Medalha Santos Dumont será entregue nesta quinta-feira (20)
Solenidade na terra natal do pai da aviação vai reunir autoridades e personalidades do mundo político.
- Atualizado em 19/11/2025 - 14:58A Medalha Santos Dumont será entregue nesta quinta-feira (20/22/25), em solenidade realizada na terra natal do pai da aviação. A cerimônia, que vai reunir autoridades e personalidades do mundo político, começa às 14h30, na Villa Foncá (BR-499, km 1,5 - Santos Dumont).
A cerimônia será presidida pelo governador Romeu Zema (Novo). O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), que também preside o Conselho da Medalha Santos Dumont, fará o agraciamento do grau prata.
Neste ano, serão homenageados com o grau prata a deputada Amanda Teixeira Dias (PL) e os deputados Bim da Ambulância (Avante), Caporezzo (PL), Cristiano Silveira (PT) e Dr. Maurício (Novo). No grau ouro, serão homenageados os deputados Cássio Soares (PSD) e Roberto Andrade (PRD). Ao todo serão concedidas 130 medalhas, que incluem também a categoria bronze.
A Medalha Santos Dumont foi criada em 1956, para comemorar o cinquentenário de um marco histórico para a aviação mundial: o primeiro voo do 14-Bis, invenção do mineiro Alberto Santos Dumont. O feito entrou para a história por ser o primeiro voo público e homologado de um aparelho mais pesado que o ar impulsionado por um motor próprio, demonstrando a viabilidade da invenção e lançando as bases para o desenvolvimento da aviação.
A memória de Santos Dumont é reverenciada todos os anos na solenidade realizada no local onde ele nasceu. São agraciados com a medalha aviadores civis e militares e pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento da aviação no País, assim como cidades, instituições, sociedades, membros do corpo diplomático, escritores e jornalistas especializados em assuntos de navegação aérea.