Grupo Guararás mostra espetáculo sobre cultura popular brasileira no Zás
“Aquarela brasileira” será apresentado nesta quinta-feira (27), no Teatro da Assembleia, às 19h30.
O projeto Zás apresenta, nesta quinta-feira (27/11/25), às 19h30, o espetáculo de dança “Aquarela brasileira”, com o Grupo Guararás. A apresentação será no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com entrada gratuita.
O espetáculo reúne coreografias que representam diferentes manifestações culturais do Brasil, como o carimbó, o maracatu e o samba. A proposta consiste em levar o público a uma viagem pelas raízes culturais do país, por meio da dança e da música.
Personagens do folclore brasileiro participam das apresentações, que acontecem em cenários inspirados em festas populares, rituais e lendas. A direção artística e a produção são de Carlos Moreira.
O Projeto Zás, que faz parte do programa Assembleia Cultural, mosta a diversidade de linguagens e manifestações artísticas mineiras, abrindo espaço para apresentação de trabalhos autorais, independentes ou com performances inovadoras de música, teatro, dança, humor e poesia, entre outras. As apresentações ocorrem sempre as quintas-feiras, às 19 horas.
Sobre o grupo
Criado em Belo Horizonte pelo professor Carlos Moreira, o Grupo Guararás é uma associação sem fins lucrativos que promove a cultura brasileira por meio da dança, da música e de ações educativas. O grupo realiza oficinas, cursos e palestras gratuitas em escolas públicas e privadas de Minas Gerais.
O Guararás já se apresentou em festivais nacionais e internacionais, com passagens por países como Alemanha, Polônia, Israel e Romênia, e também participou da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. Em Belo Horizonte, é presença constante no Carnaval, desfilando com o bloco caricato Bacharéis do Samba.