Notícias

Mostra de artesanato reúne obras de mulheres de vilas e comunidades

Exposição faz parte do projeto “Mineiranças” e vai até sexta-feira (12).

Imagem

A Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe, a partir desta terça-feira (9/12/25), a mostra da Associação de Artesanato da Comunidade Maloca/Mulheres da Vila. A exposição, com entrada gratuita, faz parte do projeto Mineiranças e fica disponível para visitação até sexta-feira (12).

A exibição é realizada por mulheres de vilas e comunidades mineiras e valoriza o artesanato familiar passado de geração para geração. Entre os itens expostos estão saias, casacos, vestidos, sapatilhas, bolsas e acessórios criados com retalhos e bordados à mão

Sobre a Associação

A Associação de Artesanato da Comunidade Maloca, criada em 2006, reúne 36 mulheres nascidas nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, atuais moradoras de vilas e comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Elas apresentam em seus ofícios memórias de trabalhos aprendidos com mães e avós nas cidades natais, principalmente da costura e do bordado à mão. 

Além de promover o trabalho artesanal, a associação visa resgatar a autoestima dessas mulheres e lutar contra a violência e a exclusão feminina. A organização adota os princípios de produção coletiva, reciclagem, sustentabilidade e compartilhamento de conhecimentos ancestrais, com o envolvimento da família das artesãs.

Alerta

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine