Gestão de balneário de Tiradentes será tema de audiência pública
Comissão busca esclarecimentos sobre o cumprimento de contrato e as obras necessárias para reabertura das fontes de água.
A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública, nesta quinta-feira (2/10/25), para discutir a situação do Balneário Gabriel Passos, conhecido como Balneário das Águas Santas, localizado na cidade de Tiradentes (Região Central).
A reunião, solicitada pelo deputado estadual Cristiano Silveira (PT), terá início às 14 horas, no Plenarinho IV.
O parlamentar já apresentou ofícios e requerimentos encaminhados à Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), proprietária do balneário, e acionou o Ministério Público de Contas e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pedindo providências para a fiscalização do contrato firmado com a empresa responsável pela elaboração dos projetos e obras para desinterdição das fontes de água mineral, embargadas desde 2018.
Segundo Cristiano Silveira, a audiência será fundamental para esclarecer a situação do balneário, por falta de transparência sobre a execução das obras para a regularização do espaço.
Localizado na encosta da Serra de São José, em Tiradentes, o Balneário Gabriel Passos ocupa uma área de mais de 11 hectares, dentro da Área de Proteção Ambiental de São José. O espaço reúne reserva de mata nativa, quiosques, quadra esportiva, restaurante, chafarizes e piscinas, além das tradicionais águas minerais reconhecidas pelo valor terapêutico.

