Novo ensino médio é tema de audiência pública
Reunião, nesta quarta-feira (30), será realizada pela Comissão de Educação, que debate prós e contras do horário integral.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública para discutir a adoção do chamado novo ensino médio na rede estadual. A reunião, requerida pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), será nesta quarta-feira (30/11/22), às 14 horas, no Auditório José Alencar.
O Governo de Minas adotou, nas escolas da rede estadual, a Modalidade de Tempo Integral (MTI), que atende às diretrizes federais do novo ensino médio. Segundo esse modelo, os alunos ficam na escola durante mais de nove horas por dia. O ensino médio regular foi mantido apenas no turno da noite.
Em visitas recentes a escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Comissão de Educação ouviu críticas ao novo modelo. Segundo pais, professores e estudantes da Escola Estadual Vinícius de Moraes, em Betim, visitada no dia 11 de novembro, as aulas em tempo integral dificultam a rotina dos jovens que já estão trabalhando ou pretendem entrar em breve no mercado de trabalho. Além disso, o conteúdo disciplinar oferecido pelo Estado não seria adequado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os estudantes também reclamam que só restaria a eles cursar o ensino médio no horário noturno, mas há escassez de vagas nesse período e, em alguns locais, os índices de violência tornam perigosa a ida à escola.
Na Escola Estadual Doutor José Roberto de Aguiar, em Contagem, visitada no dia 28 de novembro, a comissão ouviu de alunos e professores que a adoção do horário integral estaria provocando evasão escolar no ensino médio. A escola tem 359 alunos ao todo, com 167 estudantes do ensino médio. Destes, segundo a direção da escola, 130 estão frequentando com regularidade as aulas.
A Comissão de Educação pretende enviar as conclusões e deliberações da audiência pública ao Governo do Estado e à equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
