Notícias

ADIADA

Orquestra Ouro Preto recebe homenagem em Plenário

Reunião Especial, nesta quinta-feira (4), marca os 25 anos da formação musical premiada e marcada pelo experimentalismo.

- Atualizado em 03/09/2025 - 17:35
Imagem
Alerta

Os 25 anos de fundação da Orquestra Ouro Preto serão celebrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com Reunião Especial de Plenário, nesta quinta-feira (4/9/25), às 19 horas. O requerimento para a homenagem, assinado por vários parlamentares, é encabeçado pela deputada Lohanna (PV).

A orquestra foi criada em 2000 como Orquestra Experimental da Universidade Federal de Outo Preto (Ufop). Os músicos Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, associados a instrumentistas do grupo Trilos e do Quarteto Ouro Preto, iniciaram a formação, buscando reviver a histórica vocação musical da cidade.

Hoje, a orquestra tem cerca de 20 músicos, além de instrumentistas convidados para repertórios específicos. Rodrigo Toffolo, que participou da fundação da orquestra, é diretor artístico do grupo desde o início e assumiu a regência em 2007.

Citação

Considerada uma das mais prestigiadas formações orquestrais do País, a orquestra é marcada pelo experimentalismo e pelo ineditismo. Seu repertório vai desde o barroco de Vivaldi e Bach até compositores brasileiros como Carlos Gomes e Villa-Lobos, passando ainda por trabalhos de jovens instrumentistas que integram a formação.

O espetáculo “The Beatles”, por exemplo, teve arranjos inéditos criados na orquestra, assim como o “Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto”, “Música para Cinema” e “O Pequeno Príncipe: concerto para narrador e orquestra”. Outro trabalho em andamento é com os músicos Diogo Nogueira e Carlinhos Brown.

A orquestra se apresenta em todo o País e também no exterior e tem vários trabalhos registrados em CD e DVD. Realiza ainda, entre outras atividades, trabalho de formação de novos músicos nas bandas e corporações musicais brasileiras.

“A Orquestra Ouro Preto desenvolve iniciativas transformadoras, como a formação de jovens músicos e o apoio a bandas, que fortalecem nossa identidade cultural e ampliam o acesso à música. É uma história de dedicação, inovação e compromisso com a arte”, finaliza Lohanna.

Segunda Musical - Quarteto Horizonte
Acredito que a trajetória da orquestra merece ser reconhecida e celebrada por esta Casa. Criada inicialmente como um projeto acadêmico, a orquestra cresceu, se consolidou e hoje é referência cultural para Minas Gerais e para todo o Brasil.
Lohanna
Dep. Lohanna

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine