Notícias

Exposição celebra legado de Santos Dumont na Galeria de Arte

Réplicas de balões e aviões do Pai da Aviação podem ser conferidas na mostra.

Imagem

Até 31 de outubro, a Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe a mostra “Projeto Balões de Santos=Dumont – 25 anos de sucesso”, do Coletivo Balões de Santos Dumont. A entrada é franca, e o espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

A exposição celebra a obra de Alberto Santos Dumont, o mineiro reconhecido mundialmente como o Pai da Aviação. O público poderá conhecer de perto réplicas de balões e aviões criados pelo inventor, entre eles o 14-bis, o Balão Brasil e a Demoiselle nº 19, além de pinturas, fotografias, objetos e conteúdos históricos que revelam a genialidade e a engenhosidade do pioneiro.

A mostra foi idealizada em 1998 pelo artista multimídia Carlos Magno de Lima e Silva, em parceria com a artista Maurycélia Figueira Campos. A iniciativa tem caráter cultural e educativo, promovendo atividades que buscam valorizar e divulgar o legado de Santos Dumont em todo o Brasil.

O projeto

Segundo os idealizadores, a meta do projeto é conquistar o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para que a obra do inventor seja considerada Patrimônio Cultural, Científico e Tecnológico da Humanidade.

Balões de Santos=Dumont tem como foco as primeiras invenções do mineiro, como balões e dirigíveis. Por meio de exposições, oficinas e atividades interativas, a iniciativa aproxima o público da história e mostra como Santos Dumont revolucionou a relação do homem com o céu e com a tecnologia.

Em 2005, o projeto foi ampliado após contatos com a Comissão Interministerial do Centenário do Voo do 14-bis, passando a reproduzir os principais balões criados pelo inventor. A proposta é mostrar os passos decisivos que levaram ao desenvolvimento da aeronáutica, incluindo as conquistas e prêmios que confirmaram a relevância histórica de Santos Dumont.

Os artistas

Carlos Magno de Lima e Silva é artista multimídia, pesquisador e produtor cultural, nascido em Patrocínio do Muriaé. Pós-graduado em arte e tecnologia, é criador do projeto e responsável pela construção de réplicas fiéis dos balões e aviões do inventor, com base nos desenhos originais.

Maurycélia Figueira Campos, psicóloga e produtora cultural, integra o projeto desde o início e é autora das fotografias que compõem a exposição.

O projeto conta ainda com a contribuição de outros artistas e pesquisadores:

  • Wilton Vinícios dos Santos, bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard, é autor das pinturas que integram a mostra. Sua produção transita entre tradição e contemporaneidade, trazendo referências da cultura popular e da memória coletiva
  • Ademir Pão (in memoriam) cronista e articulista em Diamantina, reconhecido como “memória viva” da cidade. Contribuiu com o projeto produzindo, em sua ferraria, as estruturas das quilhas dos dirigíveis nº 4 e nº 14, além dos aviões Demoiselle e 14-bis que compõem a exposição
  • Lauro Ney Batista, pesquisador e divulgador da obra de Santos Dumont, participou das comemorações dos 100 anos do 14-bis, em 2006, com ações culturais e educativas. Desenvolveu iniciativas de valorização da memória aeronáutica e da inovação do inventor mineiro, contribuindo para a preservação do patrimônio histórico e científico brasileiro
  • Leonel Brites, balonista, tem atuação destacada em projetos de difusão e valorização da história do balonismo no Brasil. Participa de festivais, oficinas e atividades educativas que resgatam a memória do balonismo e suas conexões com a obra de Santos Dumont, ajudando a manter viva essa tradição cultural
Exposição Projeto Balões de Santos=Dumont - 25 anos de sucesso

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine