MGC-452 será tema de visita e audiência em Tupaciguara
Autoridades locais vão reivindicar do Governo de Minas melhorias da estrada, que se encontra em condições precárias.
O Município de Tupaciguara (Triângulo), quase na divisa com Goiás, recebe, nesta quinta-feira (2/10/25), visita e audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Solicitados pela deputada Maria Clara Marra (PSDB), os eventos têm como tema central a MGC-452, que se encontra em situação precária, especialmente no trecho que liga a cidade a Araporã (Triângulo).
A visita acontece às 9 horas no encontro na MGC-452 na altura do km 29, próximo à Barraca do Senhor Lione. A deputada e equipe da ALMG pretendem averiguar as condições da via e apontar as melhores intervenções a serem realizadas, de modo a promover sua rápida recuperação.
Logo depois, às 10 horas, acontece audiência pública na Câmara Municipal de Tupaciguara, que abordará a garantia de orçamento estadual para as obras de recuperação da estrada. De acordo com o gabinete de Maria Clara Marra, a realização da reunião foi provocada pelo Renova 452. Além da parlamentar, o movimento conta com o apoio do deputado federal Zé Vitor (PL-MG), do presidente da câmara local, vereador Moacir Jr., e de outras lideranças da região.
A audiência pública pretende reunir autoridades, representantes da sociedade civil e lideranças locais para buscar – e cobrar das autoridades - soluções urgentes para a rodovia, considerada essencial para a mobilidade, a segurança dos usuários e o desenvolvimento da região.
Recapeamento
O mandato de Maria Clara Marra tem acompanhado de perto a situação da MGC-452.
Na avaliação da deputada, a operação tapa-buraco já não atende mais, pois o pavimento está muito comprometido, impactando no tráfego de veículos e colocando em risco a segurança dos motoristas.
As condições precárias já resultaram em acidentes graves na rodovia, especialmente no trecho Tupaciguara-Araporã. O próprio governador de Minas, Romeu Zema (Novo), esteve no local e comprovou a necessidade de recuperação da estrada, apontando o recapeamento como melhor solução.
Segundo o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a obra de recuperação vai ser licitada, até, no máximo, o fim de 2025, para que as obras comecem no início de 2026.
Para a visita e a audiência em Tupaciguara, foram convidados: os parlamentares citados e, ainda, Marcus Vinícius Mota Lopes, chefe de gabinete do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias; Matheus Guimarães Novais, diretor-geral do DER-MG, entre outros.

