Notícias

Mineração em Conceição do Mato Dentro gera benefícios, mas dirigentes cobram novas contrapartidas

Participantes de audiência destacam vantagens das atividades da Anglo American. Executivo e Legislativo municipais, no entanto, pedem mais investimentos da empresa.

- Atualizado em 06/05/2025 - 09:49
Imagem

Participantes de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) destacaram, na noite desta segunda-feira (5/5/25), benefícios da atividade minerária da Anglo American em Conceição do Mato Dentro (Região Central). Entre eles, a geração de emprego e renda, bem como investimentos em infraestrutura.

Apesar disso, na reunião ocorrida no município, muitos pediram mais contrapartidas por parte da empresa para fazer frente aos impactos socioambientais.

De acordo com o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto Costa Mattos, a cidade depende da mineração atualmente, mas a população não quer a atividade de qualquer forma. Como disse, a prefeitura é a favor de uma operação sustentável da Anglo American e é necessário aumentar significativamente os investimentos da empresa.

Citação

Além disso, defendeu um olhar atento para as comunidades reassentadas. “É preciso olhar para o passado para reparar o que já foi feito e também criar uma regra para os reassentamentos futuros”.

O presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, Sidinei Seabra da Silva, corroborou a fala anterior. Na opinião dele, são inegáveis os benefícios de ordem econômica na cidade depois da chegada da mineração. Ele citou a oferta de empregos e os investimentos em estrutura urbana, entre outros.

Apesar disso, também defendeu um aumento nos investimentos da mineradora. Ele pediu a ampliação da contratação de mão de obra local, inclusive com ocupação de cargos de maior nível hierárquico, além de um olhar direcionado para comunidades diretamente atingidas. Ainda conforme o vereador, o município enfrenta o problema da dependência da mineração.

Citação

Para presidente da Fiemg, mineração transformou município

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, relatou que frequenta Conceição do Mato Dentro há cerca de 20 anos e viu o município se transformar positivamente depois da mineração, saindo da situação de um lugar sem perspectivas para próspero.

Conforme disse, é possível equacionar problemas e distorções da operação, relevante para o município.

Também defendeu a atividade o presidente do Sindicato Metabase de Itabira, Conceição do Mato Dentro e Região, André Viana. Ele ainda questionou se seria adequado trocar uma mineração legalizada e devidamente fiscalizada pelo garimpo ilegal. 

Vídeo

Presidente da Anglo American no Brasil destaca ações da empresa

Segundo a presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, a mineração traz profundas transformações nos territórios onde opera. Por isso, como destacou, cabe pensar de forma conjunta em como continuar a desenvolver a atividade de forma sustentável e segura.

Citação

Nesse sentido, ela listou melhorias implantadas ou a implementar no município e região com apoio da mineradora:

  • recuperação da MG-010 no trecho entre Conceição do Mato Dentro e Serro
  • avanços no sistema educacional da cidade, com obras em escolas e formação de professores
  • investimentos em saúde, com reforma de Unidade Básica de Saúde e policlínica

Ana Sanches também contou que mais de R$ 2,2 bilhões foram pagos a título da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) nos últimos cinco anos ao município. “Isso retorna para a comunidade na forma de políticas públicas”, afirmou.

A presidente afirmou que a empresa estuda demandas por novas contrapartidas, pois tem potencial para permanecer na região por cerca de mais 50 anos. Para tanto, seria fundamental ampliar a barragem de rejeitos. 

Revelou, ainda, investimento de R$ 5 bilhões em uma planta de filtragem de rejeitos para filtrar e compactar 90% dos rejeitos de forma segura. A conclusão, prevista para o início do próximo ano, não dispensaria a necessidade de ampliação da barragem.

Deputados apontam importância da mineração sustentável 

Segundo o presidente da comissão e um dos autores do requerimento para a audiência, deputado Gil Pereira (PSD), a mineração sustentável tem grande relevância para Minas e o Brasil.

Citação

O deputado Betinho Pinto Coelho (PV), também autor do requerimento para a reunião, destacou que a presença da presidente da Anglo American na reunião desta segunda (5) demonstra a importância da operação para a mineradora.

“Também mostra a responsabilidade que deve ter com o município e a sua população".

Projeto minerário

O projeto minerário Minas-Rio, da Anglo American, iniciou sua operação em 2014, e conta com mina, usina de beneficiamento, mineroduto (com 525 km de extensão) e um terminal de exportação, passando por 32 cidades mineiras e fluminenses.

Em Conceição do Mato Dentro e no município vizinho de Alvorada de Minas, a aproximadamente 170 km de Belo Horizonte, estão um complexo de extração, beneficiamento e transporte de minério de ferro, assim como uma barragem de rejeitos. A Anglo American pretende ampliá-la para viabilizar a continuidade e o aumento da produção.

A reunião desta segunda (5) foi um contraponto a outra audiência pública realizada no mesmo local, em 7 de abril, pela Comissão de Direitos Humanos da ALMG. Na ocasião, moradores mostraram-se preocupados com o projeto de ampliação da atividade minerária e relataram que hoje já enfrentam problemas.

Comissão de Minas e Energia - debate sobre os benefícios socioeconômicos gerados pela atividade mineradora da empresa Anglo American para a população

Escaneie o QR Code com o celular para conferir este video
Comissão debate expansão de mineradora em Conceição do Mato Dentro TV Assembleia
“Queremos construir um novo legado para Conceição do Mato Dentro. Temos sonhos que podem se tornar realidade como investimentos para chegada da universidade federal, construção de alça viária e custeio do hospital regional.”
Otacílio Neto Costa Mattos
Prefeito de Conceição do Mato Dentro
“Inexiste incentivo por parte da empresa em programas duradouros para a diversificação da economia e a independência financeira da cidade. Precisamos pensar no término da atividade minerária em algum momento e, por isso, outras vocações se fazem necessárias.”
Sidinei Seabra da Silva
Presidente da Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro
“A Anglo American tem um propósito que é reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. E isso vai além do discurso.”
Ana Sanches
Presidente da Anglo American no Brasil
“É importante ouvir a todos. Nesse debate, levantamos os benefícios perenes da operação e também escutamos os anseios da comunidade de Conceição do Mato Dentro e região.”
Gil Pereira
Dep. Gil Pereira

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine