Membros do Projeto Erês, da Uemg, serão homenageados na Assembleia
Curso de extensão é voltado à qualificação de professores da educação infantil para relações étnico-raciais.
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai homenagear alunos e professores membros do Programa Erês - Curso de Formação Continuada em Educação Infantil, Infâncias e Relações Étnico-Raciais da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). A entrega de voto de congratulações será nesta sexta-feira (12/12/25), às 15 horas, no Auditório José Alencar.
O reconhecimento foi feito a pedido da deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão. Trata-se de um curso de extensão oferecido pela UEMG, de forma gratuita, como proposta de qualificação profissional em educação para relações étnico-raciais direcionada aos professores e às professoras da educação infantil das redes pública e privada de todo o País.
Por meio da disponibilização de instrumentos teórico-metodológicos, o curso discute o papel de educadores na condução de uma formação antirracista, desde a infância. Busca combater preconceitos e discriminações contra pessoas negras e indígenas e ampliar o conhecimento sobre as representações históricas produzidas acerca dos povos originários brasileiros, africanos e afro-brasileiros.
Cerca de 2,7 mil educadoras e educadores participam do curso, sendo que 1,7 mil participantes são de escolas de Minas Gerais e mil são de escolas de outros estados.
Já confirmaram presença na audiência Moacyr Laterza Filho, pró-reitor de extensão da Uemg, e Otávio Henrique Ferreira da Silva, coordenador-geral do Programa Erês.