João Candido Portinari receberá título de cidadão honorário de Minas Gerais
Cerimônia acontece na segunda-feira (2) na Assembleia de Minas, com a presença da ministra do STF Cármen Lúcia.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) homenageará, na segunda-feira (2/12/2024), o professor e escritor João Candido Portinari. A cerimônia de entrega de título de cidadão honorário ocorre a partir das 19 horas, no Plenário da ALMG.
Único filho do pintor Candido Portinari, o escritor é também fundador do Projeto Portinari, dedicado a resgatar e tornar de fácil acesso público a obra de seu pai. Publicou, em 2004, após 25 anos de pesquisas, o Catálogo Raisonné da Obra Completa de Candido Portinari, trabalho pelo qual foi agraciado com os prêmios Jabuti e Sérgio Milliet.
A reunião especial, solicitada pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), contará ainda com a presença da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia. A ministra lançou este ano o livro “Direitos de/para todos”, com ilustrações de Candido Portinari. A publicação estará disponível para venda durante o evento.
Na ocasião, será realizado ainda o lançamento da série de selos institucionais dos Correios que destacará quatro obras desaparecidas do artista Candido Portinari: “Grupo de mulheres”, de 1937; “Namorados”, de 1940; “Baiana com crianças”, de 1940; e “Lampião e Maria Bonita”, de 1947. As obras foram selecionadas pelo Projeto Portinari e pela equipe de filatelia dos Correios, área responsável pelo estudo e colecionismo de selos postais.
Além de João Candido Portinari, do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, da ministra Cármen Lúcia e de representantes dos Correios, estarão presentes também familiares do homenageado e parlamentares da Assembleia de Minas.

