Notícias

Pagamento de Bolsa-Atleta para surdos recebe aval dos deputados

Plenário aprova, em 1° turno, projeto que pode beneficiar atletas e técnicos de esportes surdolímpicos.

- Atualizado em 17/12/2024 - 18:50
Imagem

O Projeto de Lei (PL) 1.376/23, que inclui atletas e técnicos surdolímpicos entre os beneficiários do Programa Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico, foi aprovado em 1° turno na Reunião Ordinária de Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (17/12/24).

Botão

Atualmente, a Lei 20.782, de 2013, permite o pagamento desse benefício somente para atletas e técnicos de modalidades olímpicas e paralímpicas. A proposição, de autoria do deputado Zé Guilherme (PP), quer incluir os surdolímpicos entre as categorias beneficiadas pela legislação.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo nº 1, da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude. O novo texto retira da redação original a especificação do órgão gestor da política estadual de esporte e faz adequações terminológicas, preservando o conteúdo do projeto.

Poderão pleitear o pagamento da Bolsa-Atleta e da Bolsa-Técnico participantes de jogos surdolímpicos e também aqueles praticantes de outras modalidades esportivas, desde que filiados a alguma entidade vinculada à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos. Os benefícios serão concedidos conforme a disponibilidade financeira do Estado.

As Surdolimpíadas, disputadas pela primeira vez em 1924, em Paris, são a segunda competição multiesportiva mais antiga da história. Entre as modalidades disputadas nos jogos, estão atletismo, maratona, futebol, natação, judô e tênis. Em 2022, as Surdolimpíadas de verão foram realizadas no Brasil.

Em sua justificativa, o deputado Zé Guilherme argumenta que, em nível federal, a Lei Geral do Esporte já garante o pagamento da Bolsa-Atleta para as modalidades surdolímpicas. Por isso, na avaliação do parlamentar, é preciso atualizar a legislação mineira para garantir a inclusão da comunidade surda entre os beneficiários da Bolsa-Atleta estadual.

Projeto está pronto para o 2º turno em Plenário

Na noite desta terça-feira (17), o PL 1.376/23 recebeu parecer favorável de 2º turno da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. O relator, deputado João Magalhães (MDB), opinou pela aprovação do projeto na forma do vencido, ou seja, sem novas alterações em relação ao texto votado em 1º turno.

Lista

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine