Gestão privada do Parque do Sumidouro motiva audiência
Debate deve tratar da gestão dos serviços de gestão e operação dos atrativos da unidade de conservação.
As condições e o funcionamento do Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa (Região Central), será tema de audiência pública na próxima terça-feira (30/9/25).
A ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a reunião será às 16 horas no Auditório. O debate foi solicitado pela deputada Lohanna (PV).
As mudanças a partir do contrato de concessão da unidade de conservação, que é administrada por uma parceria público-privada desde 2012, estarão no centro da discussão.
Embora o governo estadual continue responsável pela gestão ambiental, via Instituto Estadual de Florestas (IEF), as atividades e serviços dentro do parque foram cedidas para a Concessionária Rota das Grutas Peter Lund SPE.
O Parque do Sumidouro
O parque é um dos mais visitados em Minas Gerais. Ele abriga a Gruta da Lapinha, que foi eleita uma das Sete Maravilhas da Estrada Real e conta com 12 salões para a visitação.
Há também pinturas rupestres e o Museu Peter Lund, que conta a história da exploração científica da região e guarda objetos históricos e pré-históricos.
Além disso, trilhas, vias de escalada esportiva e mirantes convidam os visitantes a realizarem atividades ao ar livre.