Peça “Mesa redonda” é atração do Zás
Alice Cabral apresenta monólogo inspirado em obra norte-americana; espetáculo é às 19h30, no Teatro da ALMG.
O Zás desta quinta-feira (6/11/25) terá monólogo interpretado e escrito por Alice Cabral, a partir das 19h30 no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com entrada franca. A peça "Mesa redonda" é inspirada na obra “Vivendo de amor”, da escritora, pesquisadora e ativista estadunidense Bell Hooks.
O espetáculo utiliza o teatro como espaço de partilha afetiva, escuta e denúncia. A encenação propõe uma estética de debate, rompendo com o formato tradicional e ativando o público como participante sensível da cena.
Mais do que tratar das relações afetivas, “Mesa redonda” revela as dimensões sociais da solidão, questionando o lugar da mulher negra na sociedade e reafirmando a importância de sua presença em espaços de representatividade, poder, beleza e decisão.
Segundo Alice Cabral, a peça funciona como “uma ferramenta de acolhimento, escuta e mobilização. O debate e a conversa fazem parte da cena, criando um espaço seguro para refletir e transformar”.
Alice já participou de diversas peças como atriz, diretora musical e produtora. Formada pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (TU/UFMG), iniciou a trajetória artística no programa Valores de Minas.
Atuou no Conexão Galpão (Galpão Cine Horto), no Grupo Girino e foi pesquisadora extensionista no programa Pólos de Cidadania, com teatro de mobilização social. A artista fundou o Coletivo 8it(e)nt4, que desenvolve trabalhos para unir arte e política, com ênfase no teatro documental.