Notícias

Deputados apontam falhas em "aulão" do governo no Mineirão

Comissão de Educação pretendia ouvir secretário Rossieli Soares sobre o assunto, mas ele não compareceu à reunião nesta quarta-feira (26) e foi reconvocado.

Imagem

A ausência do secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia para a qual havia sido convocado, foi criticada pelos parlamentares presentes. Mesmo sem o secretário, a reunião foi realizada, na manhã desta quarta-feira (26/11/25), no Plenarinho II da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Botão

A presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), a deputada Lohanna (PV) e os deputados Professor Cleiton (PV) e Leleco Pimentel (PT) aprovaram requerimentos com pedidos de informações à Secretaria de Educação e renovaram a convocação do secretário para falar dos planos da pasta e também de um "aulão" sobre inteligência artificial (IA) promovido pelo governo estadual no estádio Mineirão.

Por meio de um ofício, Rossieli Soares solicitou que a audiência seja marcada para nova data e justificou sua ausência em função de compromissos previamente agendados em São Paulo.

O requerimento de audiência aprovado pela comissão previa originalmente a apresentação pelo secretário do plano de trabalho da pasta para a educação básica e superior. Entretanto, a comissão também pretendia ouvir Rossieli Soares a respeito do “aulão” sobre inteligência artificial. No evento, promovido pelo Governo de Minas em parceria com a empresa Google for Education, no estádio Mineirão, no dia 19/11/25, foram registrados conflitos entre os estudantes.

Conforme matérias veiculadas na imprensa, uma confusão generalizada tomou conta das cadeiras do Mineirão. Vídeos do momento registraram brigas e agressões, que provocaram ferimentos e desmaios em alunos e professores, socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Participantes relataram a ausência de agentes de segurança em número adequado para um evento daquele porte.

A deputada Beatriz Cerqueira apresentou denúncia ao Ministério Público Estadual, por meio da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, solicitando instauração de procedimento investigatório para apurar a efetiva responsabilidade de todos os agentes envolvidos, sejam eles públicos ou não, na organização do "aulão" de IA.

Áudio

Parlamentares apontam erros na organização do evento sobre IA

Sem a presença do secretário Rossiele da Silva, os deputados que participaram da reunião da Comissão de Educação nesta quarta (26) destacaram erros que consideraram graves na organização do evento. A ausência da Polícia Militar na segurança, que foi realizada por vigilantes privados, foi um dos problemas apontados. Além disso, a incitação à rivalidade entre estudantes torcedores do Atlético e do Cruzeiro pelo apresentador do evento foi criticada.

“Era uma tragédia anunciada”, disse a deputada Lohanna. Ela afirmou ter sido procurada por educadores que disseram ter alertado previamente a secretaria sobre os riscos do evento proposto. A deputada Beatriz Cerqueira completou dizendo que, uma semana antes do “aulão”, foi enviado pela comissão um pedido de informação sobre o planejamento do evento, mas este nunca foi respondido.

“Foi gravíssimo o que aconteceu no Mineirão”, completou o deputado Professor Cleiton. Já o deputado Leleco Pimentel disse que o governador Romeu Zema é o responsável pelo que aconteceu.

O requerimento original de convocação do secretário é de autoria de Beatriz Cerqueira, Professor Cleiton e também dos deputados Luizinho, vice-presidente da comissão, e Betão, ambos do PT.

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia - análise de proposições
Áudio
Escaneie o QR Code com o celular para conferir este audio

Receba as notícias da ALMG

Cadastre-se no Boletim de Notícias para receber, por e-mail, as informações sobre os temas de seu interesse.

Assine