Médio Piracicaba pode se tornar Polo de Bioeconomia
Projeto busca incentivar a redução da atividade minerária na região.
O Projeto de Lei (PL) 4.027/ 25, que institui o polo da bioeconomia do Médio Piracicaba, recebeu parecer favorável na manhã desta quarta-feira (24/9/25). A matéria foi analisada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A região do Médio Piracicaba é composta pelos Municípios de Alvinópolis, Bela Vista de Minas, Itabira, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo. Sua principal atividade econômica é a mineração.
A proposta, do deputado Adriano Alvarenga (PP), tem o objetivo de garantir que a atividade minerária na região seja gradativamente substituída por atividades econômicas ambientalmente sustentáveis.
Para tanto, a proposição prevê, entre outras ações, a concessão de incentivos para a pesquisa sobre a utilização sustentável dos recursos naturais da região, a integração entre empresas e instituições de ensino e pesquisa para a estruturação e fortalecimento da bioeconomia local e para a formação de mão de obra qualificada para atuar na área.
A relatora, deputada Beatriz Cerqueira (PT), foi pela aprovação da matéria na forma original. O texto tramita em 1º turno e ainda deve ser analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Desenvolvimento Econômico.

texto