Impacto de projeto ferroviário na RMBH é tema de audiência
Ferrovia de curta distância do Grupo Cedro preocupa Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A partir das 10 horas desta sexta-feira (28/3/25), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discute, em audiência pública, os impactos socioambientais do projeto de instalação de uma ferrovia para escoamento de minério de ferro do grupo Cedro Participações, que ligaria os Municípios de Mateus Leme e São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A reunião foi solicitada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), atendendo a um pedido do vereador de Igarapé, Rafael Webert (PV), e será realizado no Auditório SE da Assembleia.
De acordo com informações veiculadas na imprensa, o projeto de "short line", ou ferrovia de curta distância, será o primeiro do gênero no Brasil e terá 32 km de extensão. Será conectado à malha ferroviária já existente na região Sudeste, garantindo acesso ao Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Estão convidados prefeitos e vereadores dos municípios de Itaúna, Igarapé, Mateus Leme e São Joaquim de Bicas, mais diretamente afetados pelo empreendimento.
Conforme informado no requerimento, o projeto de ferrovia já possui autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No entanto, o Poder Público de Igarapé não teria recebido esclarecimentos quanto à extensão da iniciativa e suas consequências socioambientais.
De acordo com relatos de igarapeenses que chegaram ao gabinete da deputada, funcionários do Grupo Cedro têm visitado casas para tratar do projeto. Porém, moradores sentem que o direito à informação ambiental não tem sido garantido.
A fim de prestar esclarecimentos sobre essa situação, foram convidados os titulares das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Marília de Melo e Pedro de Souza, respectivamente. Os promotores Luciano Martins e Lauro Coelho Júnior também devem participar da audiência.
