Galeria de Arte recebe mostra de artesanato da Cooperativa Dedo de Gente
Exposição faz parte do projeto “Mineiranças” e reúne itens inspirados no sertão mineiro.
A Cooperativa Dedo de Gente mostra na Galeria de Arte, até sexta-feira (19/12/25), produtos típicos do sertão mineiro. A exposição de artesanato, arte e gastronomia, com entrada gratuita, integra o Projeto Mineiranças.
Serão exibidas esculturas de ferro e sucata, luminárias, vasos e outras peças decorativas, pinturas e cartões feitos com tintas de terra, além de doces, geleias e licores artesanais de frutos típicos do cerrado.
A Dedo de Gente alia técnicas tradicionais a práticas de sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. As peças são produzidas manualmente, combinando criatividade e cultura local.
Sobre a cooperativa
A Cooperativa Dedo de Gente, criada em 1996 em Curvelo (Central), reúne fabriquetas de produção artesanal solidária, formadas por jovens da cidade.
A marca carrega cultura e saberes de Minas Gerais, sobretudo da cidade de Curvelo. Cada peça expressa elementos naturais, modos de vida e tradições regionais. As obras recebem influência da literatura de João Guimarães Rosa, que retrata a vida, a linguagem e o imaginário do sertão.
A produção artesanal, principal trabalho, ampliou-se. Hoje existem dez fabriquetas, em Curvelo, Araçuaí (Jequitinhonha/ Mucuri) e Raposos (Central).
As fábricas resultam de um processo educativo iniciado em 1984 pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), que abraça como missão a promoção da educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura. Inspirada nesses ideais, a Cooperativa Dedo de Gente gera oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens do estado.