Músicos da Filarmônica abrem temporada 2025 do Segunda Musical
Quarteto Echinata é a atração convidada do projeto; apresentação está marcada para esta segunda-feira (18), às 20 horas, no Teatro.
O projeto Segunda Musical inicia os concertos do ano recebendo uma atração especial: o Quarteto Echinata, composto por Luis Andrés Moncada e Laura Von Atzingen, no violino, Daniel Mendes, na viola e Lucas Barros, no violoncelo.
No recital, os músicos interpretam obras de Leos Janácek e Maurice Ravel. A apresentação acontece nesta segunda-feira (18/8/25), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O Quarteto Echinata é um grupo de cordas formado por músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, especialistas em música de câmara. Surgiu com o propósito de explorar o repertório para quarteto de cordas sob uma perspectiva de escuta ativa, contraste estético e valorização tanto do repertório internacional, quanto da música brasileira.
O nome Echinata faz referência à árvore pau-brasil (Caesalpinia echinata), espécie nativa que inspirou o nome do País e também fornece a madeira nobre utilizada na fabricação dos arcos para instrumentos de cordas.
O Quarteto Echinata é formado por:
- Luis Andrés Moncada: violinista venezuelano formado pela Academia Latino-Americana do Violino. Desde 2018 é músico da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Iniciou seus estudos no programa “El Sistema” e destacou-se como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Teresa Carreño e Simon Bolivar, na Venezuela, com a qual se apresentou em salas da Europa e da Ásia. Atuou ao lado de maestros e solistas de renome internacional como Gustavo Dudamel, Claudio Abbado, Sir Simon Rattle, Itzhak Perlman e Martha Argerich. Como camerista premiado, integrou o Quarteto Teresa Carreño e participou de festivais pelo mundo.
- Laura Von Atzingen: violinista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e mestre em performance pela Duquesne University (EUA). Iniciou seus estudos aos três anos e, desde então, segue sua trajetória como solista e camerista. Apresentou-se pela primeira vez como solista aos nove anos e venceu diversos concursos, como os de jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e da UFMG. Atuou como solista à frente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra de Câmara Sesiminas e em diversos festivais pelo Brasil.
- Daniel Mendes: Iniciou seus estudos musicais aos oito anos e, aos 12, começou a dedicar-se à viola. Participou de diversos festivais e realizou masterclasses com renomados violistas, além de se apresentar com grupos como o Quarteto Ebène. Em 2014, integrou a Mahler Chamber Orchestra como academista, apresentando-se em salas da Alemanha. Daniel foi premiado nos concursos do Instituto Baccarelli, Nacional de Violas e Cordas Paulo Bosísio. Atuou como primeira viola em orquestras brasileiras antes de ingressar na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, onde é músico atualmente.
- Lucas Barros: É violoncelista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com carreira marcada por premiações e atuações de destaque como solista e camerista. Iniciou estudos musicais com violino e oboé, mas optou pelo violoncelo aos nove anos. Participou da academia da Deutsches Symphonie-Orchester Berlin e, desde 2025, é chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O artista recebeu diversos prêmios internacionais, incluindo o primeiro lugar no VI David Popper International Cello Competition (Hungria, 2015) e o segundo lugar no Rio International Cello Encounter (2013).
