Notícias

Novos municípios querem integrar rota da Estrada Real

Prefeitos de Rio Preto e Santa Rita do Jacutinga participaram de audiência pública da Comissão de Cultura.

Imagem

Representantes dos Municípios de Santa Rita do Jacutinga, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde (todos na Zona da Mata) e Bom Jardim de Minas (Sul de Minas) demandam a inclusão na rota da Estrada Real. Eles participaram de audiência pública realizada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira (28/4/25).

Botão

Conhecida como Vale Proibido, a região teve seus caminhos intensamente fiscalizados pela Coroa Portuguesa a fim de evitar a passagem ilegal de ouro, diamantes e outras mercadorias durante o período colonial. Ali também está localizada a Fazenda Santa Clara, patrimônio tombado. “Ela segue íntegra, tal qual registros do início do século passado”, afirmou o proprietário José Mendes Honório Júnior. 

Vídeo

“A Fazenda Santa Clara faz parte da história do Brasil, ela precisa ser preservada. Aqui é um pedido de socorro”, enfatizou o prefeito de Rio Preto, Antônio Márcio Vieira. Além disso, citou parques existentes nos municípios, onde é possível fazer trilhas e tomar banho em cachoeiras.

“É um resgate cultural da nossa história que precisa do apoio desta Casa”, frisou o gestor de projetos culturais, Anibal Henrique Macedo. Ao garantir a capacidade da rede hoteleira regional, afirmou que é necessário valorizar economicamente o local.

Deputado requer visita técnica ao Vale

Segundo a conselheira do Instituto Estrada Real, Maria Elizabeth Ribeiro, secretários municipais com perfil técnico podem trabalhar para incentivar o turismo. Ela citou exemplos de iniciativas que não dependeram do Executivo estadual para serem realizadas. “Dinheiro vem através de bons projetos pelas Leis Rouanet e Paulo Gustavo”, frisou.

Embora tenha concordado com ela, o prefeito de Santa Rita do Jacutinga, Luiz Fernando Osório, ponderou: “o mínimo de infraestrutura nós temos que ter para buscar parcerias público-privadas”. De acordo com ele, os projetos já estão sendo desenvolvidos no nível municipal, mas precisam do apoio no âmbito estadual.

Também respondendo às colocações de Maria Elizabeth, Anibal Macedo explicou que a Lei Paulo Gustavo teve apenas uma edição e que a outra fonte de financiamento federal, a Lei Aldir Blanc, repassa poucos recursos para municípios pequenos. Por isso, reforçou a importância da atenção do governo estadual. 

Para a diretora de Produtos Turísticos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Emanuelle Aparecida de Oliveira, é necessário focar a demanda pelo turismo imersivo, de experiência. Ao elogiar as propostas dos prefeitos, colocou a Secult à disposição para ajudar a dar visibilidade a elas.

Autor do requerimento para a realização da audiência, o deputado Professor Cleiton (PV) lembrou que o primeiro pé de café cultivado em Minas Gerais foi plantado no Vale Proibido. Segundo ele, viveu em Santa Bárbara do Monte Verde a primeira e única mulher a receber o título de viscondessa, Maria Teresa de Sousa Fortes.

Além disso, era um caminho que Tiradentes gostava de percorrer. Registrando que a riqueza botânica e as belezas da fauna e da flora regional foram exaltadas em diferentes obras literárias, o deputado anunciou que vai requerer uma visita técnica da Comissão ao Vale. 

Áudio
Comissão de Cultura - debate sobre o Vale Proibido da Estrada Real

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Prefeitos de Rio Preto e Santa Rita de Jacutinga destacaram os aspectos históricos e paisagísticos da região do chamado Vale Proibido TV Assembleia

Áudio
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine