral.
