Notícias

Escritor Bernardo da Mata Machado é homenageado pela Assembleia

Historiador e cientista político comentou seu mais recente livro: “Políticas Culturais: Fundamentos”.

06/12/2023 - 17:55

Homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (6/12/23), o escritor, historiador, cientista político, ator e diretor de teatro Bernardo Novais da Mata Machado comentou, durante a reunião realizada pela Comissão de Cultura, seu mais recente livro: “Políticas Culturais: Fundamentos.

A homenagem aconteceu por solicitação da deputada Macaé Evaristo (PT), que também exaltou a necessidade de se fortalecer as políticas culturais em Minas e no Brasil. “É grande a importância desse livro no momento político que estamos vivendo, quando seguimos na luta pela democracia. A gente sabe que, sempre que a democracia está ameaçada, está tensionada, os fazedores de cultura são os primeiros a ser perseguidos”, ressaltou a deputada.

Ao agradecer a homenagem, Bernardo da Mata Machado lembrou que já foi colega de Macaé Evaristo no Governo do Estado, quando ambos exerceram, respectivamente, as funções de secretário de Cultura e secretária de Educação. “Nesse livro há uma correlação entre política cultural e política de educação. São três áreas em que a relação entre cultura e educação são fortes: formação artística, educação patrimonial e incentivo à leitura”, enumerou o autor.

Obra traça cenário abrangente da política cultural

Em “Política cultural: fundamentos”, o autor, depois de enfrentar o desafio de conceituar “cultura”, disserta sobre os direitos humanos e os direitos culturais; sobre criatividade e direito autoral; os direitos culturais na Constituição Federal; os campos de produção da cultura: indústria cultural, campo erudito e cultura popular e sobre arte.

Também são abordados os instrumentos de fomento à cultura, o cotidiano da gestão das políticas públicas de cultura e a transversalidade da política cultural, em suas relações com a educação, a comunicação, o turismo, o meio ambiente e as relações internacionais.

“Esse livro tenta cobrir todos os aspectos da política cultural, para contribuir principalmente com a gestão pública. A mensagem forte do livro é o tema dos direitos culturais, a compreensão de que esses direitos são um componente essencial dos direitos humanos. Outro tema importante é a diversidade cultural" explicou o autor, durante a reunião realizada na Assembleia.

Como parte da homenagem, Bernardo Mata Machado recebeu diploma referente ao voto de congratulações pelo lançamento da obra, que ocorreu em maio passado. Em retribuição, o escritor presenteou um exemplar de seu livro para a deputada Macaé Evaristo e outro para a Biblioteca da Assembleia.

Também participaram da reunião o presidente da Comissão de Cultura, deputado Professor Cleiton (PV), os deputados Mauro Tramonte (Republicanos) e Bosco (Cidadania), e o ex-vereador de Belo Horizonte Arnaldo Godoy (PT).

Tópicos: Cultura
Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine