Notícias

Deputados criticam o governador Romeu Zema

Lançamento de pré-candidatura à Presidência da República pauta discursos de parlamentares na reunião de Plenário desta terça-feira (19).

Imagem

A atuação do governador Romeu Zema pautou os discursos dos deputados na Reunião Ordinária de Plenário realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (19/8/25). Os parlamentares da oposição criticaram o lançamento da pré-candidatura de Zema à Presidência da República, em evento realizado em São Paulo no último sábado (16).

Botão

Para o deputado Cristiano Silveira (PT), o lançamento da pré-candidatura foi um fracasso, uma vez que, segundo ele, apenas dez deputados estaduais mineiros compareceram ao evento em São Paulo. “Zema disse que quer varrer o PT da política. Todos que fizeram esse discurso foram derrotados pelo PT e acabaram varridos da política”, afirmou. 

Ele ainda comentou a declaração do vereador Carlos Bolsonaro, que chamou de “ratos” os governadores de direita que pretendem herdar os votos de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Ninguém quer defender Bolsonaro porque ele é indefensável. Mas eles querem o espólio político de Bolsonaro. É tudo oportunismo do momento”, disse.

A deputada Bella Gonçalves (Psol) considerou “tragicômica” a pré-candidatura de Zema pelo Partido Novo. “Ela nasce morta, enfraquecida não só pela ausência de fundo partidário e tempo de TV, mas também sem apoio político e sem um projeto para o País”, considerou. 

O deputado Leleco Pimentel (PT) também criticou o governador. “Essa pseudo-candidatura à Presidência da República é motivo de vergonha. O Novo não tem tempo de TV. Zema está fadado ao insucesso”, disse.

O deputado Caporezzo (PL) atacou a articulação de governadores de direita que pretendem herdar os votos de Bolsonaro. “Estão como urubus, esperando Bolsonaro cair morto no deserto, para ficar com a multidão que o segue. Estão falando em pré-candidaturas de maneira totalmente precoce”, afirmou.

Ele ainda chamou Zema de “canalha” por ter declarado, em entrevista à CNN, que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) precisa rever sua atuação nos Estados Unidos. “Ele ataca o único homem que consegue denunciar a violação de direitos humanos no Brasil”, lamentou.

Prefeita de Contagem recebe manifestações de apoio

Já o deputado Ricardo Campos (PT) criticou Zema porque o cerimonial do Governo do Estado pediu que a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), não aparecesse ao lado dele durante a cerimônia de inauguração de uma bacia de contenção de enchentes na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte na última segunda-feira (19).

Para o parlamentar, foi uma atitude “pequena, lamentável, descabida, de total desrespeito às mulheres”. Ele lembrou que a obra foi executada com recursos da Prefeitura de Contagem e do acordo de reparação pela tragédia de Brumadinho. “Zema está confundindo o papel de pré-candidato à Presidência da República com o papel de governador”, comentou.

A deputada Bella Gonçalves também abordou o caso e manifestou solidariedade a Marília Campos. Segundo a parlamentar, a prefeita se retirou do evento e não deixou de agradecer o Governo do Estado pela parceria na realização das obras da bacia de contenção. Na sua avaliação, o gesto da prefeita foi de “enorme grandeza” e merece ser reconhecido.

Por sua vez, o deputado Doutor Jean Freire (PT) criticou Zema por, em entrevista à BBC Brasil, ter sugerido que pessoas que dormem na rua devem ser tratadas como carros parados em local proibido, que precisam ser “guinchados”. “Eu desafio o governador a ir às ruas comigo, para ver o nosso povo passando fome e frio”, afirmou.

Reunião Ordinária - Tarde - Análise de proposições

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine