Notícias

Moradores pedem mais segurança na região da Pampulha

Em audiência na terça (15), autoridades defenderam trabalho integrado das forças policiais e participação da população para reduzir criminalidade na região.

Imagem

Participantes de audiência realizada, na noite de terça-feira (15/7/25), pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), defenderam mais atenção ao combate à criminalidade nos cerca de 60 bairros do entorno da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. A ocorrência de crimes como roubos e furtos têm preocupado a população local.

A reunião, requerida pela deputada Chiara Biondini (PP), foi no Iate Tênis Clube, às margens da Lagoa, e contou com as presenças de autoridades, moradores e representantes de associações.

Embora as estatísticas sinalizem a redução da criminalidade, segundo o secretário-adjunto de Segurança Pública de Belo Horizonte, Rodrigo Prates, a percepção da população não corresponde aos números.

O comandante da 1ª Região da Polícia Militar, coronel Ralfe Veiga de Oliveira, destacou a atuação efetiva das forças policiais, nestes primeiros seis meses de 2025, mas reconheceu a importância de avançar nesse trabalho, para que as pessoas se sintam mais seguras.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Júlio Cesar de Freitas, disse que a Prefeitura está desenvolvendo um projeto para aumentar a sensação de segurança na região.

Segundo a chefe da Polícia Civil do Estado, Letícia Gamboge Reis, o contínuo aprimoramento das ações depende também da colaboração da comunidade. Como ela, o subsecretário da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Christian de Azevedo, pediu que vítimas registrem o máximo de informações nos boletins de ocorrência, pois isso ajuda a dar uma dimensão dos danos causados.

Gargalos processuais dificultam combate à criminalidade

Autora do requerimento de realização da audiência, a deputada Chiara Biondini destacou a importância de unir forças para buscar soluções. Ela parabenizou as equipes dedicadas à segurança pública, salientando que “fazem muito mais do que têm condições de fazer”. “Mas o maior problema nosso está no Judiciário, no que acontece com a pessoa quando ela é presa”, apontou a parlamentar.

Ao lembrar que ele e a família residem na região, o deputado federal Eros Biondini (PL-MG) frisou a preocupação com o avanço da criminalidade e a necessidade de investir na segurança. “A violência é um problema nacional e buscamos maior rigor nesse combate”, afirmou.

O deputado mencionou que, por meio de seu mandato, tem repassado recursos para a aquisição de equipamentos, como câmeras e viaturas. Seu trabalho também é voltado para o tratamento da dependência química, que, conforme avaliou, é uma das causas das práticas criminosas. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, também observou que é necessário superar os gargalos processuais e normativos que dificultam o combate ao crime.

Vídeo
Comissão de Segurança Pública - debate sobre a segurança pública na Pampulha
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Sensação de insegurança leva audiência da Comissão de Segurança Pública para a região da Pampulha, na Capital mineira TV Assembleia

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine