Notícias

PARLAMENTO JOVEM

Participantes do PJ Minas começam a votar propostas na plenária final

Na manhã desta sexta (dia 18), estudantes apresentaram sugestões sobre “A Juventude e a Cultura como Direito”.

Imagem

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) começou esta sexta-feira (19/9/25) lotado por cerca de 150 estudantes. Integrantes do Parlamento Jovem (PJ Minas), eles se reuniram para concluir meses de estudos e debates com a votação das propostas na plenária final. 

Responsável pela abertura da reunião, a deputada Ana Paula Siqueira (Rede) ressaltou que o PJ Minas representa a esperança. “Não é todo dia que a gente encontra uma juventude tão vibrante”, elogiou.

“Não teve dedo na cara, não teve empurrão. Teve discussão, debate. Isso é fazer política com P maiúsculo”, descreveu, referindo-se às atividades realizadas nos dias anteriores. Segundo ela, esse foi um momento de apresentar ideias diferentes em busca da convergência na elaboração de políticas públicas.

A parlamentar também aplaudiu a escolha do tema para a próxima edição - Inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e com neurodivergência. “Como mãe atípica, digo: vocês estão se propondo a acolher e respeitar essas pessoas. A luz que vocês irradiam é a luz que transforma a nossa sociedade”, salientou.

Imagem

Além da homenagem a vereadores de municípios participantes do PJ Minas, a abertura contou com relatos dos coordenadores dos seis grupos de trabalho (GTs). Eles realizaram encontros ontem (19/9/25) para definir as demandas que seriam apresentadas na plenária.

Nesta 21ª edição, as propostas tratam do tema “Juventude e Direitos Culturais”. Ele foi subdividido em “A Juventude e a Cultura como Direito”, “A Organização das Políticas Culturais e a Participação Social” e “Patrimônio Cultural, Desenvolvimento e Cidadania”.

“Assumir esse lugar enquanto seres pensantes é um fato que acalenta meu coração”, reconheceu Miguel Marques. Ele veio de Conceição das Alagoas (Triângulo) e coordenou o GT 1. Como outros grupos, encararam o desafio de alterar, suprimir e aglutinar propostas.

Para a coordenadora do GT 4, Rayany de Cássia Ferreira, a experiência foi gratificante. “Vocês me deram uma oportunidade incrível, são minha segunda família”, disse, emocionada, ela que é natural de Jacuí (Sul de Minas).

Imagem

Responsável por coordenar o GT 3, Paulo Henrique Silva, de Belo Horizonte, contou que, apesar das discussões acaloradas, conseguiram chegar a um consenso. Há um ano e meio, ele é adolescente trabalhador na ALMG e, no PJ, teve a oportunidade de aprender mais sobre o processo legislativo.

“Ter essa bagagem é muito interessante, pois me permite ser uma pessoa melhor e nos transforma coletivamente”, avaliou. Estudante do 3º ano do ensino médio e com o objetivo de cursar Direito, destacou a importância de desenvolver senso crítico e estar perto de pessoas que incentivam a autoconfiança.

PJ Minas 2025 termina nesta tarde 

Desenvolvido pela ALMG por meio da Escola do Legislativo, em parceria com câmaras municipais e com o apoio da PUC Minas, o PJ Minas é um programa de formação política dividido nas etapas municipal, regional e estadual. 

A última fase começou na quarta-feira (17/9/25) e durante três dias, representantes de 149 municípios estão apresentando, discutindo e votando demandas sobre direitos culturais. A plenária final segue ao longo desta sexta-feira (19/9/25).

O documento final com as demandas será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. As sugestões são agrupadas por subtema, na forma de propostas de ação legislativa (PLEs), que podem ser transformadas, entre outras iniciativas, em projetos de lei e em requerimentos de providências aos órgãos públicos

Reunião Especial - destinada à realização da plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2025
Reunião Especial - destinada à realização da plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2025
Reunião Especial - destinada à realização da plenária final do Parlamento Jovem de Minas 2025

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine