Política de fomento à telefonia celular é aprovada em 1º turno
PL 3.755/25, que busca incentivar a conectividade em pequenas localidades, retorna agora para a FFO em 2º turno.
O Projeto de Lei (PL) 3.755/25 foi aprovado em 1º turno pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), durante a Reunião Ordinária desta quarta-feira (20/8/25). Assinada pelo presidente da ALMG, o deputado Tadeu Leite (MDB), a iniciativa tem como objetivo incentivar a conectividade e a telefonia celular no Estado.
O texto menciona a redução de desigualdades territoriais e a promoção da conectividade rural entre os objetivos da política. Também prevê incentivo financeiro ou fiscal às operadoras de telefonia celular e concessão de crédito para investimentos em infraestrutura no setor de telecomunicações.
O projeto foi aprovado pelo Plenário na forma do substitutivo nº 1 da Comissão de Agropecuária e Agroindústria. Essa versão do texto, além de retirar a menção ao Fundo de Universalização do Acesso a Serviços de Telecomunicação em Minas Gerais (Fundomic), já extinto, insere a possibilidade de utilização de recursos dos Fundos de Fomento e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado de Minas Gerais (Fundese) e Estadual de Desenvolvimento Rural (Funderur).
O PL 3.755/25 retorna agora para análise de 2º turno da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO).
