Luciano Mendes de Faria Filho será homenageado na ALMG
Comissão entrega voto de congratulações ao ex-professor da UFMG e pesquisador na área de educação em direitos humanos.
O escritor, articulista e ex-professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciano Mendes de Faria Filho, será homenageado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por sua contribuição na defesa e fortalecimento da educação básica, ciência, tecnologia e inovação no Estado.
A reunião, solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidenta da comissão, será nesta segunda-feira (16/12/24), às 16 horas, no Plenarinho II da ALMG.
Luciano Mendes de Faria Filho tem graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela UFMG, bem como doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo
É professor titular aposentado da Faculdade de Educação da UFMG e membro do Grupo de Pesquisa Portal do Bicentenário e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades da Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente, Luciano Mendes é articulista do jornal Brasil de Fato MG, no qual atua também como editor da Coluna Cidade das Letras. Ele ainda é membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – Seção MG. Suas pesquisas atuais versam sobre a educação no pensamento social brasileiro e sobre a história e historiografia da educação em direitos humanos no Brasil.
O homenageado foi também secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas e coordenador do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Atuou, ainda, como coordenador do GT História da Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação.
